Economia na fatura alcança até R$ 100 mil ao mês
Uma empresa da Serra Gaúcha conquistou o mérito de reduzir, em média, 70% a fatura de energia elétrica, alcançando até R$ 100 mil de economia ao mês. O resultado excepcional foi obtido pela Coopermaçã, companhia de Bom Jesus que opera com produção, armazenamento e comercialização de até 12 mil toneladas da fruta ao ano.
Para atingir tal feito, a empresa ampliou a parceria estratégica junto à Mercatto Energia, de Farroupilha, tornando-se autoprodutora com usina própria de energia solar, numa segunda fase de projeto após ter ingressado no Mercado Livre de Energia. A produção independente de energia limpa e renovável garante ainda mais vantagens financeiras ao empreendimento, que pode comercializar o excedente de energia gerada. O modelo estabelecido pela Coopermaçã, e regulamentado pelo setor, é considerado um dos pioneiros no Brasil em empresas de médio porte.
Conforme o gerente geral da Coopermaçã, Oilson Varaschin, a decisão exigiu coragem, mas as necessidades de melhorar a performance e a sustentabilidade do negócio a longo prazo garantiram a confiança de levar o projeto de autoprodução de energia elétrica adiante, superando as expectativas:
“Temos condições hoje de duplicar nossa capacidade instalada por meio do projeto de autoprodução de energia elétrica. Sem contar que nosso produto, a maçã, tem uma aceitação enorme no Brasil e no mundo, com o selo de uma empresa que investe em energia renovável, o que gera valor agregado ao nosso setor”, salienta Varaschin, destacando que as maçãs da marca ganham as prateleiras do Brasil e já são exportadas para países asiáticos, como a Índia. O selo de sustentabilidade gera um olhar mais confiante ao produto.
Estratégia e pensamento de longo prazo
Gerar a própria energia elétrica era um desejo antigo acalentado pelos gestores da Coopermaçã.
As ações propiciaram uma visão de longo prazo (superior a 15 anos de sucesso previsto), garantindo o pagamento do financiamento do sistema fotovoltaico em poucos anos com a economia gerada na fatura. Isso permite a possibilidade de melhorar a performance financeira, a rentabilidade e ampliar o negócio, que consome uma quantidade significativa de energia elétrica. A empresa possui 26 câmaras frias para armazenamento da fruta.
Para Rafael Brasil, da Mercatto Energia, o projeto inovador da Coopermaçã foi um exemplo do que é possível viabilizar quando a empresa encara o insumo “energia” como um item estratégico de sua operação.
“Conquistamos uma posição muito favorável para nosso cliente, por entender seu desejo e guiá-lo pelo caminho do longo prazo. Com isso a empresa está preparada para se beneficiar das inovações que o setor energético aponta no horizonte. É um grande case nacional”, comemora Rafael.
Para tornar-se autoprodutora, a Coopermaçã expandiu a parceria com a Mercatto, que empregou sua expertise e inteligência para desenvolver um projeto viável e customizado. Diante da complexidade do tema, foi necessária uma atuação coordenada junto a órgãos governamentais, distribuidora de energia, integrador fotovoltaico e fornecedores.
Para compreender: autoprodutor de energia elétrica refere-se ao consumidor/pessoa jurídica que está inserido no Mercado Livre de Energia e que também gera energia para seu próprio negócio, oriunda de fontes solar, eólica, biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas. Nesse modelo, ele pode comercializar o excedente de energia gerada, o que melhora e muito a performance financeira, a competitividade e ainda permite a expansão da sua empresa.
Coopermaçã
Fundada em 2009, há 15 anos, como cooperativa, a Coopermaçã surgiu da união de produtores que galgavam mais espaço no filão de processamento da fruta. Em 2015, quatro sócios remanescentes assumiram o comando, transformando-a em uma empresa de capital limitado.
A Coopermaçã conta hoje com 87 funcionários, chegando a uma equipe de 350 pessoas, incluindo parceiros e safristas. Produz, armazena e vende 10 mil toneladas de maçãs ao ano – dado da última safra, quando houve quebra acima de 20%, por conta de fatores climáticos –, tanto dos pomares dos sócios quanto de parceiros do setor.
Mercatto Energia
A Mercatto Energia é uma empresa gaúcha referência no Mercado Livre de Energia Elétrica, comercializando energia, prestando consultoria e representando os clientes junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que é o órgão regulador do segmento. Nesse mercado, os contratos são negociados livremente, sem o atrelamento à concessionária regional. A empresa tem matriz em Farroupilha, unidade em São Paulo e atuação nacional. Anunciou recentemente a instalação de cinco novos escritórios comerciais em várias regiões do país. Possui a meta de duplicar a demanda em 2024, chegando a mil clientes no país.