O South Summit Brazil vai transformar Porto Alegre na capital mundial do ecossistema de inovação, empreendedorismo e negócios da América Latina. São esperadas para a edição 2024 mais de 24 mil pessoas de 50 países durantes os três dias do evento (de 20 a 22 de março), no Cais Mauá. Por trás de números cada vez mais gigantescos que devem fazer dessa a maior – e a melhor – edição do South Summit Brazil está a gestão criativa e operacional de duas empreendedoras gaúchas, Ana Paula Leite e Giórgia Bedin (a Doda), sócias da Inventa Evento. Essa é a empresa que há três anos, desde a primeira edição assina a produção-executiva do encontro na capital gaúcha.
Ano a ano, desde 2022, quando o evento criado na Espanha escolheu Porto Alegre para ser sua versão brasileira, é da empresa a responsabilidade pela gestão da produção. A Inventa Evento foi criada em 2006, justamente, para mexer com o mercado de produção de eventos de uma forma apaixonada, intensa e comprometida com a inteligência de gestão de projetos. As ações criativas do universo dos eventos são a marca da Inventa e de sua equipe, hoje, com 15 pessoas. O objetivo é materializar sonhos e projetos, construindo experiência memoráveis para os diferentes públicos a quem se destina cada evento. Foi assim que a empresa se tornou referência para clientes como as Lojas Renner, a Tramontina, a multinacional Stihl, a Multiplan, entre outros, não só no Rio Grande do Sul, como em outros estados.
Ana Paula Leite, diretora da Inventa e head de produção do South Summit Brazil, está mergulhada no evento há 10 meses. Foi dela a missão de anunciar e expor em detalhes o planejamento da edição 2024 para o governo do Estado do Rio Grande do Sul e a IE University, correalizadores do encontro em uma apresentação realizada no Salão Nobre da Catedral Metropolitana, em Porto Alegre, em outubro de 2023. “Será a maior e a melhor edição da história. O South Summit Brazil 2024 vai ocupar uma área de 38 mil m2 no Cais Mauá e um total de quatro armazéns. Teremos um crescimento de 158% da área coberta e 275% da área de alimentação, com o objetivo de ampliar o conforto dos 24 mil visitantes que devem passar pelo local durante o encontro”, detalhou ela.
A experiência South Summit não estará restrita à do Cais. Atividades paralelas também vão ocupar outros espaços da cidade, como o Palácio Piratini, o Instituto Caldeira, o Instituto Ling, o Farol Santander e a Associação Comercial de Porto Alegre, todos com a produção da Inventa. “O objetivo é ampliar as vivências, além dos ambientes convencionais, das palestras e das rodadas de negócios das startups, que estão no DNA do South Summit. Pela primeira vez, por exemplo, teremos três barcos no Guaíba, que vão formar o Business Lounge, o Meeting Area e o Wine Boat. Essas outras ações incluem a ampliação da área de gastronomia, bares, restaurantes, que devem proporcionar um clima leve, descontraído e único para um evento dessa natureza”, acrescenta Doda Bedin.
Além de todas essas atrações, a Inventa também será responsável pelo projeto, montagem, operação e ativação dos espaços do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Alegre, bem como das empresas Eletromídia, FBank, Processor e do Tecnopuc, dentro do South Summit.
Toda essa mobilização está envolvendo o trabalho de cerca de 2 mil pessoas, incluindo um time de 70 produtores., sob o comando da Inventa, em uma edição que deve movimentar cifras acima de US$ 10 bilhões incluindo as captações das startups que participam da Startup Competition. “Para construir o South Summit Brazil fomos três vezes acompanhar o evento em Madri, que já prepara sua 14ª edição. Aprendemos com eles e hoje nos orgulhamos por saber que muitas das ideias que implantamos em Porto Alegre podem servir de inspiração”, destaca Doda.