Devido às dificuldades que o Rio Grande do Sul enfrenta desde o início de maio, graças ao excesso de chuvas e suas consequências, o Sicredi está lançando mais uma iniciativa de apoio à comunidade. Por meio da campanha “1+1: cooperar é somar”, a cooperativa irá dobrar cada real recebido pelo PIX da Fundação Sicredi em doações para os atingidos. A iniciativa, a nível nacional, já arrecadou R$ 10 milhões, que serão duplicados pela instituição. Os valores estão sendo empregados na compra de mantimentos e materiais necessários para a reconstrução das regiões prejudicadas.
Para ajudar, é possível contribuir com qualquer valor para a chave PIX ajuders@sicredi.com.br, conferindo o nome do favorecido como Fundação Sicredi. A ação de arrecadar e duplicar os valores reafirma o comprometimento no restabelecimento das pessoas, negócios e demais estruturas e renova a atenção para o tema das doações, que ainda são necessárias.
Iniciativas da Sicredi Pioneira
No âmbito local, a Sicredi Pioneira já sinalizou a destinação dos recursos do Fundo Social para o auxílio às comunidades impactadas e está atuando junto aos movimentos de restabelecimento das vias regionais. Foram doados colchões, cobertores, alimentos, produtos de limpeza e repelentes para as comunidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Além disso, foi articulado o recebimento de donativos enviados por outras localidades do país.
A cooperativa liberou seus colaboradores para atuarem em ações de voluntariados e, em uma parceria com a Icatu Seguros, disponibilizou lava-jatos e sopradores para esses voluntários apoiarem nas limpezas no Vale do Sinos.
A Pioneira ainda estruturou soluções para apoiar no restabelecimento da vida financeira de seus associados e comunidades. Possibilidades de prorrogação de créditos, uma linha de crédito emergencial e condições especiais em capital de giro e microcréditos estão entre as opções disponíveis.