sábado, junho 22, 2024
HomeVarejoFederação Varejista do RS lidera movimento solidário nacionalem prol do Estado

Federação Varejista do RS lidera movimento solidário nacionalem prol do Estado

Iniciativas têm mobilizado toda cadeia associativista do comércio e seus parceiros para auxiliar a quem precisa e, então, estruturar a recuperação econômica

A tragédia pela qual o Rio Grande do Sul vem passando é de proporções gigantes – que só perdem para a grandeza das correntes de solidariedade que têm sido fundamentais para ajudar a amenizar o sofrimento das vítimas das enchentes no Estado. Transformando a sensibilização social em ações efetivas, a Federação Varejista do RS está protagonizando um movimento macro em prol dos gaúchos.
 

Engajando a cadeia associativista de Câmaras de Dirigentes Lojistas de todo o país, a entidade está trabalhando em uma campanha de arrecadação de recursos para ajudar na recuperação do Estado: a iniciativa Reergue RS.
 

A exemplo de muitas ações solidárias, a Federação Varejista do RS também criou uma conta para receber doações via PIX – mas com um diferencial: a campanha tem a força nacional do setor do comércio, expressa pelo movimento associativista a que pertencem as CDLs ligadas à entidade. “Apresentamos a situação do Rio Grande do Sul em uma reunião da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e, em seguida, a campanha para arrecadação de doações. Temos, hoje, lideranças setoriais de todo o país engajados em colaborar com a causa”, explica Pioner.
 

O objetivo é buscar recursos junto ao Sistema CNDL, órgãos de fomento, entre outros, para colocar em prática um plano de ação organizado em três momentos. “A primeira etapa dessa ação é o cuidado com a vida, com resgates e assistência às pessoas. Feito isso, é hora de devolver a estrutura às famílias, com limpeza e reconstrução de suas casas e entorno. Depois, vamos trabalhar para reerguer a economia”, explica o presidente Ivonei Pioner.


 

Uma das mais relevantes forças motrizes do desenvolvimento, responsável pela geração de empregos e renda, o setor sofre impactos diversos em decorrência do desastre climático. “Há CDLs de diversas localidades que foram destruídas. Há empreendimentos que foram arrasados pelas enchentes. Há comércios que, sem ajuda imediata, não terão condições de reabrir suas portas, com impacto negativo muito grande sobre a economia e, claro, sociedade”, destaca. “Depois que todas as vidas tiverem sido salvas, é imprescindível tratar das questões de estrutura para que voltemos a ter uma economia sadia no Rio Grande do Sul”, diz o presidente.

Para participar da campanha, as doações podem ser encaminhadas via pix, pela chave doacao@federacaovarejista.com.br.

Representatividade

Outro reflexo da representatividade da Federação Varejista foi a inclusão da entidade no Comitê Gestor de Recursos advindos das doações via PIX recebidas pelo Governo do Estado. Mais uma conquista é a participação da entidade na iniciativa Movimento pelo RS, campanha organizada por pessoas e instituições que buscam arrecadar fundos para ajudar nas principais frentes de necessidade das vítimas das enchentes no RS (alimentação, limpeza e reconstrução). A iniciativa tem o apoio da Stock Car Pro Series, em âmbito nacional. As doações, e o acompanhamento dos valores recebidos, podem ser feitos pelo site movimentopelors.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments