sábado, dezembro 21, 2024
HomeSegmentoComércioPanorama do Comércio no Rio Grande do Sul mostra avanço nas vendas,...

Panorama do Comércio no Rio Grande do Sul mostra avanço nas vendas, mas desafio para os próximos meses é atenuar o impacto econômico das enchentes

Federação Varejista do Rio Grande do Sul analisa evolução econômica no Rio Grande do sul

A análise mensal da Federação Varejista do Rio Grande do Sul mostra, no mês de outubro, uma perspectiva positiva que foi o crescimento constante nas vendas do comércio nos últimos 12 meses. As estatísticas do IBGE demonstram um aumento de 3,6% nas vendas do varejo ampliado, que engloba todos os segmentos analisados, superando a média nacional. No entanto, observa-se uma desaceleração desse crescimento, especialmente no comércio varejista, que desconsidera vendas de automóveis, materiais de construção e atacado de alimentos e bebidas. O presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, afirma que o principal desafio nos próximos meses será atenuar o impacto econômico das enchentes que afetaram o estado.

“Os últimos dados disponíveis indicam, em suma, uma moderação do ritmo de crescimento das vendas do comércio, enquanto a produção industrial recua e a produção agropecuária ensaia a recuperação. Por sua vez, o setor de serviços avança a um ritmo elevado. Nos próximos meses, será importante avaliar a evolução desses indicadores tendo em vista as enchentes que atingiram o estado. A atuação do poder público, através da liberação de linhas de crédito e de apoio às famílias afetadas, será fundamental para atenuar os efeitos desse choque sobre a economia do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Além do setor de serviços, a agropecuária do estado dá sinais de melhora, depois de um período de forte queda, em razão da estiagem que afetou a produção. Estimativas do Ministério da Agricultura e Pecuária indicam crescimento do faturamento bruto do setor.

No quadro do consumidor, constata-se que o mercado de trabalho segue criando novas vagas formais no estado. Desde o início do ano, mais de 50 mil vagas formais foram criadas no Rio Grande do Sul. Além disso, o saldo de crédito destinado às famílias continua registrando crescimento expressivo, o que favorece o consumo.

No Rio Grande do Sul, vendas do Varejo Ampliado crescem 3,9% na comparação entre junho e julho

Em julho de 2023, o comércio gaúcho registrou um avanço expressivo nas vendas. No segmento do varejo ampliado, o crescimento foi de 3,9% na comparação entre julho e o mês imediatamente anterior. No país, nessa base de comparação, houve recuo de 0,3% nas vendas do varejo ampliado. Já no acumulado de 12 meses, o avanço observado no estado foi de 3,6%, também superando a média nacional. O varejo ampliado reúne todas as atividades comerciais, incluindo o comércio varejista e outros segmentos mais específicos, como o de vendas de veículos e materiais para construção. O comércio varejista também notou alta das vendas no estado. Com desempenho acima da média nacional, o crescimento das vendas desse segmento foi de 2,1% na comparação mensal e de 3,7% no acumulado de 12 meses.

Redação e Coordenação: Marcelo Matusiak

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments