A terceira edição do Sálvia – Festival de Arte, Cultura e Gastronomia levou cerca de 6 mil pessoas para a Praça das Feiras, de Caxias do Sul, nos dias 3 e 4 de dezembro, mesmo com outras atividades acontecendo em paralelo na cidade. Com programação para toda a família e horário estendido, o público pode aproveitar o melhor das 20 cozinhas e estações de bebidas, além de artesanato, e apresentações de artistas caxienses. Tudo isso, com entrada gratuita. O visitante pagava apenas o que consumia.
Segundo levantamento do Sebrae RS, um dos realizadores do evento, o faturamento bruto médio das cozinhas e estações de bebida ficou em torno de R$ 8 mil cada. Contabilizando o faturamento de todos os expositores e estrutura de montagem do evento, o Sálvia 2022 movimentou mais de R$ 500 mil.
“Os expositores ficaram muito satisfeitos com o evento, que além de gerar incremento de faturamento para as operações, possibilitou ainda, visibilidade e conexão com o público, reforçando as marcas, auxiliando na fidelização de clientes e atingindo um público potencial de novos consumidores”, avalia a gestora de projetos de gastronomia do Sebrae na Serra Gaúcha, Letícia Vanzin Domingues.
O montante foi alavancado também, pela dobradinha de sucesso da edição passada: o Espaço Kids, em parceria com o Caminho Rede de Ensino, e a Quitanda do Sálvia, com produtos de agricultores e agroindústrias caxienses. Outros fatores que contribuíram, e muito para a receita, foram as novidades desta edição, o Espaço Pet, com itens e serviços selecionados para os amigos de quatro patas, e a Boutique do Sálvia, com artigos personalizados de cerâmica, moda e artesanato, que valorizam o empreendedorismo feminino, fomentando a economia e network no município.
“Foram meses de preparação e dois dias de intenso trabalho, mas também de muitas alegrias. Nos preocupamos em preparar um local aprazível e para as intempéries do tempo, inclusive para a chuva do domingo, onde as pessoas puderam se divertir, encontrar amigos e comercializar produtos. Tudo isso nos motiva para as próximas edições”, afirma a empresária da Interface Eventos e promotora do Sálvia, Lisete Alberici Oselame. Vale lembrar que, em novembro de 2022 foi sancionada pelo prefeito Adiló Didomênico, a lei que inclui o Sálvia no calendário oficial de eventos do Município.
O Sálvia 2022 é uma realização Interface Eventos e Sebrae RS. Apoio institucional: Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, com a chancela das marcas: Eccel Incorporadora, CDL, OU, Sicredi Pioneira, Senac RS e Emercor. Apoio cultural: Unimed Nordeste RS, Impulso Franquias, Escola de Educação Infantil Companhia do Carinho, Escola de educação infantil caminho kids, Eiffel Veículos, Imobiliária Bento Alves e L. Formolo. Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Caxias do Sul|RS, 08 de dezembro de 2022
Sálvia 2022 – Assessoria de Imprensa
Coordenação de Conteúdo: Adriana Silva (54) 99114.5054
Atendimento: Melina Francisquetti (54) 999790236