O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP realizou em sua sede, na manhã da última segunda-feira (5), a entrega do Prêmio Destaques da Administração, categorias Tecnólogo e Acadêmico, que nesta primeira edição contou com a parceria do Centro Paula Souza – CPS e da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ANGRAD.
Na cerimônia, foram homenageados a tecnóloga em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e fundadora da startup Baruk Automação Inteligente, Ana Claudia Cabral, e o administrador e coordenador do curso de graduação em Administração da FGV EAESP, Renato Guimarães. A escolha dos nomes de Ana Claudia e Guimarães foi feita a partir de critérios técnicos estabelecidos pelas instituições parceiras, que estiveram representadas na cerimônia pela diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, e pelo presidente da ANGRAD, Edson Sadao Iizuka.
Na entrega do prêmio ainda estavam presentes os conselheiros do CRA-SP, os coordenadores dos Grupos de Excelência do Conselho, convidados dos homenageados e o coordenador executivo de Conselhos e Departamentos da FIESP, Gen. Adalmir Domingos.
Em seu discurso de abertura, o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, explicou a motivação para a criação do prêmio, ressaltou a importância dos cursos tecnológicos, que possuem formações mais rápidas e totalmente direcionadas para o mercado de trabalho, e, ainda, destacou o trabalho fundamental dos professores. “Este prêmio que será entregue aqui hoje, além de valorizar, também inspira outros profissionais a seguirem a carreira acadêmica que, apesar de todas as dificuldades, segue firme no propósito de formar uma sociedade cada vez mais justa, igualitária, inclusiva e democrática”, afirmou.
Tecnóloga de destaque
Ao receber a homenagem como Tecnóloga de Destaque, Ana Claudia enfatizou o poder da educação na vida das pessoas ao lembrar da sua própria trajetória e evidenciou a importância da gestão profissional para o sucesso dos negócios. “Tive uma infância muito difícil e sabia que a única forma de romper com ela era estudando e criando o meu próprio futuro. Então eu fui atrás de fazer justamente isso. Quando eu tive certeza de que queria ter uma startup eu sabia que precisava estudar Administração”, contou.
Ana Claudia também reforçou o papel essencial dos professores na formação dos alunos ao agradecer a homenagem. “Quem me conhece sabe que, depois da minha família, o meu trabalho é a coisa mais importante da minha vida e ser reconhecida por ele é, sem dúvida, é um dos momentos mais relevantes da minha trajetória. Estou muito feliz de estar aqui hoje e esse prêmio, sem dúvida, fará uma diferença enorme no meu currículo. Posso garantir que farei de tudo para que ele seja muito valorizado e cada vez mais reconhecido pela sociedade”, agradeceu.
Para a diretora-superintendente do CPS, que juntamente do conselheiro do CRA-SP, Adm. Silvio Minciotti, entregou o prêmio à Ana Claudia, a justa homenagem representa um futuro de muitas oportunidades. “Tenho certeza que esse sucesso vai servir de inspiração para outros tecnólogos, para que eles saibam que podem alcançar uma infinidade de possibilidades na sua profissão desde que tenham perseverança e coragem. Espero que o brilho desse triunfo ilumine o caminho de vocês”, desejou Laura.
Acadêmico de destaque
Ao introduzir a homenagem ao Acadêmico de Destaque, que foi entregue em conjunto com o conselheiro do CRA-SP, Adm. Taiguara Langrafe, o presidente da ANGRAD relembrou os critérios técnicos utilizados para se chegar ao homenageado desta primeira edição do prêmio. “Nós avaliamos todos os dados das escolas de Administração do estado de São Paulo e verificamos aquelas que tinham o Enade 4 e 5, bem como elevados CPC, IDD e IGC (indicadores utilizados pelo MEC para medir a qualidade da educação superior). Depois, filtramos aqueles profissionais que são formados na área e, a partir daí, analisamos individualmente cada um. Todos os professores que estavam nesse grupo mereciam o reconhecimento, mas a diferença, que nos fez chegar em três nomes, foi a dedicação dada não só para as suas instituições de ensino, mas para a área da Administração. Esses três nomes foram exaustivamente debatidos por profissionais de todo o país e assim chegamos ao resultado do professor Renato Guimarães”, contou.
Ao agradecer a homenagem, Guimarães destacou que o prêmio recebido se materializa na figura de uma pessoa, porém ele é o reconhecimento do trabalho de tantos outros professores e coordenadores de curso. “Fico muito feliz de ter escolhido essa profissão, de ter caminhado até aqui e poder efetivamente mudar vidas”, disse.
Ele ainda destacou as rápidas transformações que impactam a sociedade e a comunidade docente. “Muitos desafios se colocam para nós, professores e coordenadores, e acho que isso está muito claro. Temos um país muito desigual e com enormes necessidades e demandas para todos os profissionais, por meio de iniciativas que possam transformar o Brasil em um país melhor, mais igualitário, com mais oportunidades e mais democrático. Acho que temos muito trabalho pela frente”, finalizou.
Confira, em breve, as entrevistas exclusivas que os homenageados concederam ao Canal A Serviço da Administração, no YouTube, e à Revista ADM PRO, e saiba mais sobre suas trajetórias.
Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que atualmente reúne cerca de 7 mil empresas e 60 mil profissionais registrados. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.