sábado, junho 15, 2024
HomeSegmentoNegóciosRecreio da Juventude completa 110 anos de história

Recreio da Juventude completa 110 anos de história

Data é celebrada nesta quarta, 28 de dezembro

Histórias e feitos não faltam ao Recreio da Juventude. A narrativa se inicia pelo próprio nome da agremiação, escolhido pelo fato de seus integrantes serem jovens; por, na época, somente homens solteiros poderem ocupar cargos de presidência. O verão de 1912 foi de altas temperaturas e muitas novidades: a telefonia chegou em Caxias do Sul e um grupo de 29 jovens assinou a ata de criação da agremiação e elegeram o primeiro presidente, Ferdinando Jaconi. Desde o início, o clube foi recreativo e esportivo, tendo como foco principal o convívio social. Neste 28 de dezembro, o tradicional clube caxiense celebra 110 anos de fundação e de história, uma parte indissociável da identidade da cidade.

Em 29 de maio do ano seguinte, o Recreio da Juventude teve seu primeiro estatuto aprovado. Os objetivos estavam claros: congregar aos sócios um grêmio de fraternidade e união, e proporcionar diversões. O encontro ocorreu no conceituado sobrado de propriedade do doutor José Bragatti, então localizado na Avenida Julio de Castilhos, local alugado para servir de primeira sede do clube branco-esmeraldino.

Mais tarde, a agremiação foi transferida para um prédio da família do funileiro Augusto Hübner, também na Avenida Julio de Castilhos, entre as ruas Borges de Medeiros e Alfredo Chaves. Pouco tempo depois, o clube migrou para outro trecho da avenida, desta vez em frente à Praça Dante Alighieri – na edificação do Café Bilhar, erguida por Sétimo Sartori. Foi ali que funcionou, até o início de 1919, a terceira e última sede por locação do Recreio da Juventude.

Área da sede campestre foi adquirida em 1958, época em que os terrenos ainda integravam a zona rural de Caxias_ Acervo RJ

Inaugurada em 1955, a Sede Social foi cenário de grandes movimentos sociais, como os famosos bailes de debutantes e de carnaval, e os culturais, que motivaram a vinda de renomados nomes nacionais para Caxias do Sul, como os cantores Rita Lee, Ney Matogrosso e Chico Buarque, e a humorista Dercy Gonçalves. As atividades ocorreram também no Ginásio de Esportes da Sede Juventude, como apresentação das bandas RPM, Ultrage a Rigor e Blits. Esse panorama colocou a agremiação na cena cultural do município.

A aquisição, em 1958, do terreno, de propriedade à época de Luiz de Stefani, foi o divisor de águas para o Recreio da Juventude, pois passaria a abrigar a Sede Campestre (hoje, Sede Juventude). O local tornou-se uma verdadeira joia, figurando como um dos melhores e mais equipados espaços recreativos do Estado.

A recém-inaugurada nova sede, na Rua Pinheiro Machado, sendo abastecida de bebidas, no final dos anos 1950 – Studio Geremia_Acervo RJ

Décadas depois, em 2011, a incorporação da Sede Guarany também foi algo inédito na história de associações do Brasil: era a primeira vez que um clube social agregaria um coirmão, servindo de benchmarking para outros em todo o país.

Aos poucos, com a expressiva dedicação dos primeiros associados, a entidade começou a representar a sociedade caxiense em todos os setores, já que boa parte dos membros era de comerciantes e empresários ou que ocupava cargos públicos ou em instituições representativas.

Desde então, um longo caminho de trabalho, empenho e determinação foi percorrido pelas diretorias e filiados. Nos dias de hoje, a centenária entidade social e esportiva conta com quase 20 mil associados e quatro sedes próprias: Juventude, Social, Guarany e a futura Escola. O Recreio da Juventude oferece uma estrutura completa para a prática de atividades recreativas, sociais, esportivas e de lazer, projetado entre os 100 melhores do país.

Sede Social_Acervo RJ

Mulheres no RJ

A presença feminina no clube só ocorreu em 1927, por meio do “Edem Juventudista”, uma agremiação feminina dentro do clube, com diretoria própria e que realizava atividades sociais, culturais e beneficentes. A presidência desse mesmo ano escolheu sua primeira rainha, Alda Muratore.

Presidiram o Edem, sucessivamente: Lea Spada, Vênus de Mello, Omar Cruz, Laudecira Malenverni, Herminia Pauletti, Nayr Röese, Honorina Bertoletti, Celuta Torres, Elsa Gazola, Suzana Lima e Yolanda Germani.

Atualmente, o clube integra famílias em suas atividades. Crianças, jovens, adultos e idosos constroem diariamente o legado do Recreio da Juventude.

Projeto inovador para 2023

Em novembro deste ano, a agremiação anunciou a aquisição de uma área com cerca de 2,1 hectares. No local, além de uma estrutura esportiva e recreativa, será construída uma escola bilíngue de turno integral com pilares fundamentados em esportes, tecnologia, inovação, saúde, bem-estar e artes. A nova sede ficará no bairro São Leopoldo, em frente à Sede Guarany, no espaço da antiga Zeyana.

No Rio Grande do Sul, o Recreio da Juventude é considerado um dos clubes esportivos com as melhores estruturas, com equipamentos a nível olímpico em praticamente todas as modalidades. Nas estruturas da entidade são sediadas competições nacionais e internacionais. Além disso, anualmente, cerca de 15 mil atletas do Brasil e do mundo transitam pela cidade para participar das competições no clube, evidenciando a força e potencial do turismo esportivo.

Informações

Recreio da Juventude – Sede Juventude

Endereço: Rua Atílio Andreazza, 3.525 – Caxias do Sul/RS

Telefone: (54) 3028-3555

Site: www.recreiodajuventude.com.br

Sede Guarany

Avenida Salgado Filho, 2084, bairro São Leopoldo – Caxias do Sul

Sede Social

Rua Pinheiro Machado, 1762, Centro – Caxias do Sul

Sede Escola

Avenida Salgado Filho, 301, bairro São Leopoldo – Caxias do Sul

Divulgação

Lato Sensu Assessoria de Comunicação

Rua Plácido de Castro, 1063, bairro Exposição – Caxias do Sul/RS

(54) 3214-2699 | (54) 9.9998.9014

Franciele Zanon Varela | noticias@latosensucom.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments