Segunda data mais importante para comércio caxiense, o Dia das Mães deste ano registrou um aumento nas vendas de 4,1% na comparação com 2022. Na comemoração que fica atrás apenas do Natal em volume de negócios, 53,3% dos lojistas ainda apontaram que as comercializações foram melhores ou iguais ao ano passado. Entre os motivos, segundo eles, a disponibilização de novos produtos (25,8%), a reputação e a confiança na marca e a maior divulgação (19,4%). As promoções e opções dos consumidores por produtos com menor valor foram as responsáveis pelo aumento nas vendas para outros 16,1%.
O levantamento realizado pela CDL Caxias na semana seguinte à data também apontou que o tíquete médio ficou muito próximo ao projetado na pesquisa de intenção de compras divulgada no início de maio. O valor desembolsado foi de R$ 226,87, diferença de apenas 25 centavos ao relatado pelos consumidores antes da data (R$ 226,62).
Para a analista de Informações de Mercado da CDL Caxias, Franciele Matté Fontana, os números demonstram uma certa estabilidade em relação ao ano passado. A economista diz que alguns fatores devem contribuir para que as próximas datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e o Dia dos Pais, possam ser de resultados mais expressivos para o comércio caxiense.
“Certamente os dias mais frios contribuem para um aumento nas vendas, especialmente de produtos com maior valor agregado. No Dia das Mães os produtos mais vendidos já foram itens como casacos, malhas, roupão, peças de vestuários para o inverno, o que contribui para que o tíquete médio fique mais elevado. Outros produtos como flores, cestas e tábuas de frios, itens de maquiagem, calçados e joias também tiveram bastante procura para presentear as mães”, elenca Franciele.
Mas não é apenas o frio que faz com que se registrem aumentos nas vendas. O levantamento da CDL Caxias apurou que 74,2% dos lojistas apostaram em decoração iguais ou ainda mais temáticas sobre a data na comparação com o ano passado. A amostra também destacou que 92,4% dos empreendimentos divulgou a data nas redes sociais, veículos de comunicação ou no próprio site para atrair a clientela.