quinta-feira, maio 23, 2024
HomeEducaçãoCom 276 jovens matriculados, EFASERRA começa ano letivo na segunda-feira, 20/02

Com 276 jovens matriculados, EFASERRA começa ano letivo na segunda-feira, 20/02

Em 2023, ano que completa 10 anos de existência, a Escola acolhe estudantes de 35 municípios, para cursos de Ensino Médio, Técnico em Agropecuária, Programa Aprendiz Rural e para estágio curricular

A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) inicia o ano letivo de 2023 na próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro. Para este ano, estão matriculados 276 jovens, oriundos de 35 municípios. A Escola oferece curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio. Os estudantes da EFASERRA também têm a oportunidade de participar do Programa Aprendiz Rural.

Uma recepção às famílias dos 115 estudantes do primeiro ano marcará o início das atividades. O encontro será realizado às 9h do dia 20/02, no Salão da Comunidade de São Pedro da Terceira Légua.

Já as aulas para os 111 alunos do segundo e terceiro ano começam no dia 27/2. Em 2023, a escola também acompanhará um grupo de 50 estudantes _ que concluiu o ano letivo em 2022_, em período de estágio curricular supervisionado.

A EFASERRA é uma instituição de ensino voltada à realidade dos jovens do campo. Tem como base a Pedagogia da Alternância. Nessa metodologia, os estudantes permanecem uma semana na escola, em regime de internato, e outra semana junto a sua família, realizando atividades práticas em sua propriedade.

“Estamos dando a largada para o ano letivo com um salto grande no número de alunos. Com isso, a responsabilidade aumenta e o desejo de ajudar a qualificar os estudantes do campo também. É marcante esse acréscimo porque acontece no ano em que celebramos uma década de história. Queremos brindar os bons resultados com a Família EFASERRA e toda a comunidade da região”, destaca o diretor Israel Matté.

Localizada no interior de Caxias do Sul, em São Pedro da Terceira Légua, a EFASERRA é uma escola privada, de caráter comunitário, mantida por uma associação de pais: a Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA).

Resultado de uma mobilização de agricultores familiares, lideranças, entidades e pessoas da região comprometidas com o desenvolvimento e a criação de oportunidades a jovens do campo, a EFASERRA completará 10 anos de existência em maio de 2023. Iniciou suas atividades em 27 de maio de 2013, no município de Garibaldi. Em 2015, transferiu-se para Caxias do Sul.

Atualmente, a Escola recebe jovens de 35 municípios: Alto Feliz, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Bom Princípio, Brochier, Campestre da Serra, Canela, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Dois Irmãos, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Jaquirana, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Protásio Alves, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, São Marcos, São Sebastião do Caí, Tupandi e Vale Real.

A EFASERRA integra um movimento mundial de Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAS). Surgido na França em 1935, busca o desenvolvimento das comunidades por meio de uma educação de qualidade, integral, contextualizada e com a participação de todos os envolvidos.

Contato para entrevistas:
Israel Matté – diretor da EFASERRA – (54) 991134649

Atendimento à Imprensa
Rosa Ana Bisinella | Jornalista
54. 999787110

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments