Pelo segundo ano consecutivo, a PALFINGER, líder mundial na fabricação de guindastes articulados, registrou um expressivo crescimento no competitivo mercado de movimentação de cargas e pessoas. Trata-se da maior receita líquida de sua história, atingindo R$ 750 Milhões, alta de 164% na comparação com 2020. Em 2022, a empresa registrou uma elevação de receita de 62% em relação a 2021, período que já havia sido considerado excelente pelos dirigentes. Os resultados são referentes a região América Latina, e apontam a solidez e o equilíbrio da empresa, reforçando uma importante retomada no contexto pós-pandêmico.
Para Ismael Daneluz, Vice-Presidente de Vendas e Serviços LATAM e NAM, os excelentes resultados da Palfinger têm relação direta com as diversas estratégias adotadas em 2022. Foi investido na qualificação dos colaboradores de forma contínua, tanto é que a Palfinger ficou novamente entre as melhores empresas para se trabalhar a nível nacional, segundo o instituto Great Place to Work (GPTW). Outra estratégia constante é a proximidade junto aos seus clientes, parceiros de Vendas e Serviços e fornecedores. Em 2022, a Palfinger reuniu mais de 300 pessoas de 15 países realizando três grandes eventos: Sales & Service Conference LATAM 2022, Customer Day e Supplier Day, no Rio de Janeiro.
Ismael Daneluz, que recentemente foi nomeado pelo grupo Palfinger para assumir adicionalmente a função de Vice-Presidente de Vendas e Serviços para América do Norte (NAM), vê muitas oportunidades e sinergias entre as duas regiões;
“O trabalho na América Latina sempre foi desafiador. Seja por aspectos políticos ou econômicos, sempre superamos barreiras e conseguimos garantir o crescimento da empresa. Certamente vamos utilizar parte dessa experiência para desenvolver planos estratégicos de vendas e promover o crescimento dos negócios e a satisfação do cliente também da América do Norte” – afirma Daneluz
Pacote de investimentos recorde para a América Latina está em fase final de implementação:
Em 2020, a Palfinger aprovou o maior pacote de investimentos da história para a América Latina, com aplicação de benfeitorias previstas para serem executadas entre 2021 e 2024.
De acordo com Edison Peters, Vice-Presidente de Operações LATAM, esse aporte foi fundamental para que a empresa conseguisse aumentar sua produtividade, melhorar processos e ter uma capacidade de resposta melhor. “Os investimentos também nos ajudaram a seguir em nossa busca constante de aprimoramento na qualidade de nossos produtos. A maior parte das benfeitorias já se encontra em operação, ou em processo final de instalação” – comenta.
A busca por uma maior capilaridade e a diversificação tanto dos nichos de mercado quanto das regiões de atuação da empresa contribuíram para a superação das metas. “O esforço conjunto com nossa rede de fornecedores e prestadores de serviço foi fundamental, além de um trabalho muito forte de previsão de demanda, planejamento e controle dos estoques”, acrescenta Edison Peters.
O crescimento dos negócios também refletiu em um aumento no quadro de colaboradores, levando a Palfinger a empregar, atualmente, 868 pessoas nas suas plantas no Brasil e Argentina.
Agilidade em serviços e pós-vendas fez a empresa superar as metas de faturamento:
O trabalho desenvolvido ao longo do último ano trouxe excelentes resultados para a área de serviços. “Em 2022, nós superamos as metas de faturamento de peças de reposição e serviços, com um aumento de 30% em relação ao ano anterior na planta de Caxias do Sul. Enquanto isso, na planta da Hidro-Grubert na Argentina, o crescimento foi ainda mais expressivo, de 88%. Outro ponto positivo foi a nossa performance na entrega das peças de reposição”, comemora Thiago Fernandes, Gerente de Serviços LATAM.
De acordo com Thiago Fernandes, Gerente de Serviços LATAM, o foco na venda de retrofits e acessórios foi uma das ações executadas em 2022 que contribuíram significativamente para o crescimento da empresa. “Desenvolvemos opções mais competitivas para nossos clientes e dedicamos muitos esforços no planejamento de programação e estoque das peças de reposição. Na contramão do que ocorreu no mercado, conseguimos manter a disponibilidade de nossos produtos em um ótimo nível”, explica.
. |
Palfinger reuniu mais de 300 pessoas de 15 países realizando três grandes eventos: Sales & Service Conference LATAM 2022, Customer Day e Supplier Day, no Rio de Janeiro – Crédito: Palfinger/Divulgação. |
Valorização dos funcionários, clientes e fornecedores foram determinantes para a expansão:
A Palfinger tem desenvolvido programas de valorização dos colaboradores e vem aprimorando constantemente suas práticas de gestão de pessoas. Também, desde 2019, é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar pelo instituto Great Place to Work (GPTW) na serra gaúcha e, pelo segundo ano consecutivo, também recebeu o reconhecimento do GPTW a nível nacional.
Além disso, a Palfinger tem um forte olhar para a sociedade e incentiva os colaboradores a participarem de ações sociais ao mesmo tempo em que implanta programas importantes de atualização e valorização dentro da empresa. “Para respeitar as diferenças e mudar a forma como olhamos para os outros e para o mundo, lançamos um programa de inclusão e diversidade, que valoriza cada um, com sua individualidade, para seguirmos juntos na mesma direção: o crescimento”, comenta Tatiane Luccas Chilo, Gerente de Recursos Humanos – Operações LATAM.
Em continuidade das ações de destaque, a Palfinger tem diversas iniciativas de aprimoramento e qualificação como, por exemplo, o Programa de Formação de Líderes, Coordenadores e Gerentes, com foco em empoderamento, gestão de equipe, feedback e gestão de clima; Programa de Mentoria; Trilha de Carreira – Caminhos Palfinger.
No ano passado a empresa lançou uma plataforma de treinamentos online para operadores, tendo excelente aceitação. “É algo inovador no mercado brasileiro. Oferecemos treinamento online, totalmente gratuito, para o público. Obtivemos mais de 3.500 inscrições e já estamos programando o lançamento para o público latino-americano. Além disso, pretendemos aumentar o portfólio de cursos oferecidos”, antecipa Fernandes.
Empresa vislumbra sinais positivos e a continuidade do crescimento em 2023
Para Silvio Gateli, Diretor Comercial e de Linhas de Produto, em 2023 a empresa vislumbra sinais otimistas no mercado e se prepara para o futuro com um planejamento estratégico de longo prazo. “Já estamos olhando para 2030, porque temos dois pilares estratégicos que nos norteiam: Go for Solutions e Go Digital. O primeiro e mais importante é oferecer a solução completa ao cliente, isso vai além de oferecer apenas um implemento rodoviário. O segundo pilar é a digitalização de processos em todas as áreas, a fim de otimizar o tempo e criar espaço para atividades mais importantes. Também buscamos o lançamento contínuo de produtos que ofereçam soluções cada vez mais inteligentes, além dos tradicionais guindastes articulados”, enfatiza Gateli.
A continuidade dos projetos focados nos clientes reforça a preocupação da empresa com o pós-venda. “Trabalhamos focados na digitalização para, em 2023, expandir ainda mais nossa plataforma de treinamentos online, além de desenvolver ferramentas e webinars técnicos para qualificar a nossa rede de assistência técnica”, antecipou Thiago Fernandes.
O planejamento estratégico robusto e de longo prazo construído e executado pela Palfinger nos últimos anos permite que os gestores se antecipem a movimentos de instabilidade econômica e vislumbrem um cenário que propicia a continuidade da expansão. “Entendemos que 2023 será um ano de consolidação do que alcançamos até o ano passado, estabilização dos novos processos e preparação para o crescimento que projetamos para os próximos anos. Buscamos também alternativas de crescimento fora da região, de forma a atenuar o impacto dos ciclos econômicos característicos da América Latina”, comenta Edison Peters.
Para Ismael Daneluz, o bom momento no segmento é visto com otimismo e deve se manter. “Existem importantes projetos de infraestrutura planejados na região, a participação do Brasil e da Argentina no agronegócio global deverá aumentar e o segmento energético ainda tem muito potencial para se desenvolver. Nossa estratégia é buscar um crescimento sustentável nos segmentos em que atuamos, e para isso seguiremos avaliando novas oportunidades de crescimento e expansão”, finaliza.
Nossa estratégia é buscar um crescimento sustentável e para isso seguiremos avaliando novas oportunidades de crescimento e expansão em novas linhas de produtos”, finaliza.