O início do ano letivo vai demandar um desembolso maior por parte de familiares e estudantes, é o que mostra a tradicional pesquisa de Volta às Aulas da CDL Caxias. Com mais itens nas listas em 2025 e o aumento dos preços dos produtos e serviços, os caxienses deverão gastar mais. De acordo com o estudo realizado pela entidade com a população, neste ano, os consumidores devem investir R$ 284,30, em média, na compra de material escolar, 8,9% a mais do que em 2024. Uniforme e transporte também devem registrar acréscimo de 3,9% e 5,3%, o que poderá gerar um ticket em torno de R$ 324,35 e R$ 261,32, respectivamente.
Para 57,7% dos entrevistados da CDL Caxias, o gasto com material escolar será maior, enquanto para 22,2% será igual e 16,2% menor do que no ano passado. Para os que acreditam gastar mais, 43% afirmaram que o motivo se deve em função dos produtos estarem mais caros, 41,3% têm mais itens a serem adquiridos e 10,1% pretendem obter produtores melhores.
Entre os participantes que pretendem gastar menos (16,2%), 36,7% deles responderam que têm menos itens na lista, outros 34,2% avaliam a necessidade de cortar gastos e 13,9% não querem fazer dívidas.
De acordo com o Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias, 70,5% dos entrevistados têm estudantes em escola pública, 23,2% em instituição particular e 6,3% são de cursos superiores ou técnicos. Para 71,6% dos moradores, a compra será para apenas um estudante, seguido por 20,1% para dois, 6,5% para três e 1,8% para quatro ou mais.
Um terço dos entrevistados (31,2%) pretende ir às compras no início de fevereiro, 21,1% nos dias próximos ao início das aulas, 18,7% já está comprando, 16,4% no final de janeiro. O pagamento à vista representa 62,5% das opções, enquanto a prazo 37,5%.
Maioria prefere adquirir em papelarias e livrarias
A pesquisa da CDL Caxias identificou que a grande maioria (78,6%) deve adquirir os materiais escolares em papelaria/livraria, outros 10,5% no comércio eletrônico, 6,3% em lojas de departamento e 4,6% em supermercados.
Dos que pretendem ir aos estabelecimentos presencialmente, 33,5% argumentaram que gostam de levar os itens para casa na hora, 33,1% querem testar os produtos.
Daqueles que indicaram compras online, 36,2% afirmaram que a escolha se deve pelo maior número de promoções e descontos em comparação às lojas físicas, 25,9% apontaram a comodidade.
Entre as alternativas para economizar, 26,9% disseram à CDL Caxias que buscam locais que oferecem descontos à vista, 24,7% adquirem produtos mais baratos, 21,1% pesquisam em várias lojas, 12,4% reutilizam material do ano anterior, 5,6% não obtêm todos os itens solicitados e 4,7% utilizam livros didáticos usados.
Para 57,4%, as compras acontecem de forma fracionada em lugares com custo mais acessível, enquanto 36,6% disseram que preferem ir em um mesmo estabelecimento com pesquisas prévias.
A presença de estudantes no momento da compra influencia 55,1% dos entrevistados e 48,1% responderam que são obtidos alguns produtos mais caros para agradar os jovens.
A escolha do estabelecimento passa pelo preço atrativo (24,8%), atendimento (23,9%), condições de pagamento facilitado (18,8%), diversidade e produtos diferenciados (8,2%), qualidade dos produtos (6,6%) e localização (5,8%).
Quase 50% comprarão uniforme novo
No quesito uniforme, 54,2% dos participantes da pesquisa da CDL Caxias afirmaram que em 2025 o valor será maior em comparação ao ano passado, enquanto para 27,8% igual e 14,3% menor.
Do total de entrevistados, 47,5% disseram que comprarão uniforme novo e outros 26,4% informaram que a escola fornecerá. Para 10,4% não será necessário, enquanto 8,9% utilizarão usado e outros 4,7% manterão o mesmo.
Como critério para a compra, 36,9% responderam que o preço precisa ser atrativo, 31,5% consideram o atendimento, 13,2% as condições de pagamento facilitadas e 9,8% qualidade dos produtos.
29,5% utilizarão transporte público ou privado
O Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias identificou que em relação ao ano passado o valor é maior para 63% dos moradores, para 30,7% será igual e 6,2% menor.
Neste ano, 29,5% dos alunos utilizarão transporte público ou privado para ir ao colégio. Pouco mais de 33% irão com veículo dos pais ou responsáveis, 13,1% fará o trajeto de ônibus coletivo urbano, 12% transporte escolar privado e 4,4% transporte escolar público. Outros 37,3% apontaram que o aluno irá à instituição de ensino caminhando.
O critério de escolha pelo serviço, sinalizado pela metade dos entrevistados, é o valor do serviço, enquanto 28,3% apontou a idade da frota e condições dos veículos, 13% a qualidade do serviço e 8,7% a reputação da empresa.
Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul
A Pesquisa de Volta às Aulas 2025 da CDL Caxias foi realizada com 786 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2025. Neste ano, o levantamento incluiu, além de familiares, estudantes de cursos técnico ou superior.
O estudo tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. A pesquisa pode ser acessada na íntegra em https://bit.ly/2025VoltaAsAulas