quarta-feira, julho 24, 2024
HomeCulturaLançado o 20º ENTRAI - Encontro das Tradições Italianas

Lançado o 20º ENTRAI – Encontro das Tradições Italianas

Filó reuniu a comunidade e marcou o início da divulgação da festa

Um tradicional Filó marcou o lançamento do 20º Encontro das Tradições Italianas – ENTRAI, na última quarta-feira (5),no Salão Paroquial Santa Cruz de Nova Milano, em Farroupilha (RS). A comunidade teve a oportunidade de se encontrar e celebrar as tradições italianas ao redor de uma farta mesa de comidas típicas e a animação da Banda Municipal Cinquentenário de Farroupilha e dos grupos folclóricos italianos Nanni e Nei Tempi Del Filó.

A soberana e princesas de Farroupilha, Laura Verona Bet, Milena Broilo e Ana Paula Casa, respectivamente, estavam emocionadas em representar pelo segundo ano consecutivo o ENTRAI, visto que em função da pandemia a festa que seria realizada em 2021 aconteceu somente no ano passado. O trabalho de divulgação do trio iniciou ainda nesta semana participando da reunião da Amesne, quando tiveram a oportunidade de fazer o convite para os prefeitos dos municípios da região. A secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Juventude, Luciana Zanfeliz, destacou a importância do ENTRAI, concebido pelo seu pai, Clóvis Zanfeliz, quando era prefeito de Farroupilha e pela secretária de educação da época, Marlene Feltrin, mãe do atual prefeito. “Nesta 20ª edição queremos que a comunidade celebre, resgate e preserve a nossa tradição italiana e que os jovens conheçam e valorizem a história, ressaltando a diversidade de imigrantes que atualmente compõem a cidade”. O prefeito, Fabiano Feltrin, disse que Farroupilha é um local diferenciado por vivenciar intensamente a cultura dos antepassados e que “o ENTRAI representa a perpetuação dessa história, lembrando que mais de 60% da população é de fora e igualmente importante quanto os que nasceram em Farroupilha, pois estão ajudando construir a nossa história”.  

Novidades do ENTRAI

O 20º Encontro das Tradições Italianas – ENTRAIserá realizadonos dias 12, 13, 14 e 19, 20, 21 de maio, na Praça de Nova Milano, berço da Imigração Italiana, no Rio Grande do Sul.  

Dentre as novidades desta edição, a organização programou durante a realização dos Jogos Coloniais o Torneio de Quatrilho, em homenagem ao radialista Ricardo Ló, falecido tragicamente no ano passado, o qual tinha forte ligação com o esporte amador e com a cultura italiana. O público vai encontrar no ENTRAI os produtos de agroindústrias locais como salame, queijo, geleias, biscoito e vinho. Nos dois domingos da festa será servido no salão paroquial o típico almoço colonial e a igreja de Nova Milano, construída em estilo gótico, estará aberta para visitação guiada.

A edição comemorativa terá uma extensa programação cultural com peças de teatro, grupos folclóricos, apresentações de escolas, corais, orquestras e artistas reconhecidos no Estado como Grupo Yangos, Grupo de Dança Os Gaudérios, Banda Barbarella, Guri de Uruguaiana, The Beatles Acordeon, Grupo Partigiani, Tenor Dirceu Pastori, Grupo Ragazzi Dei Monti, Musicale Kremony, Banda Brilha Som, Vocal Allegro, entre outros. Um ponto alto do ENTRAI será o Encontro de Carros Antigos do Classic Car Club de Farroupilha.

Realização: Prefeitura Municipal de Farroupilha.

Gestão/organização e produção cultural: AM9 Produções Gestão de Eventos.

Patrocínio: Vinícola Casa Perini e Jota Pe Vinhos, Biamar, Grupo Sazi, Bigfer, Oderich, Tecnova, Multinova, Felico Móveis, Giro Transportes

Apoio: Sicredi, Sebrae, Fachinni Extintores, Di Capri Hotel e Car Club de Farroupilha

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments