domingo, junho 23, 2024
HomeSegmentoEventoO 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado em...

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado em Foz do Iguaçu (PR), em abril.

O evento tem como entidades realizadoras o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), do Paraná, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves, de Santa Catarina, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Rio Grande do Sul. A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Abertas as inscrições para o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Inscrições para o Lote 1 podem ser feitas até dia 16 de janeiro. Evento será realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 18 a 20 de abril

Já estão abertas as inscrições para o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que vai ocorrer de 18 a 20 de abril, em Foz do Iguaçu (PR). As inscrições com valor especial do Lote 1 podem ser feitas até o dia 16 de janeiro, no site do evento (biogasebiometano.com.br).

Nesta quinta edição, o fórum volta a Foz do Iguaçu (PR), onde teve, em 2018, a sua primeira edição sul brasileira. Nos anos seguintes, o fórum teve edições realizadas em Chapecó (SC), em 2019, edição online em 2021 e em Caxias do Sul (RS), em abril de 2022.

O propósito do evento é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país. A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.

O fórum tem como entidades realizadoras o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Planta de Biogás da Granja São Pedro – Colombari, em São Miguel do Iguaçu (PR) | Foto: Marcos Labanca

Estrutura e Espaço de Negócios

A quinta edição do fórum vai ocorrer no Golden Park Internacional Foz & Convenções, na área central de Foz do Iguaçu. O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Souza Marques, destaca os ambientes que serão oferecidos aos participantes, entre eles o “Espaço de Negócios”, que será ampliado nesta edição. Esse espaço é destinado aos expositores apresentarem suas marcas, produtos, serviços e resultados de projetos. Acontece entre as plenárias e permite a troca de ideias, além de oportunizar negócios e parcerias. “O Espaço de Negócios permite a conexão entre empresas interessadas em estabelecer parcerias, assim como as empresas que estão decidindo entrar no mercado do biogás e biometano têm um bom espaço para negócios”, salienta.

Mais informações sobre o Espaço de Negócios podem ser acessadas no site do evento, em https://biogasebiometano.com.br/espaco-de-negocios/

Programação

A professora e pesquisadora, Suelen Paesi, da Universidade de Caxias do Sul, comenta que a programação do fórum de 2023 tem inovações e foco na aproximação das diferentes iniciativas da cadeia do biogás e biometano no Sul do Brasil. “Teremos um ambiente onde todos os participantes poderão debater grandes temas, além de outros espaços para discussões destinados a temáticas específicas”, destaca.

A programação terá como eixos principais painéis sobre: Mercado de biogás e biometano; Operação de plantas; Descarbonização; Análise do ciclo de vida; Interiorização do gás; Financiamento de projetos de biogás; Renovabio; Biogás e Hidrogênio.

Também estão programados Workshop GEF Biogás Brasil; Workshop dos Extensionistas Rurais do Sul do Brasil; e o Encontro da Rede Mulheres do Biogás.

Antes mesmo do fórum acontecer em Foz do Iguaçu, a programação prevê três webinares preparatórios, no formato aberto, online e gratuito.

Conheça mais informações da programação do 5º Fórum em https://biogasebiometano.com.br/programacao/

Visitas Técnicas

A região Oeste do Paraná tem uma diversidade de plantas de biogás e biometano. Para o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano foram organizados quatro roteiros para as visitas técnicas. São unidades instaladas em cinco municípios da região: em Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e em Toledo.

Roteiro 1: Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ouro Verde (Foz do Iguaçu/PR) e Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional (Foz do Iguaçu/PR).

Roteiro 2: Planta de biogás da Unidade Frigorífica da Frimesa (Medianeira/PR) e Planta de Biogás da Granja São Pedro – Colombari (São Miguel do Iguaçu/PR).

Roteiro 3: Central de Bioenergia (Toledo/PR) e EnerDinBo (Ouro Verde do Oeste/PR).

Roteiro 4: Usina de Biogás ME-LE – Biokohler (Toledo/PR) e Central de Bioenergia (Toledo/PR).

Saiba mais sobre as Visitas Técnicas no site: https://biogasebiometano.com.br/visitas-tecnicas/

Prêmio Melhores do Biogás

Sucesso na última edição, o prêmio Melhores do Biogás Brasil volta para o 5º Fórum. O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz, explica que a iniciativa vai premiar profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaque no setor do Brasil em 2022 e que estejam em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O prêmio destaca as seguintes categorias: Profissional destaque; Organização destaque; Plantas/unidades geradoras de biogás destaque.

Até o dia 7 de fevereiro podem ser indicados nomes ao Prêmio. Essa primeira etapa consiste na indicação de potenciais concorrentes.

O regulamento e a lista para sugestão dos indicados podem ser acessados no site do 5º Fórum, disponível em https://biogasebiometano.com.br/premio-melhores-do-biogas/

Mais informações sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:

biogasebiometano.com.br

facebook.com/BiogaseBiometano

instagram.com/biogasebiometano

linkedin.com/company/biogasebiometano

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments