domingo, junho 23, 2024
HomeMeio AmbienteMAGNANI lança novo braço de negócios e prepara duas novas estações de...

MAGNANI lança novo braço de negócios e prepara duas novas estações de recarga no RS

ENERGY SERVICE nasce para dar vazão ao crescimento do nicho de carregadores de veículos elétricos no RS

O crescimento das vendas de carros elétricos estimula a expansão de infraestrutura para recarga desses modelos de veículos sem emissão de poluentes. Com expansão média anual de 50% nesse nicho de mercado, a caxiense Magnani Luz e Energia anuncia uma novidade: a criação da ENERGY SERVICE.

O novo braço de negócios do grupo, com mais de 50 anos de história, busca fazer frente ao seu protagonismo no setor e dar vazão a um cenário que se apresenta promissor, a eletrificação dos veículos no país.

Até 2040, a frota elétrica deverá superar a casa dos 35 milhões de veículos no país, representando 14% da demanda, aponta a Strategy&, consultoria estratégica da PwC Brasil.

“Com o novo braço ENERGYSERVICE, ofereceremos solução completa de acordo com a necessidade de potência, velocidade de recarga e segurança. Desenvolvemos projetos, comercialização de  equipamentos e serviços técnicos especializados na infraestrutura de recarga em shoppings, estacionamentos, espaços públicos, rodovias, condomínios, residências, comércio e indústria”, pontua Carlos Magnani, diretor de eficiência energética da Magnani Luz e Energia.

A novidade está alinhada com o pioneirismo da Magnani neste segmento, já que a empresa capitaneia a 1ª Rota Elétrica do Rio Grande do Sul, com a instalação de estações de recarga em pontos estratégicos. Com isso, o veículo elétrico deixa de ser apenas urbano para circular em rotas turísticas e de desenvolvimento gaúchas. 

Sustentabilidade, pensamento coletivo e parcerias, como a firmada com a Sicredi, viabilizam o projeto, que já conta com estações de recarga em endereços nobres na Serra Gaúcha e Litoral Norte.

São elas: junto ao estacionamento da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul; ao Café Tainhas, parada tradicional de quem se dirige ao Litoral Norte pela Rota do Sol; à Casa Fagundes, no distrito de Vila Cristina, em Caxias do Sul; ao Cantinho do Pescador, em Torres; e no centro comercial do Vale dos Vinhedos, um dos principais roteiros turísticos do país. Outras duas estações de recarga serão acionadas em breve em pontos de amplo tráfego de motoristas no Rio Grande do Sul. Os contratos ainda estão sendo firmados, portanto, mantidos em sigilo.  

As operações da Magnani em Caxias e em Torres também disponibilizam pontos de carregamento veicular.

Nesse primeiro momento, não há cobrança para a recarga elétrica do carro. A intenção da Magnani, que municia tecnicamente os pontos com tecnologia da marca WEG, e da Sicredi é instalar 16 estações de recarga no Rio Grande do Sul.

Construção civil

A infraestrutura vai além das estradas para ganhar evidência na construção civil, nicho que a ENERGY SERVICE também está preparada para atender com força:

“Nos destacamos ainda por oferecer instalações de recarga de veículos elétricos em condomínios, com soluções completas, tarifação, controle de demanda, instalações customizadas, tanto em novos projetos quanto na adaptação de antigos prédios. A mobilidade elétrica é um setor que veio para ficar e a natureza agradece”, destaca Carlos Magnani.

O executivo lembra que “estamos vivendo a era da transição energética com a busca da descarbonização do planeta, com um transporte não poluente e sustentável,  que vai ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).”

O diretor geral da Magnani, Paulo Magnani, complementa que a instalação de um sistema de recarga elétrica em um condomínio ou empresa “requer um olhar técnico, para evitar riscos como a queda do disjuntor e a falta de energia elétrica”.

Números em alta velocidade


O mercado de veículos elétricos está cada vez mais veloz, a despeito dos preços ainda altos desses modelos. Em 2022, foram emplacados no país 49.245 carros elétricos, acelerada de 41% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

No momento, no Brasil, já estão disponíveis 128 modelos elétricos de 47 montadoras. No mundo, em 2022, 10% da frota de automóveis vendidos foram elétricos. Uma lei europeia proíbe a venda de carros a combustão/gasolina e diesel a partir de 2035, acelerando esse mercado.

E, neste cenário da mobilidade elétrica, ter estações de recarga é indispensável para atender à demanda e gerar segurança nos motoristas.

Na Serra (leia-se municípios como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha e Gramado), foram 52 veículos elétricos emplacados em janeiro e fevereiro de 2023, contra 37 no mesmo período de 2022.

Magnani Luz e Energia

Caxias do Sul: Avenida Rubem Bento Alves, 4.549, Perimetral Norte, bairro Santa Catarina

Torres: Avenida Barão do Rio Branco, 876, Centro

Acesse www.magnani.com.br

Telefone: (54) 4009-5255

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments