sábado, junho 15, 2024
HomeSegmentoEventoConexo abre inscrições para novas edições de programas de inovação

Conexo abre inscrições para novas edições de programas de inovação

Iniciativas com diferentes métodos e aplicações, Start, Exo e Challenge estão com seleções de interessados em andamento entre fevereiro e março

A Conexo, uma das Empresas Randon, está com inscrições abertas para três dos seus principais programas de inovação. Com diferentes métodos e aplicações, as iniciativas Start, Exo e Challenge funcionam como solução para variados tipos de problemas.

Com inscrições até 10 de fevereiro, para preenchimento de 15 vagas, o Start tem por objetivo explorar problemas e oportunidades de baixa complexidade, validar hipóteses e realizar protótipos para soluções. A primeira turma está prevista para acontecer até o mês de abril, com outras duas edições programadas ao longo do ano.

Neste programa, no ano passado, foram desenvolvidos 19 projetos de soluções, aprovadas integral ou parcialmente pelas empresas participantes. Um dos exemplos alcançados foi da Mobilitare Saúde, que conseguiu um aumento de 50% no faturamento bruto de 2022 com a ação desenvolvida no Start. Outras empresas parceiras das edições mais recentes foram Continental Ferramentas e Sicredi Pioneira.

Programa com maior duração entre os desenvolvidos pela Conexo, o Exo é focado na aceleração de habilidades, utilizando metodologias ativas de aprendizagem com o objetivo de desenvolver e modelar projetos estratégicos de alta e média complexidade, gerando ao final de seis meses uma prova de conceito e resultados de fomento para uma cultura de inovação. As inscrições para a edição de 2023 seguem até 20 de fevereiro, com a realização de atividades entre os meses de abril e setembro.

Entre os projetos já desenvolvidos em edições anteriores do Exo, alguns exemplos chamam atenção. Um desafio que buscou melhorar a gestão de produção na Fras-le, com a disponibilização dos dados necessários em tempo real, gerou uma economia anual de cerca de 430 mil reais. Outra prova de conceito, desenvolvida para aprimorar a confiabilidade de análises de amostras de produção da empresa RAR, alcançou reduções de tempo de 50% no processo de pesagem de frutas. “Alguns resultados que identificamos nos projetos desenvolvidos na edição passada nos mostram um aumento de 95% nos indicadores positivos mapeados e redução em 89% daqueles negativos”, exemplifica a designer de Experiência da Conexo, Caroline Augustini.

Já o Challenge, programa que conecta as empresas parceiras da Conexo com startups, universidades, centros de pesquisa e empreendedores que solucionem desafios de negócio, tem três edições previstas para 2023. A primeira delas, está com inscrições abertas até 22 de março. No ano passado, nas três edições realizadas, foram 21 desafios lançados por 11 empresas, que contaram com a inscrições de 214 startups ou instituições de ensino e pesquisa, que resultaram em 14 provas de conceito contratadas e outras 9 em processo de negociação.

“São propostas distintas, que buscam atender de forma completa a jornada de inovação possível para uma empresa ou um empreendedor, conforme a necessidade do momento de cada um, mas com o mesmo foco: uma cultura inovadora de resultados”, ressalta o head da Conexo, Léo Vitor Redondo.

Além dos programas, a Conexo promove um calendário de workshops, com mais de 10 confirmados ao longo dos próximos meses, abordando temas como RPA – automatização de processos administrativos, vendas, liderança, design thinking e outros. Para todas essas iniciativas, segue em vigor uma política de ação afirmativa que estimula a inclusão e a diversidade no ambiente da inovação. A Conexo oferece 50% de desconto para participantes que se autodeclararem pessoas negras, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+ e pessoas refugiadas.

Os interessados em conhecer mais detalhes sobre os programas e realizar as inscrições, podem contatar a Conexo pelas redes sociais @somosconexo ou pelo telefone (54) 99951 2044.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments