quinta-feira, maio 23, 2024
HomeEmpreendedorismoGuia Descorchados destaca espumantes da Vinícola Aurora com Denominação de Origem

Guia Descorchados destaca espumantes da Vinícola Aurora com Denominação de Origem

Principal publicação sul-americana pontou em 92 e 91 os rótulos Gioia Sur Lie Nature D.O. Altos de Pinto Bandeira e Aurora Extra Brut D.O. Altos Pinto Bandeira, respectivamente. Aurora Procedências Brut Rosé e Moscatel Rosé obtiveram 90 pontos e tiveram destaque pela qualidade

Dois dos exemplares da excelência na elaboração de espumantes pela região Altos de Pinto Bandeira acabam de ser reconhecidos com mais de 90 pontos pelo Descorchados. O principal guia de vinhos da América do Sul destacou com 92 pontos o Gioia Sur Lie Nature e com 91 o Aurora Pinto Bandeira Extra Brut, ambos rótulos da recém conquistada Denominação de Origem. O primeiro produto Sur Lie da cooperativa ainda foi classificado entre os 10 melhores espumantes pela publicação. É o quinto ano consecutivo em que a publicação confere 90 pontos ou mais para rótulos da Aurora.



A edição 2023 também distinguiu com excelentes pontuações os espumantes Aurora Procedências Brut Rosé e o Aurora Moscatel Rosé, ambos com 90 pontos. Além da menção do Gioia no Top Ten Espumantes, o guia capitaneado pelo jornalista e crítico chileno Patrício Tapia, reconheceu os quatro produtos entre os melhores das suas categorias (leia relação completa abaixo).

Espumantes com Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira receberam mais de 90 pontos do principal guia de vinhos da América do Sul
Crédito
Eduardo Benini/Vinícola Aurora / Divulgação



O Guia Descorchados 2023 comemora 25 anos reunindo os principais vinhos e produtores da América Latina. O evento de lançamento da publicação no Brasil será nesta terça-feira (11), no Villaggio JK, em São Paulo (SP). Para o guia deste ano foram mais de quatro mil vinhos degustados, de mais de 230 vinícolas argentinas, 223 chilenas, 35 uruguaias e 35 brasileiras. O evento de apresentação é anual e ocorre no Brasil desde 2012.       

Flavio Zilio, enólogo-chefe da Vinícola Aurora, diz que o reconhecimento aos espumantes com Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira é a valorização de um terroir que está entre os melhores do mundo para a produção da bebida. Zilio explica que as características do clima subtropical, com estações bem definidas, da altitude, que chega a 800 metros acima do nível do mar e as diversas particularidades do solo, como a alta capacidade de drenagem devido a formação por rochas de origem vulcânica estão entre os fatores fundamentais para a qualidade dos produtos. O enólogo também destaca a intervenção humana como um ponto decisivo para atingir o patamar de espumantes com Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira.

“Desde o clima propício, a mineralidade típica do solo da região, somada aos cuidados em todos os ciclos da videira, incluindo o tempo ideal para a colheita e o processo de elaboração do vinho base e da tomada de espuma. São diversos fatores que levam a região que está localizada acima de 500 metros de altitude a elaborar espumantes num patamar que é reconhecido pelo Descorchados com mais de 90 pontos”, lista o enólogo.        
O profissional acrescenta que as pontuações do Moscatel Rosé e do Procedências Brut Rosé comprovam o ganho de qualidade dos espumantes nas últimas décadas, somada ao custo-benefício, já que são produtos que chegam ao mercado brasileiro na faixa de R$ 40 a R$ 60.       

“A vivacidade, a acidez e a cor atraente dos dois produtos são muito valorizadas pelo consumidor e também pelos degustadores em publicações mais técnicas. Para nós é motivo de orgulho podermos fazer parte da evolução destes produtos”, resume Zilio.   

Conheça os rótulos da Aurora com mais de 90 pontos no Guia Descorchados

Espumantes com Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira receberam mais de 90 pontos do principal guia de vinhos da América do Sul Crédito (1): Eduardo Benini/Vinícola Aurora

92 pontos     
– Espumante Gioia Sur Lie Nature D.O. Altos de Pinto Bandeira (Melhores espumantes Nature, melhores Pinto Bandeira e Top Ten espumantes)

Espumante Aurora Procedências Brut Rosé também, foi destacado entre os melhores da Serra Gaúcha e como o melhor Superpreço
Crédito: Zéto Telöken

91 pontos     
– Espumante Aurora Extra Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira (Melhores Extra Brut, Melhores Pinto Bandeira) 

Moscatel Rosé foi classificado com 90 pontos e entre melhores espumantes Moscato
Crédito: Eduardo Benini

90 pontos     
– Espumante Aurora Procedências Brut Rosé (Melhores Serra Gaúcha e Melhor Superpreço Espumantes)       

– Espumante Aurora Moscatel Rosé (Melhores espumantes Moscato, melhores Serra Gaúcha 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments