quinta-feira, maio 23, 2024
HomeEconomiaCaxias do Sul é referência no Estado com maior número de sistemas...

Caxias do Sul é referência no Estado com maior número de sistemas solares

1ª Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul debaterá o avanço das energias sustentáveis no país, em setembro

Caxias do Sul foi eleita a capital gaúcha da energia solar. Os números divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2023, comprovam a consolidação da energia fotovoltaica: o município é líder em Geração Distribuída (GD) solar, com 85 megawatt (MW). O Rio Grande do Sul superou a marca de 2,3 gigawatt (GW) em operação de energia solar, tornando-se o terceiro estado a atingir a marca, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo, o que corresponde a 10%. Ainda conforme dados da ANEEL, o mercado gaúcho conta com 263 mil sistemas fotovoltaicos beneficiando 352 mil consumidores.

A cidade serrana apresenta 44% de consumidores oriundos de residências, 23% do comércio, 18% da indústria e 14% de áreas rurais ou agrícolas. São mais de 150 mil sistemas em telhados, usinas de solo e garagens cobertas com painéis solares.

O perfil do segmento no Estado é residencial, assim como no Brasil, com essa classe de consumo respondendo por 1,2 GW de capacidade fotovoltaica em operação. Instalações comerciais, rurais e industriais somam 547 MW, 450 MW e 171 MW, respectivamente.

Esse cenário contribuiu ainda mais para Caxias do Sul sediar a Eletric Move RS 2023, a 1ª Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2023, no Parque de Exposições da Festa Nacional da Uva. Realizado pela Fluxo Solar, Associação Serrana das Empresas de Reparação Veicular (Aserv) e Universidade de Caxias do Sul, o evento debaterá as novas tendências da eletromobilidade e o avanço das energias sustentáveis no mercado brasileiro.

Na oportunidade, um dos palestrantes será o docente da UCS e sócio-proprietário da empresa CGP Engenharia e Consultoria, Tiago Cassol Severo. Ele afirma que a fonte de energia solar tem se tornado a opção preferida dos consumidores quando se trata de gerar baixo impacto ambiental, pois é limpa, renovável e não produz resíduos poluentes. Além disso, os custos de compra de equipamentos e instalação caem ano a ano.  Cassol discorrerá, no sábado, dia 2 de setembro, às 15h15min, sobre “Energias Alternativas para Mobilidade”.

Segundo a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o Brasil deverá acrescentar mais de 10 GW de geração solar fotovoltaica em 2023 e atingir a capacidade instalada acumulada de 36 GW na fonte. O desempenho representaria um crescimento de 35% em relação a potência atual e um dos melhores anos da história do setor no país.

A Eletric Move RS – 1ª Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul tem apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, CIC Caxias do Sul, MobiCaxias, Rádio Caxias, Programa Carros & Cia, Editora São Miguel, Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Sindienergia RS e do Programa RS Solar; e apoio especial de Sebrae. Para mais informações acesse: www.eletricmovers.com.br.

Programação gratuita da Eletric Move RS 2023:

01 de setembro de 2023, sexta-feira:

13h30min: solenidade de abertura – Painel “Políticas-Públicas para Mobilidade”

14h30min: Painel de abertura Badesul com Claudio Gastal

15h: Case “Tecnologias e Inovações” – RandonCorp

15h30min: “Propulsão Sustentável para Veículos de Transporte de Passageiros”, Luciano Resner, diretor da Marcopolo

16h15min: “Aliança pela Inovação: A contribuição das Universidades para as Tecnologias de Eletromobilidade”

17h: Case “Laboratório para Cidades Inteligentes” – Sebrae

17h30min: Case “Negócios Conscientes e Linhas de Crédito” – Sicredi

02 de setembro de 2023, sábado:

10h: abertura dos portões para visitação

13h45min: Case “Desafios da Transição do Combustão para o Elétrico” – Senai

14h30min: “A solução Brasileira para o Desafio Energético e Oportunidades e Novos Negócios” – Mercosul

15h15min: “Energias Alternativas para Mobilidade” com Tiago Cassol, da Serrana Solar

16h: “Eficiência na operação. A Revolução da Eletrificação das Frotas”, com Roberto Poloni, Mentor e Head de Experiência do Cliente da Arrow Mobility

16h30min: “Materiais Avançados e Mobilidade” com o coordenador do UCSGRAPHENE, Diego Piazza

17h: Case “Rota 2030” – UCS, Sebrae, Embrapii, CIC e Simecs

03 de setembro de 2023, domingo:

10h: abertura dos portões para o público em geral – Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica

19h: encerramento do evento

Palestrantes confirmados no Congresso Aserv – Dias 1 e 2 de setembro de 2023*

Douglas Felix: “PassThru na Prática, otimizando ferramentas da oficina”

Frederico Bastos: “Híbridos e Elétricos – Diagnóstico e Manutenção”

Mário Meier Ishiguro: “Mitos e Verdades sobre ar condicionado automotivo”

Márcio Cattani: “Turbocompressor sinônimo de eficiência”

Denilson Alves: “Novas tecnologias automotivas e tendências de mercado”

Flávio Xavier: “Osciloscópio na prática”

Alessandro de Souza “Kiko”: “ADAS”

Luciano Jaccoud: “As novidades nas transmissões automáticas VW/Audi”

*Evento pago. Acesse: www.congresso.aserv.com.br.

Expositores:

Fluxo Solar, ASERV, UCS, Serrana Solar, Sicredi, Mercosul, Sebrae, Secretaria Meio Ambiente – Prefeitura de Caxias, Marcopolo, Arrow Mobility, Brazmaq, DRSULVeículos, DGSUL Veículos e Serviços, DFSUL Veículos e Serviços, Nissei Veículos, Iesa, Nxt Mobil Star, MobiCaxias, Senai, Pirasom, Lyseon, Green Inovation, Autel, H2tech, Toigo Sistemas Automotivos, PrevenSistem, Orquidário Tradição, XPlay, Eko7, FNA Fábrica Nacional de Amortecedores, Smart Mobilidade Urbana e RandonCorp/Suspensys.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments