domingo, novembro 17, 2024
HomeSegmentoComércioAs experiências da Miolo em três terroirs brasileiros

As experiências da Miolo em três terroirs brasileiros

Do Vale dos Vinhedos, passando pela Campanha Gaúcha, até chegar ao Vale do São Francisco, grupo oferece vivências em torno do mundo do vinho que contemplam degustação na cave da família e a 45 metros de altura, cabanas e piquenique entre parreirais, Vapor do Vinho pelas águas do Velho Chico e até uma expedição lendária

Quando a Vinícola Miolo abriu as portas do porão da casa de pedra erguida pelo imigrante Giuseppe Miolo para receber turistas, o Vale dos Vinhedos estava florescendo. As estradas ainda eram de chão batido. Naquela época, no início da década de 1990, a Família Miolo já dava as primeiras investidas no enoturismo, antes mesmo de o roteiro se tornar oficial. A Osteria Miolo, como era chamado o pequeno restaurante, foi onde a vinícola recebeu os primeiros grupos em torno da boa mesa italiana e de uma bela taça de vinho. De lá para cá, o turismo de experiência só cresceu e hoje a Miolo Wine Group (MWG) oferece nove atrações enoturísticas. Três delas estão entre as novidades: o Roteiro Terroirs no Vale dos Vinhedos e os Roteiros Expedição Lendária e IP Campanha Gaúcha, em Santana do Livramento.

Roteiro Terroirs chega para proporcionar uma viagem através de vinhos elaborados nas quatro regiões onde a Miolo Wine Group produz, sendo elas: Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves, RS (Miolo), Campanha Meridional – Candiota, RS (Seival), Vale do São Francisco – Casa Nova, Bahia (Terranova) e Campanha Central – Santana do Livramento, RS (Almadén). São quatro rótulos, um de cada terroir. Única no Brasil a produzir em quatro diferentes regiões vitivinícolas, a Miolo cultiva 55 variedades de uvas viníferas, além de outras 14 em fase de teste. Com isso, a marca se distingue por oferecer a maior variedade de produtos ao mercado com 112 rótulos próprios. “Nos dedicamos todos os dias do ano à nossa maior fortaleza, nossos vinhedos. Hoje são mil hectares de vinhedos próprios. É deles que nascem nossos vinhos e espumantes. E ao abrir cada garrafa e compartilhar nossa produção, estamos dividindo com todos o que de melhor sabemos fazer”, destaca Adriano Miolo, diretor superintendente da MWG.

Degustação na torre Vale dos Vinhedo

Somente no Vale dos Vinhedos são mais de 200 mil turistas por ano, número que vem crescendo de 10% a 15% a cada safra. Com o lançamento do Roteiro Terroirs, a empresa espera atrair ainda mais apreciadores em torno da cultura do vinho. A oferta na unidade se completa com o tradicional Roteiro Turístico, Roteiro DOVV Vinhos, Roteiro DOVV Espumantes e Roteiro Os Sete Lendários. São cinco vivências com duração de 1h a 2h. Com exceção do Roteiro Turístico, as demais exigem agendamento prévio.

Novidades também na Campanha

Outra novidade em operação é o Roteiro IP Campanha Gaúcha, que proporciona um passeio por aromas e sabores do terroir, com rótulos que exibem o Selo da IP. A visita pelo local inclui o Museu Semente, deck panorâmico nos vinhedos, torres, passarela sobre tanques, salas de degustação e o grande diferencial da unidade: o primeiro free shop de vinhos brasileiros em uma vinícola. O novo modelo de venda oferece todos rótulos da Miolo Wine Group com preços até 30% mais baixos.

Outra opção para quem busca viver uma experiência única no mundo do vinho é o Roteiro Expedição Lendária, que passa a integrar as opções da Vinícola Almadén, em Santana do Livramento, na Campanha Central do Rio Grande do Sul. É lá, em uma propriedade de 1.200 hectares, sendo 450 destinados, exclusivamente, ao cultivo de uvas, que o grupo inaugurou em setembro o Roteiro Enoturístico Almadén, com a expectativa de atrair 100 mil visitantes por ano. O lançamento, com 5h de duração, entra em ação durante a Vindima 2023, permitindo ao visitante degustar os ícones da MWG num almoço campeiro harmonizado.

Enoturismo no Sertão

Uma das experiências mais inusitadas do grupo fica no nordeste brasileiro, na Vinícola Terranova. É o Roteiro Turístico aliado ao Vapor do Vinho pelas águas do Velho Chico, no Vale do São Francisco. Surpreendente, o tour parte de Juareiro, com degustação de espumantes Terranova no barco até chegar à vinícola, onde os visitantes encontram vinhedos em meio ao semiárido, além de uma estrutura composta por cantina, cave subterrânea, engarrafamento, destilaria, sala de degustação e varejo. Lá, são degustados quatro rótulos que nascem de duas safras alimentadas pelas águas do rio por meio de irrigação (gotejamento).

Investindo no enoturismo

O enoturismo é uma realidade na maioria dos países produtores de vinho e uma prática consolidada, inclusive no Brasil. Ao investir no enoturismo, a MWG aposta na atividade também como ferramenta de divulgação e promoção da cultura do vinho, além de alternativa de renda com agregação de valores para diversos setores econômicos, interferindo no desenvolvimento do trade turístico de cada região. “O consumidor procura experiências que estejam relacionadas com a identidade de cada local. É o que propomos há mais de 30 anos”, ressalta Adriano Miolo. Ele explica que o terroir de origem conta muito sobre o produto, além de ser uma forma de se inserir nele, servindo de incentivo para a conquista e manutenção  de IGs e Dos.

Wine Garden na Miolo

agora tem cabanas

Experiência chega para incrementar a Vindima 2023 no jardim do vinho do Vale dos Vinhedos, ampliando as opções do empreendimento, junto com o lançamento do Box Wine Garden

Não é uma pousada, nem um hotel, mas seduz todo visitante que está em busca de uma experiência que foge do óbvio. Imagina uma cabana de madeira no meio do Wine Garden, na Vinícola Miolo. Se uma já é bom, então imagina duas. Vanguarda na criação de vivências ao ar livre, o atrativo, mais uma vez, mostra sua ousadia ao lançar a novidade no jardim do vinho que é sucesso no roteiro enoturístico mais famoso do Brasil. O Refúgio dos Lírios e o Refúgio dos Quero-queros chegam pra enriquecer as opções do local, entregando mais privacidade e charme sem deixar de estar em contato com a natureza.

A cabana Refúgio dos Lírios é mais reservada, com vista privilegiada para o Lote 43, vinhedo ícone do roteiro onde o imigrante Giuseppe Miolo plantou as primeiras mudas de videiras trazidas da Itália, ainda em 1897. O novo espaço é ideal para curtir a dois, entre família ou amigos. Já o Refúgio dos Quero-queros, que fica no coração do Wine Garden, é cercado pela vibração do local. Ambas têm isolante térmico.

Em ambas as cabanas, ideais para duas ou quatro pessoas, está incluso uma taça de acrílico personalizada do Wien Garden para cada pessoa, ambiente decorado com flores da estação, almofadas, caixas decorativas e espreguiçadeiras, além, é claro, do uso exclusivo do espaço. Para tornar a experiência ainda mais palpável e temática, uma tábua especial de queijos e charcutaria regional, doces e frutas e uma garrafa do vinho ícone da Miolo no Vale dos Vinhedos, o Miolo Lote 43, ou uma do espumante Miolo Íride Sur Lie Nature, ambos com DOVV. Também é possível, quando o clima exigir, uma fogueira no local. O valor é de R$ 890 por cabana. Mais informações e ingressos estão disponíveis no site do Wine Locals.

Para a vindima, os pais podem curtir o Wine Garden na Miolo com tranquilidade, pois está snedo montado um playground perto do varejo, onde a garotada poderá se divertir em segurança. Outra dica do local no período são os Gelatos by Cosí, desenvolvidos especialmente para o local nos sabores morango cremoso, brigadeiro belga e chocolate branco com limão siciliano.

Box Wine Garden

O outro lançamento que chega cheio de estilo é o Box Wine Garden, uma caixa de madeira com uma seleção de charcutaria natural acompanhando o espumante ícone Miolo Cuvée Nature, além de brusquetas nas versões tomate e manjericão e/ou gorgonzola com peras caramelizadas. Acompanham o box, damascos recheados com gorgonzola, queijos, mix de nuts, macarons, chocolates artesanais by Doçaria Luísa Fanti, duas taças de acrílico personalizadas, um ice bag, toalhinha floreada e lavanda. Uma versão mini do brasileiríssimo azeite de oliva da Casa Albornoz – Todo Dia Suave – para saborear uma focaccia artesanal. Acompanhando, dois chapéus exclusivos da grife do Garden. A experiência se completa com a linha autoral dos gelatos by Cosí. O box é para duas pessoas e o valor é de R$ 538,90.

Queridinhos do Wine Garden

Já conhecidas, mas nem por isso menos atraentes, as experiências Millesime Tasting no Wine Garden, Cuvée Tasting no Wine Garden e Piquenique Wine Garden integram a lista de opções durante a Vindima 2023. Já conhecidos dos turistas, os atrativos ganham adereços que qualificam ainda mais a vivência, como tapetes, almofadas, pallets. A música é presença constante.

Para até oito pessoas, o Millésime Tasting no Wine Garden oferece um ambiente reservado, dois espumantes da linha Miolo Millésime e duas porções de empanadas. O gazebo com espreguiçadeiras. Já o Cuvée Tasting no Wine Garden, para até quatro pessoas, inclui um pallet com ombrelone de frente para os vinhedos, dois espumantes da linha Miolo Cuvée e uma tábua de frios. Ambos ficam à disposição durante toda a diária, das 11h às 19h30min.

A proposta do Piquenique vem embalada numa charmosa caixa de madeira cheia de comidinhas elaboradas no local, além de uma garrafa de vinho – Miolo Seleção Rosé –, taças e uma toalha. É estender a toalha xadrez, abrir a caixa e provar o mix de produtos selecionados para duas pessoas.

Free shop

Todas as experiências oferecidas pelo Wine Garden na Miolo estão disponíveis no link https://www.wine-locals.com/buscar?q=wine%20garden.

MIOLO – VALE DOS VINHEDOS (SERRA GAÚCHA – RS)

• Roteiro Turístico – R$ 50 (8 turmas por dia, 1h, degustação de 4 rótulos)

NOVO*** • Roteiro Terroirs – com agendamento – R$ 90 (2 turmas por dia, 1h, degustação de 4 rótulos)

• Roteiro DOVV Vinhos – com agendamento – R$ 130 (1 turma por dia, 1h20min, degustação de 4 rótulos)

• Roteiro DOVV Espumante – com agendamento – R$ 130 (1 turma por dia, 1h20min, degustação de 4 rótulos)

• Roteiro Os 7 Lendários – com agendamento – R$ 280 (sextas e sábados, 2h, degustação de 4 rótulos)

ALMADÉN – SANTANA DO LIVRAMENTO (CAMPANHA GAÚCHA – RS)

• Roteiro Turístico – R$ 30 (5 turmas por dia, 1h, degustação de 4 rótulos)

NOVO*** • Roteiro IP Campanha Gaúcha – R$ 75 (2 turmas por dia, 1h, degustação de 4 rótulos)

NOVO*** • Expedição Lendária (2023) – R$ 380 (1 turma por final de semana, 5h, almoço harmonizado)

TERRANOVA – CASA NOVA (VALE DO SÃO FRANCISCO – BA)

• Roteiro Turístico + Vapor do Vinho pelas águas do Velho Chico – R$ 30 (6 turmas por dia, 1h, degustação de 4 rótulos)

MIOLO NO BRASIL E NO MUNDO

– 1.000 hectares de vinhedos próprios – Nossa Fortaleza.

– 04 vinícolas produtoras de vinhos e espumantes, em 04 regiões vitivinícolas do Brasil.

– Maior variedade do mercado: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos/RS), Vinícola Seival State (Campanha Meridional/RS), Vinícola Almadén (Campanha Central/RS) e Vinícola Terranova (Vale do São Francisco/BA).

– 04 marcas com produtos em comercialização em território nacional e internacional.

– 112 rótulos próprios, a maior oferta em produção nacional.

– 10 milhões de litros produzidos anualmente e uma capacidade total de armazenagem de 17 milhões de litros.

– 55 variedades viníferas cultivadas e 14 novas em teste.

– 32 países para os quais os vinhos finos e nobres do grupo são exportados.

– + de 900 premiações nacionais e internacionais.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments