sábado, junho 15, 2024
HomeCulturaLocais para conhecer a história de Caxias do Sul e da imigração...

Locais para conhecer a história de Caxias do Sul e da imigração italiana no Parque de Eventos da Festa da Uva

Ambientes carregados de história e ricos em detalhes sobre Caxias do Sul garantem uma viagem no tempo aos visitantes

Além das já conhecidas atrações gastronômicas, artísticas e culturais, o Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva também possibilita que os visitantes conheçam melhor a história do município e da imigração italiana. Tudo isso graças às Réplicas de Caxias do Sul, ao Museu do Comércio, ao Museu da Água e ao Memorial Atelier Zambelli. Saiba mais sobre cada um deles!

  • Réplicas de Caxias do Sul 

As famosas Réplicas de Caxias do Sul são uma das primeiras atrações encontradas no Parque de Eventos. Inauguradas na Festa da Uva 1978, elas reproduzem duas quadras da rua Grande (avenida Júlio de Castilhos e rua Dr. Montaury) em 1885. Dezessete casas de madeira integram o local, entre elas o campanário, o coreto e a Capela, em alusão à antiga Igreja Santa Teresa. Há, ainda, estabelecimentos que garantem farta gastronomia ao público que visita à Festa. 

Crédito: Maiara Bachi

  • Museu do Comércio 

Presente na Casa 9 das Réplicas e inaugurado em 2000, o Museu do Comércio reproduz um armazém de secos e molhados de Caxias do Sul no final do Século XIX. Assim, os turistas têm contato com peças que lembram a linha do tempo do comércio local. 

O espaço conta com acervo de objetos, móveis, ferraria, chapéus e alimentos, em uma reprodução completa de um estabelecimento comercial da época em que os imigrantes estavam chegando ao município. O espaço funciona durante o período da Festa de segunda a sexta, das 14h às 19h; aos sábados, das 10h às 19h; e aos domingos, das 11h às 19h.

Crédito: Maiara Bachi

  • Museu da Água 

Iniciativa do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), o Museu da Água foi inaugurado na Festa da Uva 2000 e funciona na Casa 10. No espaço, os visitantes podem fazer um tour pelo caminho que a água percorre até chegar à sua casa. Tudo isso sem sair do lugar, com o apoio de um óculos de realidade virtual. 

Além disso, o museu possui uma exposição de equipamentos antigos que contam a história do saneamento do município, bem como uma linha do tempo sobre os 58 anos da autarquia. O espaço está aberto para visitação de segunda a sexta, das 14h às 20h; aos sábados, das 10h às 20h; e aos domingos, das 11h às 19h. 

Crédito: Maiara Bachi

  • Memorial Atelier Zambelli

Carregado de história e detalhes marcantes, o Monumento Jesus Cristo Terceiro Milênio, concebido pelo artista plástico caxiense Bruno Segalla, engrandece o Parque de Eventos da Festa da Uva. Em sua base, está o Memorial Atelier Zambelli, que valoriza as contribuições artísticas da família Zambelli, conhecida por ter exercido suas atividades em Caxias do Sul. 

No local, estão expostos moldes de imagens sacras, esculturas e ornamentos para igrejas, capelas e residências, que foram desenvolvidos por alguns dos membros da família. Hoje, o espaço é palco para contemplações, estudos e reflexões de um importante momento da história local. O Museu é aberto ao público e recebe visitas todos os dias, durante a Festa da Uva, das 13h às 21h.

Crédito: Maiara Bachi

Festa da Uva 2024 segue até 3 de março

Ao longo da 34ª Festa Nacional da Uva, que encerra no próximo domingo, 3 de março, a visita a todos os espaços é gratuita. O visitante paga apenas o ingresso de acesso ao Parque: R$ 20. Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site Minha Entrada.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments