sábado, maio 18, 2024
HomeMeio AmbienteRandoncorp inaugura usina fotovoltaica para abastecer atividades industriais

Randoncorp inaugura usina fotovoltaica para abastecer atividades industriais

Estrutura suprirá integralmente a demanda energética do Centro Tecnológico Randon (CTR) e parte da Randon expedição. Projeto integra metas globais da companhia de investimento em energia renovável, que incluem reduzir em 40% a emissão de gases poluentes

Dando continuidade ao plano de investimentos em geração de energias renováveis para abastecer suas unidades industriais, anunciado em junho do ano passado, a Randoncorp inaugurou usina fotovoltaica junto ao Centro Tecnológico Randon (CTR), em Farroupilha (RS), nesta sexta-feira (6). A cerimônia reuniu membros do comitê executivo da companhia e da família Randon, além das equipes dedicadas ao desenvolvimento do projeto. 

A estrutura é composta de cerca de 2,4 mil painéis solares e tem capacidade de gerar 1,3MWp (1,3 megawatt-pico), volume suficiente para suprir a demanda de energia atual e futura do próprio CTR. 

 “A usina fotovoltaica do CTR é a primeira planta brasileira e faz parte de uma série de iniciativas globais da Randoncorp que focam na geração de energia renovável. A estrutura também deve fornecer a carga necessária para o desenvolvimento de projetos voltados à mobilidade elétrica, possibilitando que todos os veículos desenvolvidos e testados no Centro Tecnológico utilizem energia limpa”, destaca o superintendente de Tecnologia Avançada da Randoncorp e executivo responsável pela unidade, César Augusto Ferreira. 

Além disso, 30% da energia gerada pela usina será utilizada na área de Expedição da Randon, localizada no complexo industrial do grupo no bairro Interlagos, em Caxias do Sul (RS). O aporte no projeto sediado em Farroupilha foi de R$ 7,2 milhões. Ao todo, a companhia projeta o investimento de cerca de R$ 100 milhões até 2030 em iniciativas de energia renovável, em alinhamento ao compromisso ESG de reduzir em 40% a emissão de gases de efeito estufa gerados no processo de produção. 

“Concretizamos a primeira usina fotovoltaica brasileira para abastecimento das operações da Randoncorp, um passo fundamental para alcançarmos as metas com as quais nos comprometemos publicamente. As ações visando a sustentabilidade ambiental, social e econômica sempre foram prioridade, com o objetivo de enfrentar os desafios globais e do negócio e de contribuir para a economia e para um mundo melhor”, lembra o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho. 

Outro exemplo de investimentos em energia renovável, já em operação, é a usina fotovoltaica instalada junto à Fras-le Friction Material, na China, responsável pela geração de 20% da energia consumida naquela unidade. O centro logístico da Randon, inaugurado em meados de 2022, também é abastecido com energia fotovoltaica. Esta estrutura, de 9 mil metros quadrados, localizada em Caxias do Sul (RS), recebeu 102 placas solares no telhado da estrutura, com geração média de 7.000kWh/mês.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments