São Paulo, 27 de janeiro de 2025 — A Honeywell (Nasdaq: HON) acaba de divulgar a sua mais recente Pesquisa de IA no setor do varejo. O conteúdo destaca que mais de 8 em cada 10 varejistas planejam aumentar o uso de automação e inteligência artificial (IA) em suas operações, com premissas como adaptação às mudanças de comportamento do consumidor, aprimorar as habilidades dos funcionários e melhorar a eficiência para os compradores.
O estudo, realizado com grades varejistas e consumidores dos Estados Unidos durante o período que antecedeu as festas de final do ano, revelou também que 35% dos lojistas planejam aumentar significativamente seu investimento em IA para lidar com os maiores pontos problemáticos que enfrentam no clima acelerado e descentralizado de hoje, incluindo gerenciamento de devoluções aprimorado, automatização do atendimento ao cliente e monitoramento da disponibilidade do produto.
“Estamos realmente no meio de uma nova era para o varejo, em que a evolução dos recursos de IA causará um impacto positivo na jornada do comprador, na experiência do funcionário e na operação da cadeia de suprimentos do varejista”, disse David Barker, presidente da Honeywell Productivity Solutions and Services. “Em sua jornada em direção às operações autônomas, as soluções devem fornecer dados acionáveis e que ajudem a aprimorar as habilidades dos colaboradores do setor”, completa.
A pesquisa também reforçou que os lojistas do segmento estão usando IA para aprimorar as habilidades dos funcionários e melhorar sua experiência no trabalho, o que pode, em última análise, ajudar a preencher as mais de 580 mil vagas de emprego projetadas nos Estados Unidos para este ano¹.
Principais descobertas do estudo:
- Mais da metade dos líderes de varejo pesquisados disseram que a IA melhora a retenção de funcionários. Além disso, 52% acreditam que a IA pode ajudar os colaboradores a progredirem mais rapidamente em suas carreiras, expandindo suas habilidades sociais e fornecendo valor continuamente aos seus empregos.
- Mais da metade (6 em cada 10) dos executivos de varejo disseram que as ferramentas de IA facilitam o trabalho dos funcionários, enquanto 55% disseram que aumentam a satisfação no dia a dia. Isso se alinha com o foco crescente do setor de varejo em como a satisfação dos funcionários pode dar suporte à experiência do cliente para seus negócios.
- A IA também está desempenhando um papel cada vez mais importante na melhoria da experiência do cliente para os compradores, tanto ao comprar online quanto pessoalmente. Ela pode fornecer aos compradores melhor acesso às informações, transações mais rápidas, bem como uma maneira mais fácil de comparar preços.
Principais descobertas da pesquisa da Honeywell com compradores do varejo incluíram:
- Dois terços dos consumidores pesquisados (66%) relataram que usaram IA durante as compras, seja para fazer uma pergunta por meio de um bot de bate-papo, comparar preços de um item entre varejistas ou resumir avaliações de clientes.
- Comparar preços entre lojas é de longe o caso de uso mais procurado para IA (53%), seguido por verificar a disponibilidade do produto (41%) e ter uma experiência de checkout mais simples e perfeita (34%).
Para saber mais sobre os resultados da pesquisa e como as soluções de IA da Honeywell estão ajudando a moldar a nova era do varejo, visite https://automation.honeywell.com/us/en/industries/retail.
Metodologia
A Honeywell contratou a Wakefield Research para conduzir a Honeywell Retail Executives Survey e a Honeywell Retail Consumers Survey (coletivamente chamadas de “Honeywell AI in Retail Survey”). Essas foram pesquisas realizadas no formato “Omnibus Survey” e ocorreram no período 2 a 8 de dezembro de 2024 usando um convite por e-mail e formato de pesquisa online. A Retail Executives Survey entrevistou 100 executivos dos EUA com que se enquadravam no requisito mínimo de vice-presidente em empresas de varejo com uma receita anual mínima de US$ 100 milhões. A Pesquisa de Consumidores de Varejo entrevistou 1.000 adultos norte-americanos representativos nacionalmente, com idades entre 18 e mais.
Sobre a Honeywell
A Honeywell é uma empresa operacional integrada que atende a uma ampla gama de indústrias e regiões geográficas ao redor do mundo. Nosso negócio está alinhado com três poderosas megatendências – automação, o futuro da aviação e transição energética – sustentadas pelo nosso sistema operacional Honeywell Accelerator e pela plataforma Honeywell Forge IoT. Como um parceiro confiável, ajudamos organizações a resolver os desafios mais difíceis e complexos do mundo, fornecendo soluções acionáveis e inovações por meio de nossos segmentos de negócios Aerospace Technologies, Industrial Automation, Building Automation e Energy and Sustainability Solutions que ajudam a tornar o mundo mais inteligente, seguro, protegido e sustentável. Para mais notícias e informações sobre a Honeywell, visite www.honeywell.com/newsroom.