domingo, junho 23, 2024
HomeSegmentoComércioPrimeiro suco integral de uva do país em Tetra Pak® de 1,5 litro...

Primeiro suco integral de uva do país em Tetra Pak® de 1,5 litro completa um ano com 13,8 milhões de caixas vendidas

Sustentável, de fácil reciclagem, preço competitivo e qualidade na produção são características que contribuíram para que a bebida elaborada pela Cooperativa Vinícola Aurora superasse em mais de 100% a previsão de vendas

Mais de 13,8 milhões de unidades vendidas e uma economia para o consumidor que pode chegar a 10%. Motivos não faltam para que a Cooperativa Vinícola Aurora comemore um ano do lançamento do Suco de Uva Aurora Integral em embalagem da Tetra Pak® de 1,5 litro.

Líder nacional na elaboração e comercialização da bebida e única empresa com este formato de embalagem no país, a cooperativa surpreendeu o mercado por oferecer uma série de benefícios em um único produto: é sustentável, de fácil reciclagem, maior durabilidade, preço competitivo e qualidade da bebida 100% uva e integral.

A excelente aceitação dos consumidores do suco de uva nas versões tinta e branca em Tetra Pak® de 1,5 litro permitiu ultrapassar as vendas, entre agosto e dezembro de 2022, em mais de 100% da previsão inicial. Em 2023, foram comercializadas uma unidade a cada 1,9 segundo e para o segundo semestre deste ano a estimativa é que haja um incremento de 15% em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Projetávamos que o Suco de Uva Aurora Integral em embalagem da Tetra Pak® de 1,5 litro contribuiria para um aumento nas vendas da categoria e, para nossa surpresa, ultrapassou a expectativa da cooperativa”, comemora Rodrigo Arpini Valerio, gerente Geral de Marketing e Vendas da Aurora.

A competitividade de preço para o consumidor final foi um fator importante para os bons resultados. Devido a jornada produtiva da bebida, que envolve desde a nova embalagem à tecnologia aplicada no processamento e envase, o produto é ofertado por um valor menor em comparação à garrafa de vidro de 1,5 litro.

O modelo de envase asséptico da Tetra Pak®, que evita que o produto tenha contato com o ambiente externo e a proliferação de microrganismos, foi outro fator relevante. De acordo com o enólogo NauroMorbini, responsável técnico pela elaboração dos sucos Aurora, a combinação entre o tratamento térmico, o envase asséptico e as seis camadas de proteção das caixinhas resultam em um produto sem nenhum tipo de bactéria ou esporo.

“Antes de ser aberto ele pode ser mantido fora da geladeira por até um ano depois de envasado, mesmo sem o uso de conservantes. Essa tecnologia também favorece para que a bebida chegue com qualidade às populações mais distantes do nosso centro de produção, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha”, afirma Morbini.

Sucesso de vendas está ligado a benefícios para o consumidor como ser sustentável, de fácil reciclagem e preço competitivo.
Créditos:Anderson Pagani

Cada 1,5 litro de Aurora Suco Integral é elaborado exclusivamente com 2 quilos de uva, sem adição de água, de açúcar, de corantes e de espessantes. Também não é preparado com suco concentrado e nem leva suco de maçã em seu processo. O suco Aurora é 100% uva.

Manejo responsável da matéria-prima      
O Suco de Uva Aurora Integral em embalagem da Tetra Pak® de 1,5 litro possui mais de 70% de conteúdo renovável, sendo desenvolvida com parte do plástico proveniente da cana-de-açúcar e com papel de florestas certificadas quanto ao manejo responsável da matéria-prima. O produto é envasado na unidade sustentável da cooperativa no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS).

Por ser focado numa economia circular de baixo carbono, o produto diminui em até cinco vezes a emissão de C0² e reduz o uso da água para limpeza e esterilização em 50%, quando comparado com outros tipos de envase. Além disso, a caixinha asséptica tem uma representatividade muito pequena no peso total de cada unidade (apenas 3,5% no peso bruto) e uma melhor composição de carga na hora do transporte, proporcionando uma eficiência logística de 30% quando comparado com o vidro

“O Suco de Uva Aurora Integral em embalagem cartonada é feito com recursos renováveis, tem uma logística eficiente, tem qualidade protegida, tem melhor exposição na prateleira e é fácil de dobrar e descartar”, avalia o gerente Geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora.

Além do suco de uva em embalagem da Tetra Pak® de 1,5 litro e 200ml, a Aurora disponibiliza a bebida em garrafas de vidro de 1,5 litro, 1 litro, 500ml e 300ml. A cooperativa também foi pioneira no Brasil na versão gaseificada do suco de uva – que tem todos os atributos do suco integral, mas levemente gaseificado – e é comercializado em garrafa de vidro de 275ml e em lata de 269ml.

Cerca de 95% dos 1,1 mil produtores cooperados da Vinícola Aurora cultivam e colhem manualmente as uvas Bordô, Isabel, Courderc, Concord, BRS e Seibel utilizadas para a elaboração dos sucos de uva da empresa.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments