domingo, novembro 17, 2024
HomeSegmentoNegóciosLinha Varietal, da Cooperativa Vinícola Aurora, ganha reforço com os vinhos brancos...

Linha Varietal, da Cooperativa Vinícola Aurora, ganha reforço com os vinhos brancos Viognier e Malvasia Aromática

Lançamentos vão ao encontro de tendências de aumento no consumo de produtos mais leves e frescos, às vésperas do início das estações mais quentes do ano. De janeiro a julho de 2024, coleção de produtos cresceu 30% em relação ao mesmo período do ano passado

A Cooperativa Vinícola Aurora acaba de anunciar reforço em sua linha de vinhos finos com o lançamento dos brancos Aurora Varietal Viognier e Aurora Varietal Malvasia Aromática, ambos da safra 2023. Agora, a coleção lançada em 1986 e pioneira no trabalho com vinhos elaborados 100% com uvas viníferas de uma única variedade, conta com dez rótulos, sendo seis tintos e quatro brancos. De janeiro a julho de 2024, as vendas da linha cresceram 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

A apresentação dos novos produtos vai ao encontro de tendências de aumento no consumo de vinhos brancos, mais leves e frescos e às vésperas do início das estações mais quentes do ano. Os produtos chegam ao mercado com preço médio ao consumidor de R$ 39,90.


“Percebemos que tínhamos uma boa produção de ambas as variedades e resolvemos apostar nesses lançamentos. O destaque nas últimas edições da Avaliação Nacional de Vinhos, da Associação Brasileira de Enologia (ABE), em que os brancos ganharam ênfase, foi outra razão para ampliarmos a gama de vinhos brancos da marca. Acreditamos que seja o momento ideal pela chegada das temperaturas mais elevadas e alinhado ao que o varejo busca, que é inovação e sazonalidade”, observa o diretor de Marketing e Vendas da Aurora, Rodrigo Arpini Valerio.

Tanto o Aurora Varietal Viogner como o Aurora Varietal Malvasia Aromática possuem graduação 12,5%.  O Viogner contém notas levemente tostadas e frutas de polpa branca como lichia, harmoniza com camarão na moranga, risotos a base de queijos, bolinho de bacalhau, aves e frutos do mar. Já o Malvasia Aromática possui notas de frutas cítricas, flores e hortelã e harmoniza com salada césar, queijos leves, massas com molhos brancos, aves, peixes e frutos do mar.

Dois vinhos conquistaram medalhas em concurso na Argentina antes mesmo de chegarem ao marcado
Crédito: Eduardo Benini

Variedades cultivadas na Serra Gaúcha

Tanto a Viognier como a Malvasia Aromática são cultivadas por 90 famílias associadas à cooperativa na Serra Gaúcha. Elas estão localizadas nas comunidades de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Veranópolis, Monte Belo do Sul, São Valentim do Sul e Cotiporã e, juntas, cultivam 108 hectares entre as duas variedades.

A linha Varietal chegou no mercado há 38 anos, permanecendo até hoje entre os destaques da marca, o que atesta, a cada ano, a ótima aceitação dos consumidores brasileiros por vinhos elaborados com uma única uva.

Além da Viognier e Malvasia Aromática a carta de brancos é composta pela Chardonnay, Riesling Itálico, Malvasia Aromática e Viognier. Nos tintos as opções são Cabernet Sauvignon, Merlot, Marselan, Petit Verdot, Rebo, Pinot Noir.

Medalhas na Vinus 2024

Antes mesmo do lançamento, os rótulos Aurora Varietal Malvasia Aromática e Aurora Varietal Viognier conquistaram medalhas de Ouro e Prata, respectivamente, no Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus 2024, realizado em Mendoza, na Argentina. O concurso reuniu 567 amostras de 19 países, que foram avaliadas por 55 degustadores.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments