O Conselho do Prêmio Exportação RS reconheceu no último dia 15 de agosto, na Casa NTX, em Porto Alegre, 68 empresas que se destacaram no cenário exportador em 2023. As agraciadas integram o relevante grupo de mais de 3,2 mil operações que, no ano passado, injetaram R$ 20 bi na economia do Estado e fizeram do Rio Grande do Sul o segundo maior polo de exportação do Brasil, atrás apenas de São Paulo.
Entre as marcas reconhecidas na 52ª edição do Prêmio Exportação RS, esteve a Mantova Indústria de Tubos Plásticos. A planta mexicana, inaugurada em 2022, deu o pontapé inicial ao processo de internacionalização da companhia, fundada há 31 anos em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.
“Premiações como esta representam um significativo reconhecimento do nosso compromisso com a excelência e a inovação. O prêmio valida os esforços contínuos que colocamos em prática para oferecer produtos e serviços de excelente qualidade. Além disso, é testemunho do trabalho árduo e da dedicação de toda a nossa equipe, tanto no Brasil quanto no México”, afirma Samuel Dambros, diretor administrativo-financeiro.
O gestor destaca que, em dois anos de história, a Mantova México superou diversos desafios, adaptando-se com maestria ao mercado local. Nesse sentido, otimizou a sua cadeia de suprimentos e implementou tecnologias avançadas de produção.
Linhas fabris inovadoras e mais: o protagonismo da Mantova México
A internacionalização da Mantova iniciou a partir de uma análise estratégica de mercado, seguida pela inauguração da fábrica no México. A unidade abriu as portas no segundo semestre de 2022, e fica em Santiago de Querétaro, capital do Estado de Querétaro de Arteaga, a pouco mais de 200 quilômetros da Cidade do México. Desde então, a companhia tem atendido a diversos mercados internos, com destaque para os setores automotivo, de automação industrial e de robótica, onde as soluções desenvolvidas pela empresa têm aplicação direta e alta demanda.
“Na Mantova México, também implementamos tecnologias avançadas de produção, como linhas de extrusão de última geração para fabricação de tubos em poliuretano e poliamida, atendendo aos rigorosos padrões de qualidade exigidos pelos clientes. Além disso, adotamos diversas práticas sustentáveis, incluindo iniciativas para a redução da emissão de gases poluentes, alinhadas com os princípios ambientais, sociais e de governança, próprios da Agenda ESG”, finaliza Samuel.
O reconhecimento no 52º Prêmio Exportação RS
A categoria Destaque Branding Internacional do Prêmio Exportação RS homenageia as empresas que se destacam na implementação de estratégias de internacionalização de marca. As ações podem envolver a internacionalização de operações como parte de um objetivo de crescimento internacional.
Em síntese, trata-se do reconhecimento do crescimento da presença global da organização, que também pode estar contextualizado na criação de subsidiárias de produção ou de distribuição de lojas próprias, de licenciamento de marcas e patentes no Exterior. Em 2024, perante a maior tragédia climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul, a premiação ganhou um significado ainda mais especial, já que as marcas reconhecidas tornaram-se verdadeiros exemplos de esforço e persistência mesmo diante de cenários adversos.
Sobre a Mantova: excelência em tubos plásticos técnicos
Fundada em 1993 no município de Caxias do Sul, um dos maiores polos metalmecânicos do país, a Mantova consolidou-se como líder na fabricação de tubos plásticos técnicos na América Latina. Ao longo de mais de três décadas de atuação, a empresa é reconhecida por oferecer soluções inovadoras para a condução de fluidos.
Certificada nas normas ISO 9001 e IATF 16949 e em processo de certificação na ISO 14001, a companhia também se destaca pelo seu laboratório interno, onde realiza análises mecânicas, físicas e químicas, assegurando a conformidade com rigorosos requisitos normativos e especificações técnicas. É desta estrutura de ponta que um amplo portfólio de tubos plásticos e mangueiras ganha o mercado global, atendendo à linha branca, área de automação e setores agrícola, automotivo e médico-hospitalar.