terça-feira, fevereiro 27, 2024
HomeSegmentoIndústriaNIONE lança nova perspectiva para tratamentos de superfícies metálicas com uso de...

NIONE lança nova perspectiva para tratamentos de superfícies metálicas com uso de nióbio nanométrico

Solução desenvolvida para a empresa Klintex viabiliza um novo produto, com alta performance e sustentabilidade ambiental

Chega ao mercado uma nova solução NIONE, unidade de nanotecnologia da Randoncorp. Trata-se de um aditivo nanoestruturado com óxido de nióbio para tratamentos de superfície metálica e pré-tratamentos de pintura, que aumenta em até 70% a resistência à corrosão destes produtos.

O aditivo é fruto de um longo desenvolvimento conjunto entre NIONE e Klintex Insumos Industriais, empresa especializada no tratamento de superfícies metálicas com mais de 30 anos de experiência neste mercado. A tecnologia está em fase final de rigorosos testes de durabilidade para os mais diferentes tipos de substrato, como aço, ferro fundido e alumínio, com aprovação nas mais severas condições de uso.

A parceria entre as empresas foi lançada em outubro de 2023 no Workshop de Corrosão da Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície (ABTS), em Caxias do Sul (RS). Na ocasião, a Klintex apresentou ao mercado um novo conversor de superfície viabilizado com o uso do aditivo NIONE. O lançamento do produto está previsto para acontecer ainda neste ano. 

O ‘Nanotex NBK 70’, nome dado à solução tecnológica Klintex a base de nióbio nanométrico NIONE, representa um novo marco para pré-tratamentos de pintura e promete uma transformação para empresas que utilizam soluções tradicionais – como o fosfato tricatiônico – ao aliar alto desempenho com sustentabilidade ambiental. Na prática, o novo conversor de superfície da Klintex permite a redução da quantidade de banhos, redução do consumo de energia elétrica (produto é aplicado à temperatura ambiente) e a completa eliminação de metais como zinco, níquel e, em algumas aplicações específicas, o cromo.

Como líder de mercado em produtos derivados de nanotecnologia para pré-tratamento de superfícies metálicas na região sul do Brasil e atuando nos mais diversos segmentos industriais, a Klintex leva aos seus clientes soluções robustas e de alta performance, agindo diretamente nos substratos e evitando a corrosão em sua origem. “Tendo a inovação e o uso de nanotecnologia como parte da nossa cultura, acreditamos que a parceira com a NIONE e a viabilização do uso do nanonióbio possa contribuir ainda mais para melhoria de performance de nossos produtos e sustentabilidade ambiental em toda a cadeia de fornecimento, um dos propósitos da nossa empresa”, afirma Jorge Luiz Chini, sócio-administrador da Klintex.

Para o diretor-superintendente de Tecnologia Avançada da Randoncorp e executivo responsável pela NIONE, César Augusto Ferreira, a parceria reforça os conceitos de inovação disruptiva, sustentabilidade e customização que pautam as estratégias do grupo. “O novo produto, além de melhorar a performance anticorrosiva, é uma solução perfeita para empresas alinhadas aos princípios ESG e que querem impactar positivamente o meio ambiente”, destaca Ferreira.

A NIONE é a primeira empresa no mundo a desenvolver um método para obtenção de nanopartículas de nióbio em larga escala, viabilizando sua utilização pela indústria. Por meio de um processo de fabricação com patente global requerida, a empresa localizada em Içara (SC), conta com uma equipe multidisciplinar e altamente capacitada de pesquisadores, engenheiros e técnicos que apoiam na criação de soluções nanométricas customizadas para seus clientes. Este é o segundo produto lançado pela empresa, que já havia desenvolvido um aditivo nanoestruturado com nióbio para incremento de resistência à corrosão em tintas, viabilizando a utilização de tinta base d’água para componentes automotivos de alta performance.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments