A Sicredi Pioneira reuniu, na segunda-feira (0912), o Ecossistema de Turismo dos 21 municípios da sua área de atuação. O encontro, realizado em Nova Petrópolis, contou com representantes da Região das Hortênsias, Uva e Vinho, Vale da Felicidade, Vale Germânico e Rota Romântica. Estiveram presentes empresários, poder público, autoridades locais e regionais, entidades e imprensa. Representantes do Sebrae, Infraero e Dnit também tiveram momentos de fala.
A cooperativa compartilhou com o público um panorama de como tem movimentado o segmento com linhas de crédito, meios de pagamento, eventos, consultorias, conexão com entidades, participação no programa Juntos (para associados) e projetos focados no desenvolvimento dos destinos. A Sicredi Pioneira entende o turismo como estratégico e busca fomentar o desenvolvimento do ecossistema a nível regional.
Dentre os dados apresentados no encontro, a cooperativa destacou R$ 500 milhões concedidos em crédito para o empreendedorismo no setor em 2024; R$ 1,1 bilhão em transações nos meios de pagamento neste ano e apoio aos empreendimentos, gerando novas oportunidades de emprego e crescimento das comunidades. Além disso, colaborou com a retomada do turismo após o período de enchentes, com ações específicas e sinalização de caminhos alternativos. Do programa de fidelidade Juntos, destinado aos associados da cooperativa, 84 mil pessoas participam e consomem de parceiros cadastrados.
“Nossa participação como parceiros do turismo regional é uma maneira de incentivarmos o fortalecimento das comunidades. Estamos inseridos em uma localidade de enorme potencial turístico e, por isso, nada mais natural do que proporcionarmos soluções financeiras e não financeiras aos envolvidos”, reforça Paola Benevenuto, assessora de Turismo da Sicredi Pioneira.
Obras de retomada
Conforme o chefe da unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Vacaria, Daniel Bencke, a ponte sobre o rio Caí deverá ser reaberta antes do Natal, voltando a ser uma alternativa de ligação entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. A estrutura havia colapsado em maio, durante o período de enchentes. Ainda segundo Bencke, as obras que ligam Galópolis a Vila Cristina (nomeadas de Lote 2) e de Vila Cristina até Nova Petrópolis (Lote 3) estão na fase de aprovação dos projetos.
Segundo Odone Bizz, diretor da Infraero, existem planos para receber aeronaves maiores nos aeroportos da Serra Gaúcha. Foram discutidas a reforma do Aeroporto de Canela, bem como as melhorias no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani e a construção do Aeroporto de Vila Oliva, ambos em Caxias do Sul. A secretária de Planejamento de Caxias do Sul, Margarete Bender, e o titular de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, contribuíram com a pauta durante o evento.
No que tange à segurança pública, durante o encontro, foi abordado que a Serra Gaúcha possui, há 20 anos, o 1º Batalhão de Patrulhamento Turístico do Rio Grande do Sul. O 1º BPAT foi instalado em 2004, tendo como sede o município de Gramado, e apontou indicadores de segurança que favorecem a atividade turística na região.
Para Daniel Hillebrand, gerente de Relacionamento da Sicredi Pioneira, há um cenário favorável ao desenvolvimento turístico da região para 2025, considerando a finalização de diversas obras de infraestrutura. “Além de viabilizarem melhor acesso aéreo ou rodoviário aos visitantes, também permitirão o melhor trânsito entre os municípios da região, envolvendo logística de trabalhadores, saúde, educação, escoamento de produção, entre outros. Essa mensagem de positividade precisa ser fortalecida para nossas comunidades”, salienta.
Sobre a Sicredi Pioneira
Constituída no ano de 1902, a Sicredi Pioneira é a primeira Instituição Financeira Cooperativa da América Latina e a mais antiga instituição financeira privada em funcionamento no Brasil. Oferecendo um portfólio completo, com mais de 300 soluções financeiras, a Pioneira busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o crescimento de mais de 270 mil associados e das comunidades dos 21 municípios em que atua, nas regiões do Vale do Sinos e Serra Gaúcha: Alto Feliz, Canela, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Gramado, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Vale Real. Com sede em Nova Petrópolis/RS, Capital Nacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira está entre as mais de 100 cooperativas do Sistema Sicredi, distribuídas em 26 Estados e no Distrito Federal, contando com mais de 8 milhões de associados no país.