quinta-feira, maio 14, 2026
HomeContabilidadeAutomação e futuro da contabilidade em destaque no Dia do Contabilista

Automação e futuro da contabilidade em destaque no Dia do Contabilista

* Jhonny Martins

Automação na contabilidade: tecnologia como aliada na transformação do setor

No Dia do Contabilista, celebrado em 25 de abril, é preciso refletir sobre a profunda transformação pela qual nossa profissão está passando. A contabilidade, que historicamente sempre esteve associada a cálculos manuais, pilhas de documentos e tarefas repetitivas, hoje caminha para um futuro muito mais estratégico. A automação de processos já não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para quem deseja manter a competitividade e eficiência no setor.

A tecnologia não veio para substituir o profissional contábil, mas para potencializar sua atuação. Softwares e ferramentas baseadas em Automação de Processos Robóticos (RPA) permitem que tarefas burocráticas, como lançamentos contábeis, conciliações financeiras e apuração de impostos, sejam realizadas de forma automática, reduzindo drasticamente erros e otimizando o tempo. Vejo diariamente como a automação, além de facilitar a rotina, amplia a capacidade de entrega dos contadores.

Se antes a contabilidade exigia um esforço manual para organizar documentos, hoje, com a automação, temos a oportunidade de focar no que realmente importa: a análise de dados e a tomada de decisões estratégicas. A adoção de ferramentas tecnológicas melhora a precisão dos registros, minimiza riscos e garante conformidade com as regulamentações fiscais, um fator essencial em um país com um sistema tributário tão complexo quanto o brasileiro.

A produtividade também é impactada diretamente. Processos que antes levavam dias ou semanas agora podem ser executados em minutos. Isso significa que o contador pode atuar de maneira mais consultiva, oferecendo insights valiosos para a gestão das empresas. E esse é um dos grandes diferenciais competitivos para os profissionais do futuro.

Os desafios na implementação da automação

Apesar dos inúmeros benefícios, a transição para a automação contábil não acontece de maneira instantânea e sem desafios. Muitas empresas ainda resistem à mudança por desconhecimento ou receio dos custos iniciais. Mas, como sempre digo aos clientes e parceiros, a automação não deve ser vista como um gasto, mas como um investimento essencial para o crescimento sustentável.

Outro ponto crítico é a capacitação da equipe. A tecnologia por si só não resolve problemas se não houver profissionais preparados para interpretá-la e utilizá-la da melhor forma. O contador precisa desenvolver novas habilidades, entender a lógica dos sistemas e saber traduzir os dados em estratégias que impulsionem os negócios.

O futuro da contabilidade já chegou

Não há mais espaço para um setor contábil que opere de maneira antiquada. A automação veio para ficar e, ao invés de enxergá-la como uma ameaça, precisamos encará-la como uma aliada poderosa. O profissional que se adapta, se reinventa e aproveita as oportunidades da tecnologia será sempre valorizado e essencial para as empresas.

Neste “Dia do Contabilista”, reforço a importância de estarmos abertos à inovação. O contador do futuro não será aquele que apenas registra números, mas sim quem usar a automação a seu favor para oferecer inteligência estratégica e agregar valor real ao mercado. Afinal, os números sempre contarão histórias – cabe a nós interpretá-las da melhor maneira.

Sobre Jhonny Martins

Jhonny Martins é contador e advogado pela PUC-SP com especialização em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP e MBA em Gestão Tributária pela USP. É vice-presidente do SERAC, um hub de soluções corporativas. Instagram @jhonnymartins

Sobre o SERAC

O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.500 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária. Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Flávio Augusto, Thiago Nigro e Joel Jota, contando com equipe especializada no mercado digital.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments