domingo, abril 14, 2024
HomeSegmentoEventoBiogás é tema de formação para Programa Sucessão Rural da Sicredi Pioneira

Biogás é tema de formação para Programa Sucessão Rural da Sicredi Pioneira

Propósito é fomentar a solução de tratamento de resíduos junto aos produtores rurais

Gerar gás, fertilizantes e energia de forma sustentável é o que proporcionam as usinas de biogás que podem ser instaladas em propriedades rurais. Pensando nas possibilidades de economia e responsabilidade ambiental, a Sicredi Pioneira promoveu uma formação para famílias que participam do programa Sucessão Rural Familiar, na última semana, em Nova Petrópolis. Ao todo, 180 pessoas participaram da palestra “Biogás: transformando resíduos em energia para uma economia sustentável”. O objetivo é explicar sobre essa possibilidade de tratamento de resíduos e fomentar a utilização na região. 

A convite da cooperativa, a palestrante foi a bióloga e professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Dra. Suelen Osmarina Paesi. Ela explicou como funciona a usina de biogás que pode ser instalada nas propriedades: é feita a adição de material orgânico no biodigestor e o biogás é gerado nos fermentadores, dando origem a adubo orgânico, energia térmica, energia elétrica e gás combustível. Trata-se de uma mistura de gases gerada pela decomposição da matéria orgânica sem oxigênio, composta principalmente de gás metano e gás carbônico. 

Durante a explanação, foi mostrado o exemplo de uma propriedade que instalou uma pequena usina e reduziu seu consumo de gás, além de ter aplicado o fertilizante obtido tendo bom retorno sobre a plantação. Também foi mostrado um exemplo de investimento e fornecedor disponível no mercado. Conforme os dados, não somente há economia para a propriedade com energia, gás e adubo, mas também evitando multas ambientais devido à destinação adequada de resíduos.  

Fotos: Julia Cornelli 

O objetivo da cooperativa é, além de promover uma solução ambiental, ser um parceiro de negócios do produtor rural, podendo atuar como financiador do investimento. “É a primeira vez que abordamos o assunto biogás como tema principal no evento do Programa de Sucessão Rural. As soluções sustentáveis como essa estão totalmente alinhadas com o propósito da cooperativa de que ‘Juntos Construímos Comunidades Melhores’. Isso gera valor para toda a cadeia, conectando o produtor rural com os fornecedores e a UCS e a Sicredi Pioneira como agentes de apoio ao associado que desejar investir na melhoria da sua propriedade”, reforça Julia Cornelli, assessora de Negócios Sustentáveis da cooperativa. 

“Tivemos, entre outros parceiros, a Homebiogás, que apresentou a solução de biogás; a Elysios, com soluções para gestão climática; a Vaso Pleno, com a solução da evolução do cultivo em sistema protegido e a ATL Soluções Agrícolas, com a redução de deriva para eficiência, segurança e sustentabilidade. Foi uma manhã cheia de propósito e apoio aos nossos produtores rurais, através das soluções que ajudam na melhoria contínua das suas atividades e também transformar problemas, como o destino correto dos resíduos das atividades do agronegócio, em oportunidades de economia e sustentabilidade, gerando impactos positivos ao meio ambiente”, pontua Julia.  

A ação também está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para um futuro mais próspero e sustentável. Representantes de municípios estiveram presentes no encontro, bem como da Emater e de sindicatos rurais. 

Fundo Social 

Na mesma linha do que foi mostrado no Programa Sucessão Rural Familiar, o Fundo Social da Sicredi Pioneira já teve projetos relacionados a biogás. Todos os anos, um percentual dos resultados da cooperativa é destinado a ações sociais promovidas por entidades que se inscrevem no fundo. No ano passado, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Amizade, em Santa Maria do Herval, conseguiu o patrocínio para instalação de uma usina, no valor de R$ 9,6 mil. Além de gerar resultados econômicos, o biodigestor instalado está servindo como ferramenta pedagógica multidisciplinar para ações de educação ambiental. 

Sobre a Sicredi Pioneira  

Constituída no ano de 1902, a Sicredi Pioneira é a primeira Instituição Financeira Cooperativa da América Latina e a mais antiga instituição financeira privada em funcionamento no Brasil. Oferecendo um portfólio completo, com mais de 300 soluções financeiras, a Pioneira busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o crescimento de mais de 230 mil associados e das comunidades dos 21 municípios em que atua, nas regiões do Vale do Sinos e Serra Gaúcha: Alto Feliz, Canela, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Gramado, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Vale Real. Com sede em Nova Petrópolis/RS, Capital Nacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira está entre as mais de 100 cooperativas do Sistema Sicredi, distribuídas em 26 Estados e no Distrito Federal, contando com mais de 7 milhões de associados no país.  

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments