domingo, junho 23, 2024
HomeCulturaBloco da Velha, de Caxias do Sul, volta neste 2023 inspirado nos...

Bloco da Velha, de Caxias do Sul, volta neste 2023 inspirado nos tradicionais bailes de máscaras

A atração ressignificará o acessório, elemento que também ganhou evidência como artigo de segurança na pandemia

A Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul apresentam a 11ª edição do Carnaval do Bloco da Velha que, neste ano, evidencia o mistério da fantasia carnavalesca com o tema Baile de Máscaras. O evento marcará o retorno da festa mais popular do Brasil para Caxias do Sul e ratificará o espírito alvissareiro com as máscaras, desta vez, destinadas à folia, pensando em ressignificar esse objeto tão marcante durante a pandemia do coronavírus.

O retorno às atividades do Bloco da Velha, após hiato de dois anos por conta do isolamento pela Covid-19, ocorrerá no dia 19 de fevereiro, domingo, das 14h às 22h, na Rua Dom José Baréa, no entorno da antiga Maesa – Metalúrgica Abramo Eberle S/A. A entrada será pelas ruas Treze de Maio e Tronca, esquina com a Rua Vereador Mario Pezzi.

O músico Dan Ferretti comandará uma banda de 15 artistas, que agitará o público com sonorização potente distribuída em dois andares. A festa conta, desde já, com a setlist de ritmos nacionais do DJ Jorge “Mono” de Jesus. Neste ano, o grupo Mixturado, coordenado pelo bailarino Rodrigo Scherer, será o responsável por tornar o dia ainda mais divertido, juntamente com a bem-humorada personagem vivida pelo ator Davi Souza, a Bastiana. Isso tudo para encantar as famílias que tradicionalmente participam da atração lúdica.

O Bloco está preparado para reunir mais de 50 mil pessoas e contará com nova área de alimentação, espaço kids ampliado e uma grande estratégia de segurança, além de serviço de limpeza para iniciar imediatamente após o evento. A proposta contará com diversos bares, no entanto, não será permitida a entrada nos blocos com qualquer tipo de bebida.

Para construir um Carnaval acessível, o Bloco da Velha disponibilizará uma área para PcD’s (pessoas com deficiências) em frente ao palco com direito a banheiro adaptado e serviços de garçons. A entrada exclusiva do setor será destinada a idosos, cadeirantes e deficientes visuais, que poderão participar acompanhados por mais uma pessoa. Uma intérprete de LIBRAS (Língua brasileira de sinais) estará presente no palco durante a abertura do evento e apresentações. Além disso, serão realizados mini blocos de Carnaval em instituições como a APAE, Lar da Velhice e Projeto Mão amiga, com a proposta de levar a alegria da tradicional festa para todos os públicos, por meio de apresentações do elenco da bateria da Banda do Bloco e entrega de brindes.

MAPA_Bloco_da_Velha

O acessório tema do Bloco da Velha 2023 foi introduzido em festas, como o Carnaval, no século XV, na Itália renascentista e durante o Carnaval de Veneza, e é usado em bailes e desfiles de fantasia até os dias de hoje. O papel histórico do artefato é semelhante ao do próprio Bloco, que em 2011 imprimiu uma nova forma de brincar nesse dia. Além do Carnaval de clubes e os desfiles das escolas de samba, Caxias do Sul conhecera, naquele ano, a semente dos blocos. Na primeira edição, eram apenas 250 foliões reunidos, comemorando a maior celebração de rua do país.

“A ideia do Baile de Máscaras é uma questão de respeito por tudo que ocorreu, mas, ao mesmo tempo, é a virada de chave. Agora, são novos tempos e esperamos que a humanidade tenha aprendido muito com o que aconteceu”, explica um dos organizadores, Guilherme Martinato. Ele ainda ressalta que o momento é o fim de uma longa espera por aquilo que todos nós precisamos: o contato, abraços, alegria e leveza, proposta da qual as famílias e os amigos se reúnem para brindar à festa com o intuito de celebração à vida, o Carnaval.

O Bloco da Velha 2023 é uma realização da Livraria Do Arco da Velha e tem recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual, por meio do Pró-Cultura RS, e da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, patrocínio da Vinícola Nova Aliança e apoio cultural da Racon Consórcios, Yeah Consórcios, e Alfa Laboratórios. A produção cultural fica a cargo da PGE Eventos, de Alan Siqueira e Bruno Vaz. Mais informações pelo telefone (54) 9 9655-7200.

Serviço

O que: 11ª edição do Carnaval de rua Bloco da Velha 2023

Quando: 19 de fevereiro, domingo, das 14h às 22h

Onde: Rua Dom José Baréa, no entorno da antiga Maesa

Contatos para entrevistas:

Guilherme Martinato – (54) 99181-4342

Marion Martinato – (54) 9 9970-4447

Divulgação

Lato Sensu Assessoria de Comunicação

imprensa@latosensucom.com.br

(54) 3214-2699 | (54) 9.9998.9014

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments