domingo, junho 23, 2024
HomeCulturaLeilão de arte abrirá com a mostra Glocal, que integra a pinacoteca...


Leilão de arte abrirá com a mostra Glocal, que integra a pinacoteca dos colecionadores caxienses José Antônio e Hieldis Martins

Entre as obras do acervo do casal para apreciação figuram os artistas Britto Velho, Fernando Baril, Iberê Camargo, Maria Lídia Magliani, Maria Tomaselli, Regina Silveira e Sergio Lopes

Um acervo de artigos raros de arte estará disponível para visitação dos apaixonados e colecionadores, na quarta-feira, 15, a partir das 18h30min, no Espaço Gourmet da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. O marchand Nicholas Bublitz em parceria com a ConfrArtes (Confraria das Artes de Caxias do Sul), presidida por Jaqueline Concer Martins, promove um leilão de pinturas, gravuras, porcelanas, cristais, pratarias, esculturas, além de seus famosos tapetes orientais. A exposição contará com 120 itens que estarão à disposição para lances e arrematação, sob a mediação do leiloeiro público Norton Fernandes.

Os lances também poderão ser efetuados por meio do link https://www.artebid.com.br/catalogo.asp?Num=33632, e, no dia do evento será realizado o encerramento, com transmissão ao vivo pelo Instagram @bublitzgaleria. Caxias do Sul é o primeiro município gaúcho a receber essa modalidade de leilão.

Na oportunidade, os colecionadores caxienses José Antônio e Hieldis Martins emprestarão a mostra “Glocal”. A curadoria é do Doutor em História, Teoria e Crítica de Artes pela UFRGS, Jacks Ricardo Selistre, que discorre, assim, o conceito: “Glocal é um neologismo formado da aglutinação entre o global e o local. Serão apresentados sete artistas que desenvolvem e problematizam a pintura por meio de diferentes perspectivas, orbitando entre vertentes acadêmicas e modernas. Apesar de todas as obras serem pinturas, é possível perceber distintas abordagens, pois cada artista possui uma relação singular com essa linguagem. Desse modo, há diversos graus de distorção das imagens e das formas, assim como diversas estratégias empregadas na concepção dos trabalhos, alternando-se em peças cujas cores são impactantes ou sutis e naquelas que possuem camadas de tinta mais espessas ou mais finas. Diante de todas as diferenças visuais, contextuais e conceituais esses artistas possuem um interesse em comum: representar o mundo e as ideias por meio da pintura”, destaca.

Selistre elegeu do acervo do casal Martins para esta mostra nomes da importância de Britto Velho, Fernando Baril, Iberê Camargo, Maria Lídia Magliani, Maria Tomaselli, Regina Silveira e Sergio Lopes.

Após o vernissage, a mostra Glocal será deslocada para a sala da presidência da CIC para visitação. O evento para apreciadores de cultura oportunizará, além da referida exposição, conhecer os mecanismos lúdicos de um leilão de arte.

PROGRAME-SE

Quando: 15 de março, quarta-feira, a partir das 18h30min

Onde: CIC Caxias do Sul – Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, bairro Jardim America

Leilão de Artes – Nicholas Bublitz & ConfrArtes

Artigos para leilão: 120 (pinturas, gravuras, porcelanas, cristais, pratarias, esculturas e tapetes orientais)

Leiloeiro: Norton Fernandes

Lances: no dia do evento e por meio do link https://www.artebid.com.br/catalogo.asp?Num=33632

Mostra Glocal – Pinacoteca de José Antônio e Hieldis Martins

Apreciação de peças dos artistas de Britto Velho, Fernando Baril, Iberê Camargo, Maria Lídia Magliani, Maria Tomaselli, Regina Silveira e Sergio Lopes

Curador: Jacks Ricardo Selistre

Visitação: após o evento, a mostra será deslocada à sala da presidência da CIC

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments