sábado, maio 18, 2024
HomeSegmentoNegóciosMercur tem até 75% de matérias-primas naturais nas borrachas de apagar

Mercur tem até 75% de matérias-primas naturais nas borrachas de apagar

Linha Record, uma das mais tradicionais da empresa gaúcha, é a mais renovável do mercado brasileiro

Você já se perguntou de que são feitas as borrachas de apagar? A Mercur, indústria das áreas da educação e saúde, preocupa-se com isso ao desenvolver produtos e soluções mais sustentáveis. As borrachas naturais de apagar da empresa chegam a ter uma composição com até 75% de materiais renováveis, contribuindo para a redução de impactos negativos ao meio ambiente. A Record, uma das mais tradicionais e acessíveis, é a linha de borrachas naturais escolares mais renovável do mercado brasileiro. Até 2027, a empresa gaúcha pretende aumentar em 70% o uso de fontes renováveis ou de reuso em suas operações.

Inseridas neste cuidado com as gerações futuras, as borrachas de apagar compõem a linha de materiais escolares há quase nove décadas na empresa. Em 2023, a Mercur apresentou a primeira borracha termoplástica com 65% de matérias-primas naturais – TR Technik e TR Biomas – que tem uma composição 30% mais leve, diminuindo assim, a geração de gases do efeito estufa emitidos no transporte do produto. No total, são 53 modelos que representam cerca de 67% de todos os itens fabricados e comercializados dentro do segmento Educação. Destes, 94% são de fabricação nacional e 6% dos modelos são importados.

A trajetória da Mercur é marcada pela busca de diferentes formas de cuidar, regenerar e preservar o planeta. A cada produto desenvolvido segue a premissa de responsabilidade socioambiental, a fim de reduzir, ou substituir a quantidade de insumos não renováveis utilizados em sua operação. “Para o desenvolvimento de cada produto buscamos identificar os impactos dos materiais na cadeia produtiva, aperfeiçoar os processos e potencializar os efeitos positivos”, afirma Airton Miguel Heck, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur.

Nos últimos anos, pesquisas inovadoras permitiram avanços e a utilização da dolomita, mineral encontrado em rochas sedimentares e usado em diversas áreas da indústria, foi substituída por outros componentes renováveis, como a fécula de mandioca. O recurso vegetal traz qualidade, maciez ao toque, melhor apagabilidade e menor resíduo para o manuseio do dia a dia.

Borracha Natural da Amazônia integra processo da Mercur

A Mercur traz no seu DNA a necessidade de trabalhar com matérias-primas renováveis para o cuidado e a regeneração do meio ambiente. Para isso, desde 2010, a empresa mantém o Projeto Borracha Nativa. Em parceria com o Instituto Origens do Brasil, apoia as comunidades extrativistas em quatro territórios no Pará: Reserva Extrativista Rio Xingu, Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, Reserva Extrativista Rio Iriri e Terra Indígena Xipaya. Neste tempo de projeto, muito além de uma parceria comercial, a empresa tem desenvolvido com essas comunidades uma relação permeada por trocas e aprendizagens. Também tem zelado pela sustentabilidade na ponta da cadeia de produção.

Outra ação importante é o Programa Biomas do Brasil, desenvolvido com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre os biomas brasileiros e incentivar a preservação do meio ambiente. O programa disponibiliza jogos, brincadeiras, dicas de leitura, entre outros, em um hotsite e pode ser acessado através do QR Code impresso nas borrachas compostas por 18 ilustrações diferentes de animais que vivem nos seis biomas brasileiros.

Para conhecer mais sobre a Mercur e seus produtos na área de educação acesse o site www.mercur.com.br.  

Sobre a Mercur  

A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que completa 100 anos em 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate Governance). Possui aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e aumentar a agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments