Intral recebe alunos da nova turma do programa de formação de jovens aprendizes na área eletroeletrônica do SENAI
Programa proporciona seis meses de vivência prática dentro da empresa a jovens a partir dos 16 anos, capacitando-os para os desafios da indústria moderna e o mercado de trabalho
A Intral, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), conta com um programa de formação de jovens aprendizes na área eletroeletrônica, que capacita e prepara as novas gerações para os desafios do mercado de trabalho. Uma nova turma integrada por cerca de 20 jovens iniciou a formação a partir do mês de março na empresa. O programa é estruturado em um modelo dual, com ênfase na formação técnica no SENAI e aplicação prática dentro da própria empresa, no caso a Intral.
Com duração total de dois anos, sendo um ano e meio dedicado à formação teórica e seis meses à vivência prática na Intral, o programa é voltado para jovens a partir dos 16 anos. O curso proporciona uma imersão no universo da eletroeletrônica, além de formar profissionais mais completos, preparados não apenas para os aspectos técnicos da profissão, mas também para os desafios cotidianos do mercado, com foco em segurança, ética, sustentabilidade, empreendedorismo e trabalho em equipe.
Mais de uma centena de jovens já passaram pela formação em parceria com o SENAI e aprimoraram seus conhecimentos em eletroeletrônica dentro da Intral. Alguns deles se destacam e acabam sendo efetivados pela empresa. É o caso de Luana Tusset, 20 anos, uma das participantes do programa. Ao compartilhar sua experiência, afirma que foi a oportunidade perfeita para iniciar sua trajetória profissional. “O programa foi uma chance única de ingressar no mercado de trabalho e ganhar experiência prática desde cedo. Logo após a conclusão do curso, ingressei na faculdade de Engenharia de Produção e, hoje, estou efetivada na área de Engenharia da Intral”, conta, destacando o ambiente de trabalho que encontrou na empresa. “A Intral é um lugar acolhedor, onde pude crescer tanto pessoal quanto profissionalmente. A empresa deu a oportunidade de me desenvolver e me desafiar, o que é fundamental para o meu crescimento profissional”, destaca. Luana foi efetivada ao final do projeto de aprendizagem e afirma que, em cinco anos, quer estar formada e, quem sabe, cursando uma pós-graduação. Sua história é um exemplo do impacto positivo que o programa tem na vida dos jovens participantes.
Sobre o Projeto
A parceria entre o SENAI e a Intral visa a oferecer aos jovens aprendizes uma formação sólida e prática na área eletroeletrônica, preparando-os para os desafios da indústria moderna. O projeto se destaca pela combinação de formação teórica de alta qualidade e a experiência prática adquirida no ambiente de trabalho dentro da empresa, possibilitando uma formação completa e eficaz.