A previsão de que o inverno deve ter temperaturas mais baixas do que o normal e de que o frio deve ser prolongado neste ano aumenta as expectativas do setor têxtil da Serra gaúcha. O Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharias, Vestuário, Calçados e Acessórios (Fitemavest), que representa mais de 800 empresas do ramo na região, projeta um crescimento de 10% nas vendas no inverno de 2024 em relação ao ano passado.
De acordo com o conselheiro fiscal do Fitemavest, Elias Biondo, os produtos de inverno têm uma grande importância no faturamento das empresas do setor e depois de um inverno com vendas abaixo do esperado em 2023, o clima agora é de otimismo. “Na Serra existem muitas malharias que produzem quase que exclusivamente produtos de inverno e meia estação, ou seja, essas empresas dependem do frio para garantir um bom êxito nas vendas. Estamos com grandes expectativas para o inverno deste ano”, destaca.
O setor têxtil, que gera mais de 40 mil empregos diretos e indiretos, também trabalha muito com produtos à pronta-entrega. Elias explica que os lojistas que precisarem vir até a Serra para comprar malhas e demais itens para a estação mais fria do ano encontrarão, além de uma grande variedade, preços mais acessíveis. “As matérias-primas diminuíram um pouco o custo e isso reflete na ponta. Claro que ainda temos uma indústria que sofre com altos custos operacionais e uma concorrência grande com produtos asiáticos”, enaltece.
A designer, professora e consultora de moda Cecilia Milicich Seibel aponta que após uma explosão de cores no pós-pandemia, chegou a hora da busca do equilíbrio visual, com um inverno com cores mais neutras. “A gama de tonalidades que vão do off-white ao marrom, neutros quentes que incluem os beges, são grande destaque. Os neutros frios aparecem nos desdobramentos de cinzas e cores acinzentadas. Como pontos de cor mais vibrantes o destaque fica para os vermelhos muito vivos”, pontua a estilista que esteve na Europa em outubro de 2023 e conferiu de perto as principais tendências internacionais para o Inverno 2024.
Ela adianta ainda que a entrada de tons chinos, militar e bordô também devem seguir deste inverno para o próximo verão e também para o inverno de 2025.