sábado, junho 22, 2024
HomeSegurançaÉ golpe? Confira como reconhecer e se proteger das principais fraudes online

É golpe? Confira como reconhecer e se proteger das principais fraudes online

Pequenos cuidados ao pagar boletos, realizar transações pelo Pix ou conferir os seus e-mails podem te ajudar a evitar grandes dores de cabeça

Do boleto ao Pix, golpistas e criminosos virtuais estão sempre se adaptando a cada nova tecnologia implantada. Embora seja difícil prever um novo golpe, adotar alguns cuidados simples em seu dia a dia pode te ajudar a evitar problemas no futuro. Confira a seguir dicas úteis de como se proteger e fazer todas as suas transações com mais segurança.

Veja também: Golpe do boleto, perfil no WhatsApp e links falsos, confira dicas para se proteger

Desconfie sempre de ligações e mensagens

Você com certeza já recebeu várias ligações ou mensagens de telemarketing, não é? Por isso, sempre tome muito cuidado com ligações de supostos “funcionários” da sua instituição financeira oferecendo novos serviços, atualizações de dados ou testes. Nunca passe nenhuma informação pessoal ou realize pagamentos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu gerente

Quando se sentir inseguro quanto a uma transação ou ação que precise realizar, use sempre os canais oficiais da sua instituição financeira. Se você for associado da Sicredi Pioneira, ligue ou visite a sua agência, converse com o seu gestor através do WhatsApp ou procure os canais oficiais da cooperativa.

Confira aqui todos os canais digitais oficiais da Sicredi Pioneira em que você pode fazer compras, pagar contas, programar investimentos e outras transações com segurança.

Não faça “testes” com Pix

Lembre-se de só ativar a chave Pix nos canais oficiais da cooperativa e não realizar, em nenhuma hipótese, uma transação de teste, pois nenhum serviço da cooperativa requer esse tipo de ação.

Se você utiliza de forma recorrente essa tecnologia, vale a pena conferir neste artigo do nosso blog como fazer um Pix de maneira segura e evitar golpes.

Use sempre duas etapas de verificação

Essa vale para todos os casos: sempre use a verificação de duas etapas na internet. Ela adiciona uma camada a mais de segurança sobre os seus dados. Veja, por exemplo, como é fácil habilitar a verificação em duas etapas no WhatsApp:

  • No iOS: no WhatsApp, acesse Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar;
  • Android: no WhatsApp, acesse Menu > Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

Confira sempre os boletos antes de pagar

Sempre que for pagar um boleto, certifique-se que a linha digitável está de acordo com o logo da instituição financeira, além do Beneficiário – Cedente e Pagador – Sacado. Realize o pagamento apenas quando tiver certeza de que esse boleto é mesmo emitido pela instituição que você quer pagar.

Vale a pena também conferir o nosso tutorial “Como conferir se um boleto é verdadeiro”. Este artigo rápido e prático pode te ajudar a reconhecer possíveis falsificações e evitar o famoso golpe do boleto.

Evite clicar em links suspeitos de e-mail e SMS

É sempre importante lembrar: nós não pedimos atualizações de informações por telefone, e-mail e SMS. A cooperativa não liga ou envia mensagens com links para que você clique e, muito menos, que forneça senhas ou códigos de acesso.

Caso tenha recebido algum e-mail suspeito, evite clicar em qualquer link de acesso e delete e arquivo imediatamente. Você pode conferir neste passo a passo de como reconhecer um e-mail falso tudo o que você precisa saber para evitar este tipo de golpe.

Quer saber mais? Conheça a nossa Cartilha de Segurança Digital

Para te ajudar a garantir a segurança das suas informações financeiras, preparamos uma “Cartilha de Segurança Digital” com as principais dicas para evitar fraudes e golpes em ambientes digitais. Com ela você aprenderá como se proteger de:

  • Golpes de cartões;
  • Falsos funcionários;
  • Whatsapp;
  • Phishing (roubo de senhas ou dados pessoais e bancários);
  • Sites falsos;
  • Anúncio duplicado;
  • Boleto falso;
  • Pix;
  • Engenharia social.

Acesse a Cartilha de Segurança Digital e traga mais segurança para as suas transações do dia a dia!

Fonte: https://sicredipioneira.com.br/blog/5-atitudes-simples-que-vao-te-livrar-de-golpes-e-fraudes-na-internet

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments