Brasil, maio de 2024: No tecido do empreendedorismo global, existe um fio especial que une não apenas os interesses comerciais, mas também os laços de sangue e tradições familiares. Esse fio é o empreendedorismo familiar, uma força impulsionadora que combina o desejo de sucesso nos negócios com a intimidade e confiança que só as relações familiares podem oferecer, onde se perpetuem, desde séculos passados, o cultivo de uvas e a produção de vinhos.
História, cultura, família e tradição convivem nos vinhedos do Rio Grande do Sul, um setor que movimenta anualmente, em média, mais de R$4,5 bilhões, segundo a Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) do estado.
O setor vitivinícola do Rio Grande do Sul representa 90% da produção nacional. O estado soma 750 vinícolas, que fomenta o turismo e engrandece o vinho produzido na região, que também é comercializado em todo o país.
Grande exemplo de empreendedorismo familiar e sucessório, levando o legado de geração em geração é a Casa Valduga. Juarez Valduga perpetuou seu legado desde 1970 à frente da empresa. Atualmente, a vinícola produz 5 milhões de litros por ano, exporta para mais de dez países, detém prêmios internacionais e conquistou o patamar de ‘Disney do vinho’ da América Latina.
Édem Davanzzo, à frente do movimento que ficou conhecido como “O Poder da Família”, desembarcou na região para conhecer a fundo a história, a tradição e o segredo escondido nas barricas. “O empreendedorismo familiar continua a desempenhar um papel vital na economia global. Empresas familiares estão por trás de uma parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB) em muitos países e desempenham um papel fundamental na criação de empregos e na promoção do desenvolvimento econômico em suas comunidades”, afirma o empresário e apresentador. “Conhecer de perto esse exemplo de negócio é uma fusão única de tradição, inovação e compromisso comum que impulsiona o sucesso e fortalece os laços familiares ao longo das gerações.”
Em conversa exclusiva com Juarez Valduga, Édem teve a oportunidade de ouvir um pouco mais sobre o projeto a longo prazo da empresa, que passará a ser liderada pelo filho de Juarez. “Além de empreender na família, empreender em família é uma experiência enriquecedora que uniu os membros da mesma linhagem em torno de um objetivo comum. Nestes negócios, o trabalho não é apenas uma atividade comercial, mas também uma expressão de vínculos familiares e valores compartilhados”, destacou Davanzzo após a conversa.
É perceptível que para esse caso, a jornada para o sucesso começou em casa. O empreendedorismo na família muitas vezes surge da inspiração dos pais, avós ou mesmo bisavós que arriscaram tudo para transformar uma ideia em realidade. Estas são histórias de coragem, perseverança e visão, onde o apoio familiar serve como um alicerce sólido para os sonhos empresariais.
“No entanto, diferente de empreender em família, empreender na família não é apenas sobre seguir os passos dos antecessores; é também sobre investir tempo de qualidade nas relações familiares, buscar ferramentas de comportamento humano para dirimir conflitos do cotidiano e buscar as melhores referências para moldar os padrões de comportamento e princípios.”
Sobre Édem Davanzzo
É empresário bem-sucedido no setor de comunicação, eventos e educação corporativa, fundador da agência Sense_AND e sócio da SME – The New Education.
O Top mind nexialista é perito em solucionar problemas de grandes marcas e empresários, além de ensinar as famílias a usarem técnicas de gestão empresarial no próprio lar para estimular os pais a empreender na família.
Anjo e Astro investidor | Co-fundador do maior movimento de empreendedorismo familiar do Brasil | Apresentador do talk familiar de maior sucesso na TV africana, Papo em Família.