terça-feira, janeiro 21, 2025
HomeSaúdeComplexo Hospitalar Unimed Serra Gaúcha chega à 100ª cirurgia robótica dois meses...

Complexo Hospitalar Unimed Serra Gaúcha chega à 100ª cirurgia robótica dois meses antes do previsto

Plataforma já foi aplicada para tratamentos nas áreas de urologia, cirurgia geral, coloproctologia e digestiva. Em novembro, estão previstas intervenções inéditas nas especialidades de torácica e ginecologia

O Complexo Hospitalar Unimed Serra Gaúcha realizou a 100ª cirurgia robótica, por meio do robô Da Vinci. O procedimento, uma prostatectomia radical para a retirada de tumor de próstata, foi feito na última semana em um homem de 66 anos. O marco foi alcançado dois meses antes do previsto, o que demonstra a confiança dos médicos e pacientes na tecnologia.

Em sete meses, 89 pacientes do sexo masculino e 11 do feminino já se beneficiaram das intervenções nas áreas de urologia, cirurgia geral, coloproctologia e digestiva. Além das quatro especialidades, em novembro, estão previstas duas cirurgias robóticas inéditas na Serra Gaúcha: uma torácica, para o tratamento oncológico do pulmão, e outra envolvendo coloproctologia e ginecologia, para a remoção de endometriose. Esta última será transmitida, ao vivo, na XLI Jornada Gaúcha de Coloproctologia.

“Este resultado reforça nosso compromisso com a inovação e a excelência no cuidado à saúde, proporcionando procedimentos mais seguros, menos invasivos e com uma recuperação mais rápida para os pacientes. Nessas 100 cirurgias, não tivemos nenhuma complicação ou intercorrência durante os procedimentos, o que demostra a qualificação e competência dos profissionais. Continuamos firmes na nossa missão de oferecer o melhor em tecnologia e capacitação, sempre em prol de um atendimento cada vez mais qualificado”, exalta Dr. André Leite, presidente da Unimed Serra Gaúcha.

O Da Vinci, um dos robôs mais modernos e utilizados do mundo, foi instalado em março deste ano, no Centro de Cirurgia Robótica, junto ao Bloco B do Complexo Hospitalar Unimed, em Caxias do Sul. Com visão ampliada, alta precisão, menores riscos de complicações, dor, sangramento e tempo de recuperação, a técnica é considerada padrão ouro para diversas especialidades cirúrgicas.

Para utilizar a plataforma robótica, os médicos são altamente capacitados para trabalhar com a tecnologia, que inclui treinamento com simuladores antes de serem habilitados para as intervenções em pacientes. Também é necessário estar certificado na área, cumprindo os critérios estabelecidos pela Resolução do Conselho Federal de Medicina Nº 2.311/2022 e pelas sociedades médicas.

Para ampliar a quantidade de médicos habilitados em cirurgia robótica no Rio Grande do Sul, a Unimed Federação RS e a Unimed Serra Gaúcha estão firmando uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) do Estado. Até o fim do ano, o órgão passará a subsidiar os treinamentos dos médicos cooperados das Unimed gaúchas para realização das capacitações no Centro de Cirurgia Robótica da Unimed Serra Gaúcha, em Caxias do Sul. A expectativa é que as certificações iniciem ainda em dezembro e sejam oferecidas, gradativamente, à maioria da especialidades cirúrgicas.

Sobre o Centro de Cirurgia Robótica Unimed Serra Gaúcha   

Para assegurar uma assistência à saúde de excelência, o Centro de Cirurgia Robótica Unimed Serra Gaúcha dispõe uma sala cirúrgica de 60 m². Além da sala operatória, a cooperativa médica possibilita aos cirurgiões certificados e em certificação acesso à plataforma de simulação de cirurgia robótica. O simulador funciona em um auditório de 50 m², anexo à sala cirúrgica, de onde também é possível que outros médicos acompanhem os procedimentos, realizem reuniões e workshops.

A tecnologia proporciona importantes diferenciais em comparação a operações convencionais, aberta ou por vídeo, como alta precisão, redução dos riscos de complicações e do tempo de recuperação do paciente. As intervenções são minimamente invasivas, com mínima lesão tecidual, além de permitirem uma visão tridimensional, ampliada em mais de 10 vezes e em alta definição. Além disso, garantem câmera estável guiada pelo cirurgião e melhor ergonomia para o médico, com filtro de tremor ou movimentos indesejados da mão humana.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments