quinta-feira, setembro 19, 2024
HomeSegmentoEventoFórum da Mulher Empreendedora inspira lideranças femininas

Fórum da Mulher Empreendedora inspira lideranças femininas

Encontro da Federação Varejista do RS, promovido pela CDL Mulher RS, reuniu 270 participantes em Gramado

Responsáveis por comandar, no Rio Grande do Sul, 700 mil empresas, as mulheres empreendedoras são uma força cada vez mais representativa na economia gaúcha e, também, nacional – onde respondem por 34% dos negócios brasileiros, maior contingente histórico e com pleno potencial de expansão. Incentivando esse movimento, o 2º Fórum da Mulher Empreendedora da Federação Varejista do RS, promovido pela CDL Mulher RS, reuniu cerca de 270 participantes no Recreio Gramadense, em Gramado, para uma jornada de palestras conduzidas pela trilha da excelência. A programação ocorreu ao longo do dia 10 de setembro.
 

No palco, as palestrantes Alice Salazar, Daniele Lazzarotto e Maria Cândida compartilharam suas trajetórias e experiências, e as painelistas Natiele Krassmann, Veronicah Sella, Paola Parmigiani e Gabriela Michaelsen debateram sobre vivências comuns à boa parte das mulheres em posição de liderança (veja mais abaixo).

“Em uma sociedade cada vez mais polarizada, nunca o olhar feminino foi tão necessário nos negócios, na iniciativa privada, nas entidades representativas, nos poderes públicos. É dever de nossa sociedade não só incentivar o empreendedorismo feminino, mas oportunizar e incentivar a presença das mulheres em todas as esferas”, disse o presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner.
 

Isso porque, na opinião da diretora da CDL Mulher RS, Débora Balbinotti Lunardi, a liderança feminina é única. “Nós, mulheres, lideramos com uma combinação de responsabilidade e sensibilidade que, quando bem equilibradas, têm o poder de transformar não só os negócios, mas também as pessoas ao nosso redor”, disse. Do total das 700 mil mulheres à frente de negócios no RS, 49% delas são chefes de família, equilibrando a responsabilidade de ser a provedora e, ao mesmo tempo, organizar a vida familiar. “É uma sensibilidade que nos permite ver além dos números, entender as necessidades das pessoas e criar ambientes de trabalho mais inclusivos e acolhedores. Essa é a verdadeira essência de uma liderança que respeita a diversidade e promove o crescimento coletivo”, destacou.
 

Outro ponto importante da programação foi a entrega dos certificados da Formação ‘Mulheres Empreendedoras’ da CDL Academy para cerca de 60 alunas. Receberam a certificação aquelas que participaram de um circuito de capacitação, crescimento pessoal e profissional, com aulas online e gratuitas, oferecidas pela Federação Varejista do RS, por meio da CDL Mulher RS, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul.

O 2º Fórum da Mulher Empreendedora da Federação Varejista do RS teve o patrocínio de Unimed Federação RS, Central de Seguros, Avatim, além do apoio institucional de Avança Mulher Empreendedora e CDL Gramado.

Alice Salazar: especialização, pioneirismo e reinvenção constante

Pioneira no Brasil no segmento de beleza e negócios na internet, detentora de uma marca de maquiagem com sua própria identidade e nome, Alice Salazar possui uma rede de franquias com mais de 40 lojas em todo o Brasil – trajetória construída por ela e compartilhada na palestra de abertura do 2º Fórum da Mulher Empreendedora da Federação Varejista do RS. “Acredito que cada uma pode alcançar conquistas excepcionais através de histórias inspiradoras compartilhadas. Dividir conhecimento sempre é bom”, disse. Alice contou como transformou seu trabalho de maquiadora em um nicho de negócios que começou com canais explicativos na Internet, quando esse tipo de atividade ainda era inusual, caminhou para o desenvolvimento de uma marca própria de cosméticos e chegou à rede de lojas e franquias de lojas multimarcas. “Encontre um assunto sobre o qual você saiba muito, e depois vá falar sobre isso. Invista, especialize-se e reinvente-se de forma constante”, ensinou. Outra dica da empreendedora é calibrar o olhar para as situações do dia a dia. “Enxergue o problema com olhos de solução, aí estão as oportunidades”, destacou.

Daniele Lazzarotto: negócios pós inteligência artificial

A palestra da especialista Daniele Lazzarotto provocou nas mulheres empreendedoras uma reflexão sobre a participação da inteligência artificial nos negócios. Formada em publicidade e pós-graduada em Branding pela PUCRS, com mais de 15 anos de experiência como estrategista em grandes agências de propaganda e sócia-fundadora da Cordão, conduziu uma verdadeira aula sobre a evolução tecnológica e seus impactos no dia a dia das pessoas e, principalmente, das empresas. “O Chat GPT, por exemplo, existe há menos de dois anos e já é considerado por 99% dos profissionais de marketing como uma revolução. A inteligência artificial vai gerar disrupções múltiplas nos negócios, e um bom caminho a seguir é parar de resistir e aprender com as mudanças, porque o futuro já chegou”, disse.

As ferramentas da I.A. podem ser aliadas para agregar eficiência operacional às empresas, favorecer a personalização e a produção de conteúdo. É importante conhecer, experimentar e aprender sobre elas. “Em um mundo tão caótico, busque informações para ter clareza. Clareza é poder”, destacou.

Painel: mulheres que inspiram

Palco de inovação, networking e fomento ao empreendedorismo, o Encontro da Mulher Empreendedora trouxe um valioso momento de troca de experiências com o Painel ‘Mulheres que inspiram’. Conduzido pela diretora da CDL Mulher RS, Débora Balbinotti Lunardi, o debate reuniu Natiele Krassmann e Veronicah Sella, da Criamigos; Paola Parmigiani, da Juro de Dedinho e Gabriela Michaelsen, da Hard Rock Café Gramado.

Na conversa, uma relevante sequência de vivências expôs pontos que convergem na trajetória da maior parte das empreendedoras e na construção do sucesso dos negócios. “Inovar é um diferencial, mas a inovação não é, necessariamente, atrelada à tecnologia ou a inventar algo que não existe. Inovar pode acontecer quando você descobre formas de surpreender e encantar o cliente”, disseram as fundadoras da Criamigos, oficina de ursos de pelúcia customizados com dezenas de lojas pelo país.

Nesse movimento, a atenção aos detalhes é fundamental. “Vale, também, vender experiências, isso agrega valor aos negócios”, complementou Gabriela Michaelsen, da Hard Rock Café Gramado.

Outro ponto importante em comum apontado pelas empreendedoras é o desafio de não centralizar. “Precisamos entender a formação e a contratação de equipe como investimento, e não como custo, delegando em vez de querer abraçar o mundo, além de aprender a dizer não quando necessário, de modo que possamos focar em agradar aqueles que precisamos”, contou Paola Parmigiani, da Juro de Dedinho, indústria de doces saudáveis.

O painel versou, também, por temas como a importância de conferir lugar de fala a empreendedoras femininas, para que sirvam de exemplo e modelo a outras na construção de suas trajetórias, e de buscar o equilíbrio entre os múltiplos papeis que a mulher exerce. “Que bom é estarmos, em um encontro como esse, sendo e servindo de inspiração para juntas sermos mais fortes. Que este encontro seja um marco na nossa caminhada por um futuro mais justo, inclusivo e próspero para todas as mulheres”, disse Débora.

Reinvenção profissional: a história de Maria Cândida

Jornalista, criadora de conteúdo, apresentadora e ativista da maturidade, Maria Cândida contou sua trajetória de 20 anos como comunicadora – e as metamorfoses pelas quais passaram sua vida e carreira. “Em determinado ponto, me perdi ao tentar fazer tantas coisas, me percebi fora do eixo. Tive um momento de esgotamento, uma crise de pânico que me fez parar e ir atrás da minha verdade, recuperar o sentido e o propósito de tudo”, contou.

Desse momento de disruptura, narrou como reinventou sua carreira e descobriu-se uma influenciadora, gerando conteúdos que são compartilhados nas redes sociais para cerca de 1 milhão de seguidores, sendo mais de 70% mulheres maduras, na faixa entre 35 e 55 anos – onde tem a realização de colocar em prática conceitos. “A vida fez com que eu me reinventasse e nesse processo consegui me transformar. Cada vez que conto essa jornada, que compartilho essa história, me emociono porque acredito que todo mundo consegue mudar tudo o tempo todo. Vamos nos encontrar e também fazer isso?” convidou a palestrante.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments