quarta-feira, junho 12, 2024
HomeDestaqueDe games à gastronomia: A programação do maior movimento da economia criativa...

De games à gastronomia: A programação do maior movimento da economia criativa do Brasil começa essa semana

O Floripa Conecta gerou mais de R$50 milhões e atraiu mais de 145 mil pessoas em 2022, aquecendo a economia da Capital de Santa Catarina. Nesta edição, acontecerá mais de 150 eventos em todas as regiões de Florianópolis durante todo o mês de agosto

Brasil, julho de 2023: Quem pensa que Santa Catarina vive apenas do turismo está viajando. Os desenvolvedores de jogos eletrônicos desceram para o play com faturamento anual superior a R$19 bilhões, gerado por 17 mil empresas e posicionaram o Estado na 6ª posição do ranking brasileiro do setor de tecnologia. Dentro desse cenário, o maior evento de economia criativa da América Latina acontece durante todo o mês de agosto.

A 3ª edição do Floripa Conecta triplicou sua duração, o que no ano passado se estendia apenas por 10 dias, este ano serão 31 dias de eventos por toda a capital.

Santa Catarina tem uma das economias mais pujantes do Brasil graças à diversidade das atividades econômicas aqui realizadas como serviços, comércio, indústria e agropecuária, que desempenham um importante papel para manter o Estado em crescimento. E na baixa temporada do inverno, Floripa Conecta chegou para revolucionar, expandir o sistema econômico e reunir os diversos eventos da economia criativa. 

“O principal objetivo de todo o movimento é estimular a mistura de segmentos, potencializar oportunidades de desenvolvimento, e sobretudo, ampliar as conexões entre a população local, e por consequência, atrair turistas de todo o país. Venderemos o que a cidade tem de melhor: o turismo, a tecnologia e a gastronomia”, afirma Thaynan Mariano, diretor executivo do Floripa Conecta.  

A expectativa é que ao menos 100 mil pessoas passem pelos eventos em 2023, em uma agenda diversa que vai do Maior evento de Videogames, Campeonato de Cerveja, Maratona com 25 km à Maior Orquestra de Baterias – tudo rolando sinergicamente na região.

Segue a programação principal do Floripa Conecta em 2023:

Dia 3/08 – Inova+Ação

Inova+Ação é a maior imersão em empreendedorismo na Capital catarinense, oferecendo 10 horas ininterruptas de palestras, mentorias e painéis com mais de 15 palestrantes, além de uma Feira de Negócios com diversas Startups para fomentar a rede de relacionamento, com os mais diversos temas como vendas, alta performance, varejo, marketing, tecnologia, inovação, startups, inteligência artificial, gestão financeira, empreendedorismo feminino, planejamento, saúde e bem-estar, entre outros.

Dia 3-5/08 – Encontro Brasileiro de Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia

O primeiro encontro das Cidades Criativas Unesco da gastronomia acontece com o objetivo de conectar a cadeia produtiva, promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos, ideias e projetos.

Uma oportunidade para Florianópolis mostrar as suas riquezas gastronômicas e culturais para pessoas do país todo, com aulas show, representada por chefs de cada uma das cidades chanceladas, atrações culturais, shows e participação de restaurantes locais. 

Dia 8-10/08 – Encatho & Exprotel

O Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel reunirá em sua 34ª edição, os grandes nomes da hotelaria nacional, oportunizando negócios, qualificação, conhecimento das novidades em produtos e serviços, atualização na operação, networking e divulgação das potencialidades do turismo nacional, com o objetivo de apresentar as inovações, tendências e perspectivas para a hotelaria e o turismo, sem esquecer que a principal ferramenta de hospitalidade continua sendo o ser humano.

Dia 12-13/08 – Expo Tattoo

Serão 02 dias de muita arte na pele, show de bandas, comércio de artesanatos, exposições artísticas e culturais, Miss e Mister Tattoo, sorteio de brindes, praça de alimentação especial.

Dia 19-20/08 – Stun Game Festival

Uma mostra de games independentes, que poderão ser jogados pelo público, campeonatos de e-sports, entre eles, Free Fire, League of Legends, Valorant e FIFA, além de um jogo multiplayer de arena, em Realidade Virtual, e uma Game Jam. Além dos jogos, palestras com profissionais da área e momentos de networking. O evento vai oferecer pura diversão com concurso de cosplay, batalha de k-pop, desafio de Escape Room e uma balada de temática gamer, que acontecerá no sábado às 22h, com um line-up especial de DJs, para maiores de 18 anos.

Dia 20/08 – Orquestra de Baterias

A Orquestra de Baterias de Florianópolis celebra a 10ª edição no dia 20 de agosto de 2023, sendo considerada o maior encontro de bateristas das Américas. O evento deverá reunir 350 bateristas no Largo da Catedral. Convidados internacionais, mistura de estilos musicais e repertório inédito estão entre as novidades da edição. O evento é gratuito ao público.

Dia 21-24/08 – Brasil Beer Cup

Florianópolis será palco de concurso, congresso e festival de cerveja que conta com a realização e curadoria técnica do Science of Beer Institute. O concurso de cervejas nasceu com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da qualidade sensorial do esfuziante e emergente mercado cervejeiro nacional, através da análise e avaliação criteriosa das amostras recebidas, de forma ética e responsável através de Ciência, Tecnologia, Inovação, Expertise, Metodologia, Tecnicidade, Credibilidade e Equidade que são as diretrizes para a realização dos eventos. O concurso BBC abrangerá cervejarias do mundo todo nas categorias comercial e experimental.

Dia 23-25/08 – Startup Summit

O evento contará com mais de 200 palestrantes e são esperadas 10.000 pessoas para um encontro entre startups, investidores e grandes nomes do ecossistema em 3 dias de evento com atividades, auditórios com conteúdo, área de negócios com as principais empresas do setor e a presença dos principais formadores de opinião e tendências do mercado nacional e internacional.

Dia 26-27/08 – Maratona Internacional de Florianópolis

A MARATONA INTERNACIONAL DE FLORIPA 2023 espera superar a marca dos 17 mil participantes, com um percurso praticamente em sua totalidade plano e ao nível do mar, é perfeita para obter as melhores marcas pessoais. Em 2018 foi considerada a maratona mais rápida do Brasil, pela revista Contra Relógio. É uma das maiores provas de corrida de rua do Brasil. Com visual incrível das avenidas Beiramar Norte e Via Expressa Sul, já é destaque no calendário nacional de corridas. Por suas características de percurso é muito utilizada como classificatória para a Boston Marathon.

Haverá a Maratona (42Km), a Meia Maratona (21Km), a Corrida de 5Km e a Maratoninha de Floripa (Kids). As novidades de 2023 ficam por conta da Corrida de 5Km, que retorna ao evento e será realizada na sexta-feira (25.08), em uma prova noturna, e da Meia Maratona que será realizada no sábado (26.08), fazendo com que cada modalidade do evento seja realizada de maneira única, sem a sobreposição com outra distância.

Site – floripaconecta.com.br

Instagram – @floripa.conecta

Sobre o Diretor do Evento

Thaynan Mariano é Empreendedor, Consultor e Palestrante, especialista em Gamificação, Marketing Estratégico e Liderança. É Diretor Executivo do Floripa Conecta, maior semana de eventos do sul do Brasil. Foi Vice-Presidente Mundial da JCI, Vice-Diretor da Vertical de Games da ACATE e CEO da Jogos do Rei.

Sobre o Evento

Floripa Conecta é um movimento de conexão entre iniciativas públicas e privadas na cidade de Florianópolis e criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional bem como unir os atores da tecnologia, do turismo e da economia criativa.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments