sábado, maio 18, 2024
HomeCulturaCom sucesso na edição de retomada, Despertar do Vale consolida-se na programação...

Com sucesso na edição de retomada, Despertar do Vale consolida-se na programação turística

Festival, realizado no Vale dos Vinhedos, reuniu cerca de 5 mil pessoas no sábado (06)

Teve sol, temperatura agradável, música ao vivo, gastronomia para todos os gostos e, claro, muito vinho e espumante nas taças. A terceira edição do ‘Despertar no Vale’ movimentou o distrito durante todo o sábado (06 de abril), com programação das 10h à meia-noite. Durante esse período, cerca de 5 mil pessoas circularam pelo espaço preparado na Capela das Almas, Linha Leopoldina, conforme estimativas da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), responsável pela promoção.

Com o sucesso da edição de retomada – o festival tinha sido realizado pela última vez em 2018 –, o Despertar no Vale consolida-se de forma definitiva na programação turística da região. “Estamos muito felizes com os resultados do festival, que superaram nossas melhores expectativas – tanto em movimento de visitantes quando em geração de negócios para os empreendimentos participantes e, sem dúvida, de fortalecimento para o turismo no Vale dos Vinhedos. Agradecemos a todos que acreditaram no projeto, assumiram esse desafio conosco e, agora, podem ser orgulhar do belo trabalho realizado”, avaliou o presidente Ronaldo Zorzi. Agora, a Aprovale deve trabalhar na definição da data para a quarta edição do festival.

Crédito – Murilo Campagnollo

Importante por referenciar os vinhos de excelência pelos quais o Brasil é reconhecido, e a gastronomia de qualidade que caracteriza a região, o ‘Despertar no Vale’ enaltece tudo aquilo que é a marca de Bento Gonçalves, na opinião do prefeito Diogo Siqueira. “O festival destaca o que vem sendo feito, no decorrer de várias gerações, por tantas pessoas que se esforçaram ao longo dos anos para tornar Bento Gonçalves reconhecida no Brasil inteiro. Esse belo trabalho é para o Vale dos Vinhedos, para Bento Gonçalves e para a Serra Gaúcha. Parabéns a todos os envolvidos pelo compromisso de fortalecer o turismo e movimentar nosso município”, disse.

O Despertar do Vale reuniu mais de 30 expositores – entre vinícolas, restaurantes e setoriais: Amitié Espumantes e Vinhos, Audace Wine, Bodega Czarnobay, Casa Valduga, Chamon Garbin Vinhos Clássicos, Dom Elizário, Famiglia Tasca Sucos e Geleias, Lídio Carraro Vinícola Boutique, Maison Forestier, Miolo Wine Group, Peculiare Vinhos Únicos, Pizzato Vinhas e Vinhos, Vinhedos Capoani, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Larentis, Vinícola Almaúnica, Vinícola Barcarola, Vinícola Cave do Sol, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Santa Bárbara, Vinícola Torcello e Vinícola Videiras Carraro; Alitália Posto per Mangiare; Giordani Gastronomia Cultural; La Vigna Especialidades Regionais; Osteria Del Valle; Pipas Terroir; Ristorante Di Bartolomeu; Sabrage Jardim; Azeites Origem Pampa; Atelier Refúgio da Colina; Casa Madeira, Devorata Trufas Artesanais; Queijaria Valbrenta e Vinhedos Pharma.

A terceira edição do festival teve o patrocínio de Agência Batuca, Grupo DCA, Jovem Pan e portal Olá Serra Gaúcha, Sicredi, Água da Pedra, Altaia Cabanas, Gás Cainelli e Liquigás, Orquídea, Giordani Turismo, Pizzato Vinhas e Vinhos, Arquiteta Letícia Calza, L&L Rótulos e Gráfica Bento, Nutrire, Basinox e Maison Forestier. O apoio é da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.

Retornos positivos de quem participou

A proposta da terceira edição do Despertar do Vale agradou – do público local aos que vieram de fora, inclusive do estado, e prestigiaram o festival, como é o caso do casal Christian Jung e Patrícia Brasiliense, de Florianópolis-SC. Eles aproveitaram a estadia em Bento Gonçalves para conferir a atração. “Chegamos na região na sexta para visitar os atrativos e aproveitamos para conhecer o evento. Já é a oitava vez que viemos para o município, pois gostamos bastante. O evento foi lindo, agradável, especialmente por encontrarmos um pouquinho de cada produtor do Vale dos Vinhedos aqui reunidos. Também trouxemos nosso pet, o Bartô, já que o evento é ao ar livre e convida para a experiência petfriendly”, comentaram.

Já o casal Edenir Oliveira e Davi Marques saiu de Porto Alegre exclusivamente para prestigiar o Despertar do Vale. “Vimos o evento nas redes sociais e decidimos conferir, pois gostamos de visitar Bento Gonçalves e conhecer propostas diferentes, como é o caso desse evento”, contaram. A família de Eder da Silva, de Estância Velha, optou pela programação para celebrar uma data especial. “Já conhecíamos a região e a proposta do evento nos interessou, coincidindo com a comemoração do meu aniversário. Achamos o evento muito democrático, com muitas opções gastronômicas e de bebidas. Dá pra experimentar um pouco da essência e da cultura da região”, exaltou.

Se quem é de fora aprovou, o público local pôde apreciar o que de melhor o roteiro turístico tem a oferecer. O casal Elcio Resmini Meneses e Vanda Maria Gomes Meneses, naturais de Rio Grande e Santa Catarina, respectivamente, moram em Bento Gonçalves e aproveitaram o evento para se aproximar da cultura e das potencialidades locais. “Para mim, esse evento foi uma grata surpresa, especialmente pela valorização cultural, com os Jogos Coloniais da Fenavinho, além das vinícolas locais. O espaço estava muito bacana, com espaço para os pets. Gostamos bastante”, disseram. As amigas Angelica Baldissera e Márcia Dendena, também de Bento Gonçalves, endossaram o coro pela aprovação do festival. “Foi nossa primeira vez no evento, mas já sabíamos que seria bom, pois o Vale dos Vinhedos tem muita coisa bacana para visitar. Eventos como esse precisam ocorrer mais vezes, já que movimenta o turismo na região e convida quem mora aqui a conhecer o que temos de melhor”, reforçaram.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments