quarta-feira, junho 12, 2024
HomeUncategorizedEmpreendimentos podem se cadastrar gratuitamente para o Dia Livre de Impostos

Empreendimentos podem se cadastrar gratuitamente para o Dia Livre de Impostos

Campanha encabeçada em Caxias do Sul pela CDL Jovem visa conscientizar a população e protestar sobre os altos índices de tributos. Para aderir, os empresários de todos os setores precisam se inscrever até 24 de maio no site oficial da ação. Iniciativa será promovida no dia 25

Empreendimentos do comércio, dos serviços e da indústria de Caxias do Sul têm até 24 de maio para aderirem gratuitamente ao Dia Livre de Impostos (DLI). Realizada pelas CDLs Jovem de todo o Brasil, incluindo a de Caxias do Sul, a campanha de conscientização e de protesto a respeito da alta carga tributária será promovida no próximo dia 25. A escolha da data ocorre quando são completados cerca de cinco meses, marcando o tempo médio necessário que os brasileiros precisam trabalhar apenas para pagar os encargos do ano.

As ações ocorrem de forma simultânea em todo o território nacional e darão ênfase à venda de produtos e serviços com percentuais de descontos proporcionais aos impostos de cada item. A iniciativa visa chamar a atenção da população, do varejo e do poder público sobre os altos índices, o baixo retorno das arrecadações e a necessidade de simplificação e unificação de tributos. O Dia Livre de Impostos ocorre há 17 anos no país, sendo que esta será a quinta vez consecutiva que a CDL Jovem de Caxias do Sul encabeça a organização da iniciativa na cidade.

Para participar, os empreendimentos precisam cadastrar, até o dia 24 de maio, os produtos ou serviços promocionais que irão comercializar no dia 25 de maio. Não é necessário que o empresário coloque à venda todos os itens com desconto, porém é obrigatório dar a redução proporcional do valor do respectivo tributo à nível nacional.  O desconto referente ao encargo é apenas para o consumidor, para demonstrar a ele o percentual de imposto sob o produto ou serviço. A inscrição é gratuita e deve ser feita, exclusivamente, através do site www.dialivredeimpostos.com.br. Para aderir, não é preciso ser associado a CDL Caxias do Sul.

As empresas cadastradas terão direito a um kit da campanha, que inclui cartaz para a vitrine, folder, balões e tags de desconto, e que deverá ser retirado na sede da CDL Caxias. Para os lojistas de shoppings, os estabelecimento também serão contemplados com adesivos de vitrine.

Neste ano, a expectativa da CNDL é que mais de 50 mil estabelecimentos de todo o país participem do DLI, movimentando R$ 3,6 bilhões em negócios. Em Caxias do Sul, iniciativa é encabeçada pela CDL Jovem.           
Crédito: 
Camila Ruzzarin/MCom Comunicação  

“Queremos conscientizar e trazer esse debate à tona para que toda a população tenha conhecimento do quanto pagamos de encargo. Há produtos que chegamos a pagar 50%, 60% só de impostos. Precisamos pensar numa forma de tributação que garanta maior eficiência e competitividade à produção brasileira, à criação de empresas em todo o território nacional e à diminuição do custo Brasil”, destaca Gabriel Comerlato, diretor da CDL Jovem de Caxias do Sul, enfatizando ainda a importância da adesão de empresários de todos os setores, desde comerciantes, salões de beleza, restaurantes até postos de gasolina.

Além da participação dos estabelecimentos, a CDL Jovem Caxias realizará mobilizações pelas ruas da área central e pelo Shopping Villagio, com um dinossauro, em alusão ao mascote da iniciativa, o Impostossauro. Durante este mês, os perfis oficiais da CDL Jovem Caxias nas redes sociais também estão divulgando conteúdos que abordam o tamanho da “mordida” da carga tributária no Brasil, com posts e vídeos de cunho informativo. 

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa é que neste ano mais de 50 mil estabelecimentos de todo o país participem, movimentando R$ 3,6 bilhões em negócios.

Conforme a CNDL, os setores de comércio e serviço representam 70% do produto interno brutoe 76% dos estabelecimentos comerciais do Brasil. Também são responsáveis por 56% de todos os postos de trabalho do país. Já em Caxias do Sul, segundo levantamento da CDL do município, os mesmos segmentos somavam, em março, 76% das empresas registradas na cidade, sendo 50,4% voltadas aos serviços e 25,6% ao comércio. Os setores também empregam 51,5% da população, sendo que o comércio representa 17,2% desta fatia.

PRODUTO/SERVIÇO E A CARGA TRIBUTÁRIA MÉDIA NO BRASIL*         
Academia 27%          
Bebida Alcoólica / Cigarros 43%      
Bebidas sem álcool 26%       
Bijuterias 34%
Bolsas e Malas 40%  
Brinquedos 34%        
Cama, mesa e banho 28%    
Celulares 40%
Chocolate 34%          
Cinema 30%  
Eletrodomésticos 34%          
Eletrônicos 43%         
Estacionamento 16% 
Higiene Pessoal 46% 
Joias / Relógios 30%  
Livros 15%     
Maquiagem 58%       
Óculos 34%    
Outros Serviços 16% 
Papelaria 32%
Perfumaria 70%        
Remédios 31%           
Restaurantes 32%     
Salão de beleza 26% 
Sapatos 31%  
Utensílios para o lar 37%      
Vestuário 31%


*Fonte: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments