sexta-feira, abril 18, 2025
HomeSegmentoNegóciosOlhar externo: como os shoppers contribuem para um varejo mais competitivo alinhado...

Olhar externo: como os shoppers contribuem para um varejo mais competitivo alinhado ao interesse do consumidor

Olhar externo: como os shoppers contribuem para um varejo mais competitivo alinhado ao interesse do consumidor

Especialista do Mission Brasil destaca como a atuação destes profissionais ajuda marcas e varejistas identificarem melhorias à jornada de compras

Com a concorrência cada vez mais acirrada, o varejo se vê numa encruzilhada na busca pela fidelidade do cliente. A experiência de compra, que representa uma combinação de  diversos fatores como preço, estoque e atendimento, tornou-se fator determinante para o público, impactando diretamente na rentabilidade dos estabelecimentos. Um estudo da Opinion Box revela que 81% dos consumidores estão dispostos a gastar mais em empresas que proporcionam uma boa experiência de compra, reforçando a importância do investimento neste setor. 

Com isso, o conceito de shopper tem ganhado destaque como uma solução estratégica focada em otimizar o desempenho das lojas e marcas ao promover a satisfação do público. Definidos como pessoas contratadas para uma atuação sob demanda, os shoppers são responsáveis por realizar missões estratégicas para o varejo, como auditorias de mercado, verificação de precificação, pesquisas de satisfação do cliente, organização de estoques e gôndolas e até mesmo realizam compras em lojas físicas de pedidos que foram feitos de forma online. A partir destas funções, os profissionais fornecem dados que  permitem que varejistas ajustem processos e melhorem a gestão dos pontos de venda. 

Segundo Thales Zanussi, fundador e CEO do Mission Brasil, maior plataforma de serviços recompensados do país, os shoppers serão responsáveis por colocar à prova os serviços e produtos de uma marca, identificando meios de aparar arestas, intensificar sua percepção perante o consumidor e também facilitar a experiência de compra. “Basicamente, os contratados são responsáveis por testar a jornada de compra de ponta a ponta com o objetivo de gerar insights sobre a percepção de marca e concorrência, e também fornecer serviços essenciais para o varejo que facilitam o dia a dia do lojista”, explica. 

Ainda de acordo com o especialista, que lidera uma marca que registra mais de 800 mil usuários cadastrados e 700 mil missões efetuadas em mais de 5 mil municípios brasileiros, a adoção do serviço de shoppers proporciona benefícios diretos para o varejo. A partir da atuação e da base de informações coletadas pelos profissionais, o contratante pode identificar tendências de consumo, corrigir falhas operacionais, aprimorar o atendimento e ainda realizar tarefas do dia a dia de forma mais rápida e eficiente.

“Para se ter uma ideia do impacto, em 2024 foram realizadas 18.703 missões de shoppers na nossa plataforma do Mission Brasil, atendendo a chamados como reposição e organização de gôndolas, manutenção de estoque e compras para pedidos feitos online”, ressalta Zanussi. Segundo ele, o dado representa um aumento de 289% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. 

“Estamos falando de um mercado atual em que a experiência de compra se tornou essencial para atrair e reter clientes, logo um serviço completo, ágil e de qualidade fazem toda a diferença na hora de garantir a fidelidade do consumidor. Ou seja, o shopper proporciona um olhar externo sobre a operação e promove atividades essenciais para o varejo, ajudando a assegurar que o que está sendo oferecido está alinhado ao que o público espera e deseja”, adiciona. 

Dentre os exemplos das melhorias práticas apoiadas no serviço, Zanussi destaca a atenção ao posicionamento acessível dos produtos ao público-alvo, a melhora do atendimento, a redução do efeito de ruptura do estoque, além da identificação de tendências do consumidor e também a agilidade para realização e recebimento de pedidos feitos por aplicativos. “A análise exercida pelos shoppers ajuda marcas a ajustarem suas estratégias com agilidade, garantindo um diferencial competitivo em um setor que exige cada vez mais personalização e eficiência”, conclui o CEO da Mission Brasil. 

Sobre a Mission BrasilA Mission Brasil é a maior plataforma de serviços recompensados do Brasil. Com o propósito de distribuir renda de forma democrática e sustentável para seus usuários, a startup conecta empresas à pessoas dispostas a realizar serviços de qualidade, com escalabilidade ilimitada, capilaridade nacional e sob demanda. Fundada em 2016, o Mission Brasil possui mais de 800 mil usuários cadastrados, está presente em mais de 5 mil municípios brasileiros e já tem mais de 700 mil missões concluídas. Saiba mais em: https://www.missionbrasil.com.br/  

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments