sábado, junho 15, 2024
HomeSegmentoComércioEconomia de Caxias do Sul cai 3,1% em abril

Economia de Caxias do Sul cai 3,1% em abril

O desempenho da economia de Caxias do Sul caiu 3,1% em abril se comparado com março de 2023. A indústria e o comércio puxaram a queda, ambos com 4,8% de redução nas atividades. Os serviços, ao contrário, cresceram 1%. É o que mostra a pesquisa realizada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Caxias) e divulgada nesta terça-feira (13). O vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi, comandou a apresentação dos números.

Na comparação entre abril de 2023 com abril de 2022, a economia local cresceu 8%. Novamente, os serviços se destacaram e registraram alta de 21,2% no comparativo. Indústria, com 2,3%, e comércio, com 3,1%, também ficaram positivos em abril se comparados com o mesmo mês do ano passado. O diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Melo Cardoso lembrou que os números significativos alcançados pelos serviços ainda refletem o fato de ter sido o último setor a sair da retração oriunda da pandemia. 

Em relação à queda do desempenho da indústria em abril, Cardoso explicou que ele decorre principalmente da redução de fatores como horas trabalhadas (-11,4%), nas compras industriais (-10,3%) e nas vendas industriais (-8%). Ainda de acordo com ele, a economia funciona em cima da confiança, e o desempenho negativo é um reflexo das incertezas quanto ao cenário econômico. 

Já na análise do indicador acumulado do ano, que compara os primeiros quatro meses de 2023 com igual período do ano anterior, observa-se um crescimento de 18,2% no setor de serviços e de 10,2% no comércio, enquanto a indústria apresentou redução de 5%. Com isso, a atividade econômica mostrou aquecimento de 4,5% de janeiro a abril deste ano.

Já no indicador “acumulado 12 meses”, a atividade econômica também registrou crescimento: 2,9% positivos. Na análise setorial, o comércio, com 12,2%, e os serviços, com 6,9% tiveram desempenho positivo, e apenas a indústria, com -2,3%, teve queda no período.

Empregos

O mês de abril registrou 6.979 admissões e 6.452 demissões em Caxias do Sul, resultando na geração de 527 empregos formais. Dessa forma, o município passou a contar com um estoque de 160.895 empregos. A indústria foi o setor que mais abriu empregos no mês, com 417 vagas criadas. Os setores de agropecuária e construção foram os que mais tiveram demissões, com 205 e 13 postos de trabalho fechados, respectivamente. O movimento registrado no setor agropecuário deve-se ao fim da colheita da safra de frutas. “Faz parte deste segmento, em razão da saída dos safristas”, pontuou Cardoso. 

No acumulado de janeira a abril, houve a geração de 2.667 novos postos de trabalho em Caxias do Sul. 

Comércio internacional 

Em abril, o saldo da balança comercial sofreu uma redução de 14,4% em relação a março. O desempenho é positivo, porém, em relação a abril de 2022, com 30,6%, e no acumulado de 12 meses, com 90,7%. 

Os principais países de destino das exportações caxienses em abril foram Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e México. Já as importações se originaram da China, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão. 

Também participaram do evento o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Astor Schmitt e diretores da CDL Caxias. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC – Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments