Uma alta na procura por financiamentos e consórcios para veículos elétricos é o que se observa na Sicredi Pioneira em 2024. Até o mês de outubro, foram mais de 40 veículos elétricos financiados, num montante de mais de R$ 4 milhões. Com o setor em alta, a cooperativa participará novamente da Eletric Move, uma das maiores feiras de veículos, mobilidade elétrica e energias renováveis do país, que ocorre 07 a 10 de novembro nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. O público poderá simular o financiamento de carros elétricos e verificar as condições diferenciadas oferecidas pela cooperativa.
Conforme Julia Cornelli, assessora de Negócios Sustentáveis da Sicredi Pioneira, é possível observar um aumento na procura e no interesse das pessoas que estão analisando a possibilidade de compra de um veículo elétrico. “Podemos atribuir esse crescimento às condições especiais do Sicredi nas linhas de financiamento; ao mercado de veículos elétricos, que está com preços mais atrativos para os diferentes públicos; à divulgação da mídia a respeito do tema e aos incentivos de isenções, como IPVA, entre outras vantagens que geram custo-benefício atraente a quem está buscando, na opção de veículos elétricos e híbridos, aliar economia e sustentabilidade”, explica.
Além da possibilidade de simular financiamentos para veículos, a Sicredi Pioneira oferecerá outras opções, como a Linha de Crédito Energia Solar. O espaço será aberto e amplo, como foco no relacionamento com os visitantes da Eletric Move, que tem entrada gratuita.
“Acreditamos no desenvolvimento sustentável, por isso apoiamos iniciativas como essa. A feira promove a geração de renda, negócios sustentáveis, empregos, inovação, desenvolvimento local em uma das principais cidades do estado, Caxias do Sul, que é reconhecida no segmento automotivo. Apoiando o segmento de eletromobilidade, praticamos nosso propósito de construirmos comunidades melhores, por meio da sustentabilidade e do apoio do cooperativismo a esse segmento que vem demonstrando um grande potencial de crescimento”, reforça Julia.
Rota Elétrica do Rio Grande do Sul
A Sicredi Pioneira participa da 1ª Rota Elétrica do Rio Grande do Sul, um caminho que conta com pontos para carregamento de energia em veículos elétricos. A cooperativa entregou quatro pontos de recarga em estabelecimentos de associados parceiros em 2023. Em 2024, foram 10 novos pontos, além de outros quatro em espaços e agências da Sicredi Pioneira.
“Ouvindo os associados, usuários de veículos elétricos, entendemos que esse é o grande desafio do segmento: ter disponíveis pontos para que se consiga recarregar o veículo elétrico em viagens de longo trajeto, quando há a necessidade de completar a carga para chegar ao seu destino”, comenta Julia.
Conforme a assessora, há o planejamento para dobrar o número de carregadores tanto nos espaços da Sicredi Pioneira quanto em estabelecimentos de associados parceiros. “Buscamos aumentar as possibilidades de suporte de carregamento, gerando uma boa experiência e incentivo ao setor, que necessita desta rota eletrificada para decidir pela compra do veículo elétrico”, salienta.
Sobre a Sicredi Pioneira
Constituída no ano de 1902, a Sicredi Pioneira é a primeira Instituição Financeira Cooperativa da América Latina e a mais antiga instituição financeira privada em funcionamento no Brasil. Oferecendo um portfólio completo, com mais de 300 soluções financeiras, a Pioneira busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o crescimento de mais de 260 mil associados e das comunidades dos 21 municípios em que atua, nas regiões do Vale do Sinos e Serra Gaúcha: Alto Feliz, Canela, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Gramado, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Vale Real. Com sede em Nova Petrópolis/RS, Capital Nacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira está entre as mais de 100 cooperativas do Sistema Sicredi, distribuídas em 26 Estados e no Distrito Federal, contando com mais de 8 milhões de associados no país.