sábado, junho 15, 2024
HomeEducaçãoInstituto Elisabetha Randon realiza mostra de robótica

Instituto Elisabetha Randon realiza mostra de robótica

Atividade do programa Florescer faz parte do Projeto Programando o Futuro, beneficiado com destinação de ICMS

O Instituto Elisabetha Randon promoveu nesta semana a 3ª Mostra de Robótica do Programa Florescer, atividade que faz parte do Projeto Programando o Futuro. A iniciativa é financiada através do Programa Pró-Social do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O evento marcou o encerramento das atividades do projeto iniciado em abril de 2023, quando a Randoncorp direcionou, por meio do programa estadual, R$ 235 mil de seu ICMS para custear as atividades da proposta ao longo de 12 meses. Durante esse período, 340 crianças e adolescentes, com idades de 6 a 15 anos, em situação vulnerabilidade social que utilizam os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos propostos pelo programa Florescer em Caxias do Sul participaram do projeto.

O Programando o Futuro utiliza método de aprendizagem focado na pesquisa, descoberta e construção de robôs. Para isso, são usados kits de montagem com peças variadas, como motores, engrenagens, rodas, eixos e circuitos eletrônicos. Imersos em conceitos matemáticos e de informática, os grupos potencializam o raciocínio lógico e a investigação científica.

“O mundo do trabalho do futuro vai passar pelo conhecimento digital. Quem não tiver isso na cabeça, estará fora do mercado. Darmos a oportunidade para os jovens conhecerem a robótica é o modo de irmos formando o mindset do profissional do futuro, que é o modelo mental voltado para o mundo digital”, explicou a coordenadora de responsabilidade social do Instituto Elisabetha Randon, Jeanine Pacholski.

Também participaram do evento, realizado na sede da Conexo, no bairro Interlagos, representantes de organizações como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), Secretaria Municipal da Educação, Fundação de Assistência Social (FAS), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da empresa JOST Brasil.

O IER e o Pró-Social são parceiros desde 2008, ano em que o Instituto se tornou entidade-âncora do programa Rede Parceria Social. A Randoncorp é uma das 21 Companhias que mais aportam recursos, via ICMS, para o desenvolvimento de projetos sociais no RS.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments