quarta-feira, junho 12, 2024
HomeEconomiaEficiência e produtividade são objetivos de pesquisa com luminária LED para cultivo...

Eficiência e produtividade são objetivos de pesquisa com luminária LED para cultivo de flores

Com foco no pequeno produtor, projeto tem parceria firmada entre Intral S/A e Universidade Federal de Santa Maria

O desenvolvimento de soluções em iluminação para o cultivo de plantas tornou-se um importante investimento de setores ligados à agronomia, engenharia e tecnologia, chegando o mais próximo possível das características da luz solar em ambientes controlados. Aumentar o consumo anual de flores pelos brasileiros é a aposta da Intral S/A, indústria de Caxias do Sul (RS), líder no mercado de fabricação de lâmpadas, luminárias de LED e drivers, por meio de sua participação na elaboração do projeto “Desenvolvimento de espectro luminoso dedicado e de sistema de iluminação ‘Grow Light’ para cultivo de plantas”, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição que é referência nacional em pesquisas nas áreas de Engenharia Elétrica e Agronomia.

O trabalho consiste no desenvolvimento de uma luminária de LEDs dedicada ao cultivo de plantas. Associado ao moderno progresso das técnicas aplicadas à horticultura, foi criado um sistema de iluminação empregando tecnologias de conversão de energia elétrica aplicadas a sistemas de iluminação especializados para controle da iluminação de cultivos, como forma de suplementação da luz solar. Os testes de campo iniciaram em março, na propriedade de produtores de flores em Júlio de Castilhos (RS) e no campus da UFSM, com a finalização do projeto programada para o primeiro semestre de 2024.

O aumento da produtividade e qualidade dos cultivos, aliado à viabilidade de instalação desta tecnologia em locais estratégicos, tais como áreas urbanas de cultivos indoor, foram pontos fundamentais que motivaram a Intral a trabalhar no desenvolvimento deste produto inovador. A contribuição da iluminação aplicada ao cultivo de plantas é realizada por meio do uso de espectros luminosos dedicados e energeticamente eficientes nas cores branco, lilás e vermelho. As luminárias de LEDs são compostas por corpos e dissipadores de calor em alumínio, drivers full-range IP66 de alta eficiência com corrente de saída dimerizável, que fornecem energia aos LEDs, além de lente específica para aplicação em horticultura, mantendo os valores de transmitância e ângulos de abertura da luz em conformidade com as necessidades das diversas espécies de plantas a serem cultivadas.

Entre os propósitos deste estudo, realizado junto a uma linha de pesquisa de mestrado e doutorado da UFSM, estão: gerar informações relevantes ao setor nacional e internacional, proporcionando uma mudança de hábito no consumo de flores e movimentar ainda mais este setor, além de proporcionar que o Rio Grande do Sul tenha uma segunda safra de flores ao ano, não precisando depender de apenas uma. O projeto reúne uma equipe multidisciplinar composta pela Intral S/A, pelo grupo GEDRE Inteligência em Iluminação, coordenado pelo Dr. Eng. Eletricista Marco Antônio Dalla Costa, e pela Equipe PhenoGlad, sob coordenação do PhD em Agronomia Nereu Augusto Streck. Os pesquisadores são oriundos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Agrônoma e Engenharia Florestal, com profissionais de diferentes funções, expertises e qualificações que se complementam.

Sobre a Intral

Reconhecida como provedora de soluções em iluminação há mais de 70 anos, a Intral S/A se destaca pelo pioneirismo, inovação, inteligência tecnológica e eficiência energética, oferecendo um amplo portfólio de produtos para o setor de iluminação. É uma marca 100% nacional, com atuação no mercado brasileiro e da América Latina, possuindo certificação de qualidade ISO 9001, selo Procel em algumas linhas de produtos e certificação internacional nos países para os quais exporta. Suas soluções atendem ao mercado de iluminação residencial, comercial, industrial e pública. Conta com duas unidades fabris sediadas em Caxias do Sul (RS) e uma unidade fabril em São Paulo. Além de contar com um largo parque fabril, possui autonomia para produção de drivers, luminárias e lâmpadas, possuindo também laboratórios próprios para testes, homologações e desenvolvimento de produtos.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments