quarta-feira, junho 12, 2024
HomeSegmentoEventoCaxias do Sul sedia Italian Design Day 2023 

Caxias do Sul sedia Italian Design Day 2023 

Com promoção do Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, evento mundial de design acontece, pela primeira vez, em uma cidade do interior e intensifica o diálogo sobre a importância do design para gerações futuras

A Serra gaúcha será sede, no próximo dia 22 de março, do Italian Design Day (IDD). Pela primeira vez, o evento ocorre em uma cidade do interior, Caxias do Sul, berço da imigração italiana do Brasil e polo de extrema importância para a indústria e o design. O palco do IDD 2023 representa a força da região e o encontro deste ano será na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

O tema do evento é a “Qualidade que ilumina – A energia do design para as pessoas e para o meio ambiente”, que surge da necessidade de trazer à tona a complexa engrenagem do sistema de design por meio das diferentes características do setor. O foco está na qualidade percebida ao longo de toda a cadeia produtiva: a energia, como elemento base do processo produtivo e a sustentabilidade que influencia o bem-estar, e o ambiente como núcleo central onde se concebem e se desenvolvem ideias inovadoras. 

O Italian Design Day antecede o Salone Del Mobile em Milão e tem edições em mais de 100 países. É promovido pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale (MAECI) com o objetivo de envolver os principais setores públicos e privados que representam o design de qualidade e o mundo dos negócios. No Rio Grande do Sul, o evento é realizado pelo Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, com a colaboração da Câmara de Comércio Italiana no RS (CCIRS), Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul e o COMITES RS (Comitato Degli Italiani All’Estero | Rio Grande do Sul). 

Entre as atrações da programação está a mostra Vetrina del Design, que reunirá projetos de estudantes e egressos do curso de Design da UCS, do Centro de Design da Serra Gaúcha (CDSG), Designers de IDD RS 2023, Marcopolo, Agrale, Metalco e designers convidados. Na ocasião, a tradicional Reunião-Almoço da CIC terá edição especial com o designer italiano Giorgio Bonaguro, que abordará a temática “Criatividade como instrumento: o que tem por trás da palavra DESIGN”. Bonaguro ilustrará a utilidade do pensamento projetual que é a base do conceito de design, e como o resultado desse processo pode melhorar nosso cotidiano, respeitando o meio ambiente. Ele mostrará alguns desses aspectos de seus projetos mais recentes desenvolvidos na área do design de móveis.

À tarde, as palestras do IDD reúnem especialistas e entusiastas do design italiano e brasileiro em torno da premissa de que o design é ferramenta essencial para conduzir uma transição adequada para uma produção ética, econômica e sensorial. No auditório da CIC, o Cônsul-Geral Valerio Caruso abre oficialmente o evento. Os palestrantes são: a designer gráfica e professora assistente da área do conhecimento de Artes e Arquitetura da UCS, Aline Fagundes; o designer italiano e professor associado ao Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, Carlo Franzato; o iluminador Maneco Quinderé, e o convidado de honra, o Grupo Pininfarina, representado pelo executivo italiano de vendas e marketing do escritório de design, Federico Francesconi. Eles apresentarão suas percepções sobre a energia do design em benefício das pessoas e do meio ambiente, e serão mediados pelo arquiteto Alexandre Viero.

O Italian Design Day RS 2023 tem o apoio da CIC Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul e Florense. Será transmitido, ao vivo, pelo YouTube, no canal Promo CCIRS.  

SOBRE AS PALESTRAS – Maneco Quinderé apresentará a sua trajetória da luz das artes cênicas para a luz arquitetônica. Carlo Franzato abordará características do design como um importante agente de inovação nas empresas e na sociedade. Aline Fagundes discorrerá sobre a diversidade criativa dos profissionais de design na Serra gaúcha formados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).  E o tema da palestra de Federico Francesconi será “Pininfarina: 93 anni di innovazione”, integrando painel com os demais palestrantes e o designer Giorgio Bonaguro.

Mostra Vetrina del Design – Com curadoria da arquiteta caxiense Cristina Mioranza, a exposição reunirá o processo do design de produto, de serviço, gráfico, digital e moda. Do conceito ao resultado, a mostra ocupará vários espaços da CIC. A UCS levará 15 projetos e produtos premiados, desenvolvidos por estudantes do Campus 8 – Cidade das Artes e do Carvi, de Bento Gonçalves. Já o Centro de Design da Serra Gaúcha exibirá dez projetos, entre máquinas e luminárias de estúdios e designers associados. Os designers exploram o limite do desenho, materialidades e tecnologias inovadoras. As indústrias Agrale, Marcopolo e Metalco também participarão da mostra.

PROGRAME-SE

O que: IDD – Italian Design Day

Quando: 22 de março (quarta-feira), das 14h30 às 18h30

Onde: CIC Caxias do Sul – Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 – Jardim América – Caxias do Sul (RS)

COMO PARTICIPAR

Mostra Vetrina Del Design – Acesso gratuito
Palestras IDD RS 2023 – gratuitas mediante inscrição por meio do link: https://forms.gle/39F8m6g7KGTnzhXA8 ou transmissão ao vivo pelo YouTube no canal Promo CCIRS, aberta ao público.
Reunião-Almoço – RA CIC-  informações e inscrições www.ciccaxias.org.br/ra-cic-caxias

Programação
11h – Abertura da Exposição
11h10 – Abertura do Credenciamento IDD 2023
12h – Reunião-Almoço – RA CIC Caxias
13h30 – Coletiva de Imprensa
14h30 – IDD RS 2023
18h30 – Encerramento

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES – PALESTRANTES

Maneco Quinderé – Aliou técnica à intuição para criar projetos de luz que, desde a década de 80, dominam a cena cultural do Brasil. O iluminador assina obras-primas para espetáculos, shows, balés, óperas, desfiles, exposições e projetos luminotécnicos em parcerias com grandes nomes da arquitetura como Miguel Pinto Guimarães, Dado Castello Branco, Cadas Abranches e Arthur Casas, além de desenhar e produzir luminárias para projetos de arquitetura e feiras de design como ART RIO e SP ARTE. No teatro, foi o responsável pela iluminação de peças e musicais como Orfeu da Conceição, Hamlet, Toda Nudez Será Castigada, Histeria, Elis, A musical e A Garota de Ipanema. Shows foram mais de dez, de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Chico Buarque e Milton Nascimento a Frejat, Vanessa da Mata e Sandy. Desde 2000, é o nome por trás das concepções de luz dos desfiles mais importantes das semanas de moda de São Paulo e Rio de Janeiro. Seus 30 anos dedicados à iluminação o transformaram em um dos mais conceituados profissionais em atividade no país: são quatro prêmios Shell, três Mambembe, outros três prêmios Sharp, além de dois Molière e uma Menção Honrosa do governo de São Paulo, por seu legado brilhante.

Pininfarina – Ícone global do design e estilo de vida italiano, com escritórios na Itália, Estados Unidos, China e Alemanha, a Pininfarina é reconhecida por sua capacidade incomparável de criar beleza atemporal por meio de seus valores de elegância, pureza e inovação. Fundada em 1930 como designer de carros de luxo e entre os líderes mundiais em design automotivo, como Ferrari, Maserati e Rolls-Royce, a Pininfarina desenvolveu um portfólio de design multidisciplinar de prestígio que inclui mais de 1.200 projetos automotivos e mais de 600 produtos e design de experiência, bem como arquitetura, interiores, náutica, aviação e design de transporte. Em 2021 e 2022, o estúdio de design da Pininfarina of America foi certificado entre os melhores Great Place to Work dos Estados Unidos, onde conta com escritórios em Miami e Nova York.

Carlo Franzato – Graduou-se em Design no Politecnico di Milano e se doutorou em Design para a Valorização dos Bens Culturais na mesma instituição. De 2009 a 2021, foi professor de design estratégico na Unisinos. Contribuiu para a afirmação dessa abordagem projetual no Brasil e no mundo por meio de sua atividade de educador, articulista, conferencista e de editor da revista Strategic Design Research Journal. É especialista em processos de construção de cenários alternativos e futuros, que pratica em colaborações com empresas, administrações públicas e ONGs. Hoje atua junto ao Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, liderando os Laboratórios de Design Socioambiental (LDS) e de Gestão em Design (LDG).

Giorgio Bonaguro – Após os estudos em Engenharia Mecânica em Modena, alcançou um master em Design Industrial e Design de Interiores na Scuola Politecnica di Design SPD de Milão. Trabalhou em vários estúdios de design e arquitetura, e, depois de abrir o próprio estúdio de design, começou a colaborar com várias empresas italianas e estrangeiras, e desenvolveu peças em edições limitadas apresentadas em feiras internacionais. Atua entre a Europa e o Brasil no campo do design de produto, design de interiores e art direction, tentando combinar a pesquisa de novos materiais e contaminação entre artes diferentes, com um estilo caracterizado por linhas simples e elegantes.

Aline Fagundes – Designer, pesquisadora e docente na Universidade de Caxias do Sul (UCS). É bacharel em Design Gráfico (UCS), especialista em Práticas Curatoriais (UFRGS) e mestra em Turismo (UCS). Atua em projetos de design gráfico e curadoria, participa de projetos de pesquisa e grupos de estudos sobre design, gênero, curadoria, ações educativas e produção editorial independente. Foi membro do conselho consultivo da Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil. É idealizadora do projeto de extensão em design gráfico Desalinha, da UCS. Também participou como membro do júri da 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico (2019) e do Prêmio Bornancini de Design (2022). Coordenou projetos de design gráfico premiados no Brasil Design Awards, Prêmio Bornancini de Design e Prêmio Bom Design Sul. 

Alexandre Viero – Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter | Mackenzie (2017), especialista em desenho mobiliário e interiores pela UCS e Universidade de Pordenone (Friuli Venezia Giulia, Itália – 2007). Arquiteto e urbanista pela Unisinos (2005), professor convidado no Politécnico da Unisinos e na Universidade Franciscana de Santa Maria.  

Cristina Mioranza – Arquiteta e urbanista, especialista em projetos corporativos e área da saúde. Arquiteta chefe do C2 Arquitetos.Mestranda PROPAR| UFRGS. Presidente COMITES RS. Foi presidente do COMPACH (Conselho Patrimônio Cultural e Histórico de Caxias do Sul) e da Associação Sala de Arquitetos.

FLORENSE – EU ENCANTO: NOSSO LEGADO.

Uma marca que faz dos espaços a extensão das nossas histórias, hábitos, desejos e sentimentos. Onde mentes criam, mãos detalham, materiais personificam e tecnologias dimensionam e transcendem fronteiras. A Florense, ao longo de décadas, tem deixado um legado de inspiração para promover novas experiências diárias entre pessoas e lugares de convívio.  Concebida, na essência, pela pluralidade nacional com raízes italianas, traz a tradição e a vanguarda criativa materializadas em seus mobiliários. E nessa trajetória de respeito às relações humanas, ao planeta e às futuras gerações, renova-se com a mesma paixão, para manter seu compromisso em cultivar a beleza das memórias e a singularidade das mudanças.

CIC CAXIAS DO SUL – CIC CAXIAS, AQUI O SEU NEGÓCIO ACONTECE!

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) atua desde 8 de julho de 1901 como entidade de classe civil, sem fins lucrativos, unindo pessoas jurídicas que exercem atividades empresariais na Serra Gaúcha. Uma das mais antigas entidades representativas do Brasil, carrega em seu DNA a força do associativismo representando empresas de micro, pequeno, médio e grande portes da indústria, comércio e serviços. Como parceira de negócios, defende a livre iniciativa, a competitividade e o desenvolvimento de Caxias do Sul e região, considerando o bem-estar da comunidade e o respeito às pessoas.

CONSULADO GERAL DA ITÁLIA EM PORTO ALEGRE – O Consulado Geral da Itália oferece serviços e assistência aos cidadãos italianos que estão no Rio Grande do Sul. Ele é sede da representação da Itália com função administrativa, mas também de promoção econômica e cultural. Em Porto Alegre, desde sua criação em 1902, o Consulado da Itália vem apoiando as relações culturais e econômicas entre Itália e o Rio Grande do Sul, através diversas iniciativas, que criam uma ponte sólida entre italianos e brasileiros, entre elas o Italian Design Day (Dia do Design Italiano).

CÂMARA DE COMÉRCIO ITALIANA RIO GRANDE DO SUL (CCIRS) – A Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul – Brasil (CCIRS) foi fundada em 1959 em Porto Alegre. É uma associação que congrega uma rede de operadores econômicos estabelecidos no mundo, reconhecida pela lei italiana (nr. 518/70), atualmente sob a gestão do Ministero delle Imprese e del Made in Italy  (MIMIT) e coordenada pela Assocamerestero, a Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior. A CCIRS, como rede qualificada de apoio à internacionalização de empresas, atua como um ponto de conexão para as que desejam operar no Brasil e na Itália. Nos seus mais de 60 anos de atividade, consolidou as suas raízes no sentido de fomentar as relações econômicas, comerciais, financeiras, turísticas, culturais e artísticas entre a Itália e o mercado local, aproximando governos, órgãos diplomáticos, federações, associações de classe e demais instituições italianas e brasileiras.

ITALIAN DESIGN DAY (IDD) – O Italian Design Day (IDD) foi criado em 2017, uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, com o apoio do Ministério da Cultura da Itália. Conta com uma programação rica e diversificada, por meio das Embaixadas, Consulados e Institutos Italianos de Cultura e tem se consolidado como ferramenta de promoção ao design italiano, além de dar destaque às empresas líderes de diferentes setores industriais e torná-las protagonistas em suas áreas de atuação. Em 2023, chega à sétima edição, com o tema “A qualidade que ilumina. A energia do design para as pessoas e o meio ambiente”, promovendo reflexões e provocações sobre a evolução do design. 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments