quarta-feira, julho 23, 2025
HomeSustentabilidadeNespresso reforça compromisso com o futuro do café em novo relatório global...

Nespresso reforça compromisso com o futuro do café em novo relatório global de sustentabilidade “The Positive Cup 2024”

Marca acelera transição para agricultura regenerativa, amplia circularidade e destaca o papel do Brasil na transformação da cadeia de valor do café

São Paulo, Brasil, abril de 2025 – A Nespresso acaba de lançar a mais recente edição do The Positive Cup, seu relatório global anual de sustentabilidade, destacando os avanços rumo à meta de emissões líquidas zero até 2050. Com um investimento acumulado de CHF 1,2 bilhão (aproximadamente R$ 8,4 bilhões, com base na cotação do franco suíço da Wise em 23 de abril de 2025), o relatório reafirma a ambição da marca de transformar o café em uma força para o bem, por meio de ações concretas que unem inovação, regeneração ambiental e impacto social.

Brasil: epicentro da agricultura regenerativa e soluções climáticas naturais
Com 992 fazendas inscritas no Programa AAA no Brasil, o maior número entre os 18 países participantes, o país se destaca como referência em práticas regenerativas. Essas fazendas ocupam mais de 112 mil hectares e funcionam como laboratórios para tecnologias como o biochar, um tipo de carvão vegetal aplicado ao solo para promover regeneração e sequestro de carbono.

A Nespresso também evoluiu no índice de práticas regenerativas no país: o Brasil avançou de 84% em nível bronze, em 2022, para 90% em 2024, demonstrando o progresso consistente da transição agroecológica.

A saúde do solo nas fazendas AAA brasileiras está sendo monitorada em parceria com a Genesis, organização líder em classificação de solos. Utilizando uma ferramenta de monitoramento de ponta, dados iniciais de mais de 100 amostras em 50 fazendas no Brasil e na Nicarágua mostram que 79% dos solos estão em boas condições, ao mesmo tempo em que foi identificada a aplicação excessiva de nutrientes em algumas áreas, reforçando a importância da transição agroecológica.

Descarbonização da cadeia de valor: progresso validado internacionalmente
Desde 2014, a Nespresso já plantou 10 milhões de árvores em paisagens cafeeiras ao redor do mundo, sendo 9 milhões delas dedicadas à remoção de carbono. Esses esforços contribuem diretamente para a resiliência climática e a regeneração de ecossistemas estratégicos.

Em 2024, a Nespresso teve suas metas de redução de emissões aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), autoridade global em metas climáticas baseadas na ciência para empresas. A marca já evitou a emissão de 286 mil toneladas de CO₂eq em comparação ao cenário “business as usual” (BAU), que projetava 1,94 milhão de toneladas de CO₂eq. Essa redução foi possível graças à aceleração da transição para a agricultura regenerativa, à inovação e renovação de produtos, sistemas e mercados, e à otimização de energia e logística. Alinhada aos padrões da SBTi, a Nespresso está comprometida em alcançar emissões líquidas zero de GEE até 2050 e acelerar rumo às metas de 2030: redução de 50% nas emissões de Escopos 1, 2 e 3 (não-FLAG) e de 75% nas emissões de Escopo 3 FLAG — principalmente oriundas do café verde — ambas em comparação com os níveis de 2018.

Economia circular e inovação em reciclagem
A Nespresso Brasil se uniu à Natura — ambas certificadas como B Corp™, para lançar uma iniciativa que transforma cápsulas de alumínio usadas em embalagens recicláveis para cosméticos. A ação integra uma iniciativa local para demonstrar como o alumínio pode ser reciclado repetidas vezes.

Atualmente, 35% das cápsulas da Nespresso são recicladas globalmente, e a meta é atingir 60% até 2030. A empresa segue comprometida em buscar novas formas de facilitar e incentivar a reciclagem.

Outra importante iniciativa de circularidade é a venda das máquinas RELOVE (reformadas) em 21 mercados, a ação dá uma segunda vida às máquinas Nespresso por meio de recondicionamento profissional, reduzindo o desperdício e o consumo de recursos, além de tornar escolhas sustentáveis mais acessíveis aos consumidores.

Cadeia de valor mais justa e comunidades fortalecidas
O Programa AAA atualmente beneficia 168.550 agricultores em 18 países, sendo que mais de 41 mil têm acesso a iniciativas de resiliência financeira, como planos de aposentadoria e seguros climáticos. Até 2030, a meta é garantir que todos os pequenos agricultores de cinco países AAA, incluindo Colômbia, Guatemala e Peru, recebam o Preço de Referência de Renda Digna (LIRP).

No Brasil, o compromisso com inclusão e justiça social se reflete na diversidade crescente de parcerias e iniciativas locais focadas em sustentabilidade, inovação e fortalecimento das comunidades cafeeiras.

Um exemplo é o Pacote Agronômico lançado em 2024, com um investimento superior a R$ 5 milhões para apoiar 130 fazendas AAA na adoção de práticas regenerativas como uso de biochar, fertilizantes orgânicos e plantas de cobertura. Na primeira fase, 14 fazendas aplicaram 100 toneladas de biochar, removendo aproximadamente 150 toneladas de CO₂ da atmosfera, melhorando a saúde do solo e aumentando a resiliência das lavouras. A iniciativa reforça a liderança global do Brasil em soluções sustentáveis para o café.

Em 2024, o time de consultores regenerativos da Nespresso realizou 1.618 visitas técnicas às fazendas participantes do programa, enquanto o time social fez 1.177 visitas com foco no apoio à transformação social e produtiva das propriedades.

Certificações e reconhecimento internacional
A Nespresso mantém sua certificação B Corp™ e já iniciou o processo de recertificação previsto para 2025, com o objetivo de atingir uma pontuação de impacto B igual ou superior a 90. Em 2024, a empresa também foi reconhecida como a “Empresa de Café Mais Sustentável” pela World Finance Magazine.

Sobre a Nestlé Nespresso S/A  

A Nestlé Nespresso S/A é pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade. A empresa trabalha com mais de 157 mil agricultores em 18 países por meio de seu Programa AAA de Qualidade Sustentável™, que visa incorporar práticas sustentáveis nas fazendas e paisagens ao redor. Lançado em 2003, em colaboração com a ONG Rainforest Alliance, o programa ajuda a melhorar o rendimento e a qualidade das colheitas, garantindo um fornecimento sustentável de café de alta qualidade e melhorando os meios de subsistência dos agricultores e suas comunidades.  

Em 2022, a Nespresso obteve a certificação B Corp™ – juntando-se a um movimento internacional de mais de 9 mil empresas orientadas para o propósito que atendem aos altos padrões de responsabilidade social e ambiental e transparência da B Corp.  

Com sede em Vevey, Suíça, a Nespresso opera em 93 mercados e conta com 14 mil colaboradores. Em 2023, operou com uma rede de 791 Boutiques ao redor do mundo, além das vendas diretas via site, aplicativo, telefone e WhatsApp. Para mais informações, visite o site corporativo oficial www.nestle-nespresso.com.  

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments