domingo, junho 23, 2024
HomeSegmentoComércioPrimeiro shopping de Caxias do Sul, Prataviera comemora 30 anos com atrações...

Primeiro shopping de Caxias do Sul, Prataviera comemora 30 anos com atrações musicais e ações promocionais nas lojas

O centro comercial possui cinco andares abertos ao público, entre lojas, serviços e escritórios

Conhecido como o primeiro shopping de Caxias do Sul, o Prataviera Shopping comemora 30 anos no próximo dia 29 de julho. Para celebrar as três décadas, o empreendimento está preparando diversas atrações para o sábado de aniversário. Além da decoração do espaço, haverá apresentações musicais com artistas locais e ações promocionais nas lojas do centro comercial. Além do lançamento da revista que registra um pouco da história da empresa, para este ano também está a entrega da Praça de Alimentação, que está passando por uma grande revitalização, a qual representa um presente do shopping para a população.


A marca que leva o sobrenome de um dos seus fundadores, surgiu na cidade muito antes de abrir como shopping. Nos anos 40, o espírito empreendedor fez com que os amigos João Prataviera, Francisco Alberti, Raymundo Alberti e José Mocelin abrissem uma casa de tecidos e aviamentos, na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Visconde de Pelotas. Com o sucesso do empreendimento e a ampliação dos negócios, em 1953, eles adquirem o terreno na Júlio de Castilhos, onde construíram o moderno edifício de nove pavimentos, local que se estabeleceu a Casa Prataviera. Com visão de negócio e comodidade aos seus clientes com o objetivo de prestarem serviços dentro da operação, os empreendedores implementaram a conveniência de um café e o “som ambiente” de uma vitrola no interior da loja.

Créditos: Daniel Hendler (atuais) e Acervo Pessoal do Prataviera Shopping (antigas)


Anos mais tarde, em 1970, já como a Casa Prataviera e com a criação de uma galeria que interligava duas importantes ruas do centro da cidade – a Júlio de Castilhos e a Sinimbu, deram seguimento ao projeto de expansão. No início dos anos 90, começaram os estudos para transformar a loja em shopping. Com mais de 100 mil clientes cadastrados, com um sistema de crédito próprio e uma equipe interna de quase 400 colaboradores, no final de 1992, a aguçada percepção mercadológica da direção da empresa estimulou o surgimento do novo negócio, o que hoje vem a ser o Prataviera Shopping.


Filho de João Prataviera e atualmente como presidente do Conselho Administrativo, Ruy Estevão Prataviera sempre esteve ligado ao empreendimento que iniciou com o pai e mais três sócios. Ele, inclusive, foi o responsável pelo discurso de inauguração do shopping no dia 29 de julho de 1993. “Como era o primeiro shopping e tinha a segunda escada rolante da cidade, foi uma inovação e as pessoas estavam curiosas para ver. Era impressionante o movimento, ainda mais nos primeiros dias. Vale destacar que nós fizemos toda a modificação sem fechar a loja. Só fechamos um dia antes da inauguração para os ajustes finais”, recorda.

João Prataviera Neto (à esquerda), gerente do Prataviera Shopping, e Octávio Dozza, diretor do empreendimento Créditos: Daniel Hendler


Aos 87 anos e com uma memória invejável, Ruy afirma com muito orgulho que atualmente seu filho, João Prataviera Neto, está à frente do empreendimento como gerente geral. “É até difícil de expressar tamanha satisfação que tenho ao ver que o alicerce foi muito bem feito. A empresa sempre foi baseada a muito cuidado, respeito e, acima de tudo, a muito controle. Esse princípio vem desde a base e está se mantendo, o que é fundamental para a sobrevivência e o futuro da empresa. De uma forma ou outra, o Prataviera criou um nome na comunidade. Eu me lembro de um período que existia em Caxias dois pontos de encontros: a Estação Rodoviária e o ‘se encontramos lá no Prataviera!’. Não é uma vaidade, é uma realidade”, pontua Ruy, emocionado.


Atualmente, o empreendimento, com mais de 16 mil metros quadrados, possui cinco andares abertos ao público, divididos entre lojas, serviços e escritórios. A frequência diária de público é de aproximadamente 10 mil pessoas.

SERVIÇO
O quê: comemoração dos 30 anos do Prataviera Shopping
Quando: dia 29 de julho (sábado), das 9h às 20h

APRESENTAÇÕES MUSICAIS NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
– Das 11h30min às 13h30min: Ricco Sirtoli e Richard Mross
– Das 17h30min às 19h30min: Jean Macedo Duo

FOTOS (EM ANEXO)

Créditos: Daniel Hendler (atuais) e Acervo Pessoal do Prataviera Shopping (antigas)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments