sábado, junho 22, 2024
HomeCulturaDIA DA ETNIA ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL

DIA DA ETNIA ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL

Tradição e tecnologia pautam ação do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre em Nova Milano

Visita de comitiva liderada pelo Cônsul-Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, e oferta de serviços biométricos foram destaques na participação no Entrai

Rica em significado, a celebração do Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul fez muito mais que firmar a ponte que liga Brasil e Itália – estabeleceu uma valiosa união entre tradição e tecnologia para conectar os cidadãos. No emblemático distrito de Nova Milano, em Farroupilha, considerado o berço da imigração italiana no Estado, o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre participou de uma agenda de atividades nos dias 20 e 21 de maio, durante a programação do Encontro das Tradições Italianas (Entrai).

Liderando a comitiva, o Cônsul-Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, esteve na localidade em visita oficial no sábado. “Aqui, é uma Itália fora da Itália. É um grande orgulho estar aqui, para nossa comunidade, em um dia histórico importante, em um lugar simbólico como este, onde, 148 anos atrás, os pioneiros imigrantes italianos Stefano Crippa, Tommaso Radaelli e Luigi Sperafico chegaram – marcando a data que, mais tarde, se transformou no Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul, como forma de valorizar a contribuição social, econômica e cultural legada pelos imigrantes ao Estado”, detalhou.

Cônsul Honorário da Itália em Caxias do Sul, Gelson Castellan, Vice-cônsul, Matteo Marrone, cônsul-geral, Valerio Caruso, prefeito Fabiano Feltrin e presidente do COMITES-RS, Cristina Mioranza
Crédito: Exata Comunicação, Tiago Garziera

No palco do Entrai, Caruso entregou lembranças e homenagens aos representantes das três famílias pioneiras de imigrantes, a grupos folclóricos e a outras entidades, celebrando a história daqueles que fizeram dessas terras a construção de oportunidades de olho em novos horizontes. “Estamos aqui para celebrar o passado de uma comunidade que ajudou muito o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, mas principalmente para ressaltar o presente e o futuro da nossa comunidade italiana no Rio Grande do Sul, o futuro dos nossos filhos, que serão italianos como nós”, disse.

Esse vínculo está sedimentado na política de aproximação que o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre está fazendo com núcleos onde a comunidade de cidadãos italianos está espalhada pelo Estado. Além de estar representado pela presença de Caruso nesses lugares, pode ser exemplificado pelo trabalho de descentralização dos serviços consulares da capital.

O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, com o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, e integrantes do Clube de Mães As Milanesas Crédito: Exata Comunicação, Tiago Garziera

Serviço para atualizar o passaporte italiano

A celebração do Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul teve outro momento de valor histórico neste ano: pela primeira vez, o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre ofereceu aos cidadãos italianos uma coleta biométrica para a confecção de passaportes. O serviço, operado pelo Vice-Cônsul Matteo Marrone e por agentes do Consulado Honorário de Caxias do Sul, foi oferecido no sábado (20) e no domingo (21).

Ao todo, 83 cidadãos solicitaram, previamente, atendimento junto ao Consulado Honorário de Caxias do Sul para realizar os procedimentos. Quem utilizou o serviço se surpreendeu com a agilidade. “Foi muito rápido, um espetáculo, um presente para nós”, opinou a farroupilhense Rosalina Redante, 73 anos, aproveitando para renovar o passaporte que venceria no mês de julho. A coleta serviu para a emissão do passaporte italiano eletrônico – depois, impresso, ele será entregue ao cidadão.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments